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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6938
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino de física e astronomia nos livros didáticos de ciências naturais
Other Titles: Scientific literacy in the initial years of fundamental education: teaching physics and astronomy in the textbooks of natural sciences
???metadata.dc.creator???: Lima, Keycinara Batista de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bastos, Ana Paula Solino
???metadata.dc.contributor.referee2???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.description.resumo???: No intuito de contribuir com o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental buscamos compreender a alfabetização científica nas temáticas de Física/Astronomia propostas nesses ciclos. Como principais objetos de pesquisa, escolhemos livros didáticos aprovados no PNLD 2016 e a legislação educacional referente a esse nível de ensino. Para escolha das coleções a serem analisadas seguimos dois critérios: i) serem adotadas nas escolas públicas de Humaitá – AM e também as mais distribuídas nacionalmente, de acordo com os dados estatísticos do FNDE. Analisamos as coleções – Ápis: ciências e Ápis: descobrir o mundo. Para nortear a pesquisa, elegemos as seguintes perguntas: Quais conteúdos de Ciências Física/Astronomia são recomendados pelos documentos oficiais para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Os documentos oficiais para os anos iniciais do Ensino Fundamental orientam/determinam o ensino que objetive uma alfabetização científica? Os livros didáticos aprovados pelo PNLD/2016 encaminham a alfabetização científica a partir do ensino de Ciências Naturais Física/Astronomia? Construímos nosso embasamento teórico a partir de referenciais da alfabetização científica. No referencial metodológico utilizamos a Análise de conteúdo (BARDIN, 2011; MORAES, 1999). Procurando responder as questões norteadoras, ao olhar para os conteúdos, fundamentamos teoricamente as categorias nas grandes áreas da Física (Mecânica, Termologia, Ondas, Eletromagnetismo, Física Moderna e Astronomia) e para a Astronomia nos astros e fenômenos tradicionalmente estudados por essa ciência. Para análise das atividades didáticas construímos categorias a posteriori, tendo como base as estratégias didáticas propostas nas coleções: experimentação, observação, sistematização de conhecimentos e textos informativos. E para a compreensão do encaminhamento dos limites e potencialidades das propostas dos livros para um ensino que objetive a alfabetização científica utilizamos como orientação os eixos estruturantes da alfabetização científica (SASSERON, 2008 e SASSERON; CARVALHO, 2011) e as visões deformadas da ciência (CACHAPUZ et al. 2011). Nossa análise permitiu constatar que os documentos educacionais encaminham um ensino de Ciências Naturais que objetiva a alfabetização científica. Quando olhamos para os livros identificamos que eles abordam temas das áreas da Física e da Astronomia. Nas estratégias didáticas encontramos limites e potencialidades para o encaminhamento da alfabetização científica. Como potencialidades destacamos a integração dos conhecimentos científicos, atividades que exploram os conhecimentos prévios, propostas que oportunizam o trabalho em grupo, discussões mais críticas da relação CTSA e abordagens do processo histórico da ciência e da tecnologia. Em contrapartida, identificamos também visões deformadas da ciência como elitista e descontextualizada, neutra e salvacionista em relações CTSA, empírico indutivista são limites presentes nas duas coleções.
Abstract: In order to contribute to the teaching of Natural Sciences in the initial years of Elementary School we aim to understand the scientific literacy of Physics/Astronomy proposed in these cycles. As main research objects, we have chosen textbooks approved in PNLD 2016 and the educational legislation related to this level of education. To choose the collections to be analyzed, we follow two main criteria: i) be used in the public schools of Humaitá - AM and also the most distributed nationally, according to FNDE statistical data. We analyze the collections - Ápis: sciences and Ápis: discover the world. To guide the research, the following questions were chosen: What Physics/Astronomy contents are recommended by the official documents for the initial years of Elementary School? Do official documents for the early years of elementary school guide/dictate teaching that aims at scientific literacy? The textbooks approved by the PNLD / 2016 guide scientific literacy from the teaching of Natural Sciences Physics/Astronomy? The theoretical basis was developed based on scientific literacy references. In the methodological referential we use content analysis (MORAES, 1999; BARDIN, 2011). In order to answer the guiding questions, when we look at the contents, we theoretically base the categories in the major areas of Physics (Mechanics, Thermology, Waves, Electromagnetism, Modern Physics and Astronomy) and for Astronomy, stars and phenomena commonly studied by this science. Categories were determined for the analysis of didactic activities, based on the didactic strategies proposed in the collections: experimentation, observation, systematization of knowledge and informative texts. In order to understand the limits and potentialities of the proposals of the books for a teaching that aims scientific literacy, we use as orientation the structuring axes of scientific literacy (SASSERON, 2008) and the deformed visions of science (CACHAPUZ, et al., 2011). Our analysis showed that the educational documents provide a teaching of Natural Sciences that aims at scientific literacy. When we look at the books we identify that they cover topics from the fields of Physics and Astronomy. In the didactic strategies we find limits and potentialities for the referral of scientific literacy. As potentialities we highlight the integration of scientific knowledge, activities that exploit previous knowledge, proposals that facilitate group work, more critical discussions of the CTSA relationship and approaches to the historical process of science and technology. On the other hand, we also identify deformed visions of science as elitist and decontextualized, neutral and Salvationist in CTSA relations, empirical inductive are limits present in both collections.
Keywords: Alfabetização científica
Ensino de física
Ensino de astronomia
Primeiros ciclos
Programa Nacional do Livro e do Material Didático
PNLD
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: LIMA, Keycinara Batista de. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino de física e astronomia nos livros didáticos de ciências naturais. 2018. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6938
Issue Date: 7-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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