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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda
???metadata.dc.creator???: Silva, Karina Gonçalves Teixeira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Gilson Vieira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Matos, Gláucio Campos Gomes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Gustavo Soranz
???metadata.dc.description.resumo???: Os espaços de consumo popular como as feiras, galerias, lojas de rua, camelôs, revendedores e ambulantes em regiões centrais ou periféricas das grandes cidades, demonstram não só sua importância econômica. São espaços carregados de significados, representações e relações fundamentais para a construção de sociabilidades, identidades e vínculos afetivos. Assim também a moda e o vestuário que carregam a identidade social do sujeito e são indissociáveis ao consumo no século XXI. Esta realidade social faz parte do cotidiano da rua Marechal Deodoro, um dos principais e tradicionais centros de consumo popular de Manaus. A rua é vibrante e intensa e foi se transformando ao longo dos anos assim como os sujeitos que nele transitam e as formas como estes se relacionam com a moda e o vestuário. Com presença marcante de comerciantes árabes, nordestinos e chineses, o espaço abriga o comércio formal e informal de confecções de moda adulto, jovem e infantil. O barulho é a marca registrada do local e ecoa por toda extensão da rua. Assim a rua Marechal Deodoro virou a folclórica rua do “Bate-palma” ou “Shopping Bate-palmas” nome que o manauara passou a utilizar para se referir ao local. Para compreender o processo de consumo de moda e vestuário nesse universo heterogêneo e complexo, a cartografia nos permitiu uma visão panorâmica do espaço, suas relações sociais e significados de consumo entre os diversos grupos e sujeitos que compõem a esfera da moda e vestuário do Bate Palmas.
Abstract: Popular consumption spaces such as fairs, galleries, street stores, street vendors, resellers and ambulances in the central and outlying regions of the major cities demonstrate their own economic importance. They are the places loaded with meanings, representations and fundamental relations for the construction of affective sociabilities, identities and bonds. So also the fashion and purpose that carry the social identity of the subject and are inseparable from consumption in the 21st century. This is a social issue of the everyday life of Marechal Deodoro Street, one of the main centers and centers of popular consumption in Manaus. The street is vibrant and intense and has transformed over the years, as well as the studies that go through it and ways such as these relate to fashion and clothing. With the remarkable presence of Arab, Northeastern and Chinese merchants, the formal and informal opening space of adult, young and child fashion apparel. The noise is a hallmark of the place and echoes throughout the length of the street. Just as the street Marechal Deodoro turned into a folk street "Bate-palma" or "Shopping Bate-palmas". For the process of consumption of fashion and clothing, the heterogeneous and complex universe, a cartography shows us a panoramic view of space, its social relations and meanings of consumption between the groups and the subjects that make up the fashion and fashion of Bate Palmas.
Keywords: Consumo popular
Moda
Rua Marechal Deodoro
Bate Palmas
Manaus
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SILVA, Karina Gonçalves Teixeira da. Shopping Bate Palmas: a passarela popular da moda. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6948
Issue Date: 14-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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