???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMonteiro, Rodrigo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7554202218947480por
dc.contributor.advisor1Pinto, Valmir Flores-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130116166946781por
dc.contributor.referee1Barba, Clarides Henrich de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572407003327880por
dc.contributor.referee2Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753por
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Rodrigo. A dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AM. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6961-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa um estudo acerca da conceituação da ética no processo ensino-aprendizagem, abordando-se os principais aspectos relativos à formação, conhecimento e práticas de ensino, com o escopo de avaliar o papel da ética e analisar o grau de importância dado ao assunto pelas instituições de ensino, especificamente no que concerne ao Ensino Médio Técnico, haja vista a proximidade dos estudantes em galgarem a maioridade. É necessário saber acerca do papel do docente, assim como o interesse dos estudantes quanto ao assunto. A pesquisa propõe observar acerca do aprendizado quanto aos preceitos éticos, e pretende verificar sobre a necessidade de estimular os estudantes ao pensamento crítico quanto ao tema. Importa também o necessário reconhecimento do imprescindível contato com os conceitos e fundamentação adstritos à ética. A pesquisa teve como resultado a identificação da importância da ética nas discussões dentro e fora das salas de aula, face a sua relevância social perante às questões atuais. A pesquisa foi desenvolvida sob o enfoque da dialética e da leitura materialista histórica, pois traz à tona a essência do pensamento crítico estimulado por Karl Marx, que defendeu o desenvolvimento da pesquisa por meio da crítica interdisciplinar na qual são encontradas problematizações filosóficas, históricas, sociológicas, políticas, jurídicas e econômicas, tendo sido desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, envolvendo uma investigação de cunho descritivo e teórico. O assunto da pesquisa pressupõe discussão sob perspectivas, tanto históricas como filosóficas da ética, o que tornou imprescindível percorrermos um caminho em face da construção do seu conceito no tempo com a necessidade de abordar o entendimento de alguns autores de posicionamento filosófico próprio, tais como Sócrates, Platão, Aristóteles, Thomas Hobbes, Dermeval Saviani, entre muitos outros.por
dc.description.abstractThe paper presents a study about the conceptualization of ethics in the teaching-learning process, addressing the main aspects related to training, knowledge and teaching practices, with the scope of evaluating the role of ethics and analyzing the degree of importance given to the subject by the educational institutions, specifically with regard to Technical High School, due to the proximity of the students in coming of age. It is necessary to know about the role of the teacher, as well as the students interest in the subject. The research proposes to observe about the learning about the ethical precepts, and intends to verify on the need to stimulate the students to the critical thinking on the subject. It is also necessary to recognize the essential contact with the concepts and rationale attached to ethics. The research resulted in the identification of the importance of ethics in the discussions inside and outside the classrooms, given their social relevance to current issues. The research was developed under the focus of dialectics and historical materialist reading, because it brings to light the essence of critical thinking stimulated by Karl Marx, who defended the development of research through interdisciplinary criticism in which philosophical, historical, sociological problematizations , political, legal and economic, having been developed from the qualitative approach, involving an investigation of a descriptive and theoretical nature. The subject of the research presupposes discussion under both historical and philosophical perspectives of ethics, which made it imperative to walk a course in the face of the construction of its concept in time with the need to approach the understanding of some authors of their own philosophical position, such as Socrates, Plato, Aristotle, Thomas Hobbes, Dermeval Saviani, among many others.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/28359/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RodrigoMonteiro_PPGECH.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/28361/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RodrigoMonteiro_PPGECH%28Anexos%29.PDF.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/28412/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Rodrigo%20Monteiro_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÉtica no ensinopor
dc.subjectEnsino Médio Técnicopor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProfissionais de educação do IFAMpor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectTechnical high schooleng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectIFAM education professionalseng
dc.subjectTeachereng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleA dimensão do estudo da ética no ensino médio técnico: uma abordagem com base nos profissionais de educação do IFAM/campus Humaitá-AMpor
dc.title.alternativeThe dimension of the study of ethics in technical medium education: an approach based on IFAM/campus Humaitá-AM educational professionalseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoFoi tudo perfeito. Estão de parabéns.por
dc.description.infoNão.por
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Rodrigo Monteiro_PPGECH.pdf2.39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons