???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7035
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Mário Cabral dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051775397859368por
dc.contributor.advisor1Magalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924por
dc.contributor.referee1Bentes, Karime Rita de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565618106744402por
dc.contributor.referee2Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285por
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Mário Cabral dos. Promoção da aprendizagem significativa de conceitos químicos para alunos em progressão parcial utilizando um AVA como ferramenta de apoio pedagógico. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7035-
dc.description.resumoApresentando-se como ferramentas pedagógicas auxiliares, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) somam-se às salas de aulas físicas, sendo utilizadas como suporte ao ensino, como troca de informações e experiências, bem como, sendo subsídio à construção do conhecimento formal. Sendo assim, os AVA, vêm sendo amplamente utilizados para o fortalecimento desse conhecimento formal, ao mesmo tempo em que, os conteúdos nele apresentados (situações do dia a dia, experiências vicárias, entre outros) possam ter significado no cotidiano do aluno, contribuindo assim, para a formação cidadã de cada um. Pautados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96, que trata do regime de progressão parcial, iremos ao longo desse trabalho, avaliar, de forma quali-quantitativa, como a utilização de um AVA pode ser uma ferramenta de apoio educacional positiva, pautados ainda, na teoria da aprendizagem significativa. Espera-se que esse estudo possa responder o seguinte questionamento: “O Ambiente Virtual de Aprendizagem é eficaz como ferramenta de apoio educacional para uma aprendizagem significativa com alunos em progressão parcial do 1º ano do ensino médio noturno na disciplina Química”? Essa pesquisa, em linhas gerais, foi dividida em três momentos distintos e sequenciais. No primeiro momento foi aplicado um questionário diagnóstico inicial, questionário esse que serviu para identificar algumas das questões sociais do grupo pesquisado, bem como, identificar as possíveis causas de sua progressão parcial. No segundo momento os alunos pesquisados exploram a sala virtual, se apropriam do material nela existente, que foi disponibilizado em diversos formatos (vídeo, texto, charge). O terceiro momento, contou com um encontro presencial, onde os alunos pesquisados responderam um questionário final, onde foi possível verificar se houve uma significação no que foi discutido no âmbito da Química com a vida desse aluno. Diante dos resultados obtidos, foi possível inferir que existem vantagens quanto a utilização do AVA, vantagens como o envolvimento dos alunos pesquisados, melhoria na aprendizagem e significação nos conceitos químicos estabelecidos, trazendo assim ganhos significativos tanto para a ciência, quanto para a educação. Sendo assim, esta pesquisa deixa uma possibilidade para novas pesquisas, onde outras disciplinas e modalidades de ensino possam lançar mão do AVA para um melhor desempenho na prática docente e no processo ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractIntroducing themselves as auxiliary pedagogical tools, Virtual Learning Environments (VLE) are added to the physical classrooms, being used as support for teaching, as an exchange of information and experiences, as well as being an aid to the construction of formal knowledge. Therefore, the VLEs have been widely used to strengthen this formal knowledge, while at the same time, the contents presented in it (everyday situations, vicarious experiences, among others) can have meaning in the student's daily life, contributing in this way, for the citizenship formation of each one. Guided by the National Education Guidelines and Bases Law - Law 9394/96, which deals with the partial progression regime, we will, throughout this work, evaluate qualitative and quantitatively how the use of a VLE can be a positive support tool educational, still based on the theory of meaningful learning. It is hoped that this study may answer the following question: "Is the Virtual Learning Environment effective as an educational support tool for meaningful learning with students in partial progression of the 1st year of high school in chemistry?" This research, in general, was divided into three distinct and sequential moments. At the first moment, an initial diagnostic questionnaire was applied, a questionnaire that served to identify some of the social issues of the group studied, as well as to identify the possible causes of its partial progression. At a second moment, the researched students explore the virtual room, appropriated the material in it, which was made available in several formats (video, text, charge). The third moment, it had a face-to-face meeting, where the students surveyed answered a final questionnaire, where it was possible to verify if there was a meaning in what was discussed in the scope of chemistry with that student's life. The results obtained, it was possible to infer that there are advantages in the use of VLE, advantages such as the involvement of the students studied, improvement in learning and signification in the established chemical concepts, thus bringing significant gains for both science and education. Therefore, this research leaves a possibility for new research, where other disciplines and teaching modalities can use VLE for better performance in teaching practice and in the teaching and learning process.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/29155/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MarioSantos_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectProgressão parcialpor
dc.subjectTecnologias para a educaçãopor
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subjectTeaching chemistryeng
dc.subjectPartial progressioneng
dc.subjectTechnologies for educationeng
dc.subjectVirtual learning environmenteng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titlePromoção da aprendizagem significativa de conceitos químicos para alunos em progressão parcial utilizando um AVA como ferramenta de apoio pedagógicopor
dc.title.alternativePromotion of the significative learning about chemistry concepts for students in partial progression using a virtual learning environments (VLE) as an educational support tooleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MarioSantos_PPGECIM.pdf3.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons