???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSena Filho, Nilo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4602930463624577por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee1Lira, Antonio da Fonseca de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2666579666823512por
dc.contributor.referee2Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958por
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.citationSENA FILHO, Nilo da Silva. Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas. 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7065-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo verificar, em volumes do 7º ano do Ensino Fundamental, os sistemas de equações em três coleções de Livros Didáticos adotados por professores de Escolas Públicas Estaduais da zona urbana do município de Manaus, sob a perspectiva da Teoria de Registros de Representação Semiótica desenvolvida por Raymond Duval. Procurou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s – Matemática – Ensino Fundamental e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) observar as recomendações referentes ao conteúdo de Álgebra. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, documental e interpretativo. Este estudo revelou a ausência da Linguagem Geométrica em todos os exemplares analisados e, além disso, que o sistema de equações nos livros didáticos selecionados se faz com o uso dos Registros da Língua Natural, do Registro Simbólico, da Linguagem Algébrica, porém de maneira isolada e não como sugere a teoria de Duval, isto é, realizando uma troca de um registro para o outro.por
dc.description.abstractThis research aims to verify, in volumes of the seventh year of basic education, the systems of equations in three collections of textbooks adopted by teachers from state public schools in the urban area of the city of Manaus, under the perspective of the theory of records of semiotic representation developed by Raymond Duval. It was in the National Curriculum Parameters - NCP’s – Mathematics - Basic Education, and on the Basis of Common National Curriculum (BCNC), observes the recommendations relating to the content of algebra. It was used as methodology the qualitative approach, bibliographic character, documentary and interpretive. This study revealed the absence of geometric language in all specimens analyzed and, besides that, that the systems of equations of textbooks is selected with the use of the records of natural language, the symbolic record, the algebraic language, but in an isolated manner and not as suggested by the theory of Duval, in other words, performing an exchange of a record to another.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/29491/Disserta%c3%a7%c3%a3o_NiloSenaFilho_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didático de matemáticapor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectTeoria de registros de representação semióticapor
dc.subjectSistema de equaçõespor
dc.subjectTextbook of mathematicseng
dc.subjectRecords of representation theory of semioticseng
dc.subjectSystem of equationseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleOs sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticaspor
dc.title.alternativeThe systems of equations in didactic books of the 7th year of elementary education from the perspective of theory of the registers of semiotic representationseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_NiloSenaFilho_PROFMAT.pdf523.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.