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dc.creatorRocha, Eloy da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1220482456448947por
dc.contributor.advisor1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.contributor.referee1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050por
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationUma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7136-
dc.description.resumoEste trabalho procura discutir o uso das informações das avaliações de larga escala no trabalho pedagógico docente em sala de aula. Essas avaliações buscam mensurar as habilidades cognitivas dos estudantes por meio de conteúdos concernentes às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo também, por outro viés, um indicativo sobre a qualidade de ensino das escolas, que desencadeia na tomada de decisões da gestão escolar. Foi nesse contexto que surgiu o Sistema Nacional de Educação da Educação Básica (Saeb), que é um sistema composto por avaliações externas, aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar, com profundidade, a Educação Básica do Brasil. Consoante, as argumentações deste trabalho partem dos objetivos de entender a metodologia do Saeb; promover três melhorias no desempenho dos estudantes; tornar explícito para os professores quais habilidades e competências são verificados pelo Saeb; viabilizar aos professores a apropriação dos resultados do Saeb e ajudar os professores nas suas atividades docentes. A reflexão que conduz ao debate foi construída a partir de pesquisas bibliográficas por meio de documentos oficiais que norteiam a metodologia de elaboração, aplicação e divulgação dos resultados do Saeb e de estudiosos especializados em avaliação. Procura-se por meio dessa dissertação aproximar as avaliações externas de larga escala ao contexto escolar, tornando os dados coletados mais relevantes para ajudar o professor a aprimorar o aprendizado dos estudantes. Esperamos que esta dissertação seja profícua, especialmente aos professores de Matemática, nas possibilidades de intervenção da aprendizagem, na compreensão desse mecanismo que movimenta toda a sistemática do Saeb assim como de outras avaliações educacionais da atualidade.por
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the use of information from large-scale evaluations in the pedagogical teaching work in the classroom. These assessments seek to measure the students cognitive abilities through contents related to the Portuguese Language and Mathematics areas, being also, on the other hand, an indication of the quality of teaching in schools, which triggers the decision making of school management. It was in this context that the System of Assessment of Basic Education (Saeb) was created, which is a system composed of external evaluations, applied in a large scale and whose main objective is to diagnose, in depth, the Basic Education in Brazil. Accordingly, the arguments of this paper depart from the objectives of understanding Saebs methodology; promote three improvements in students performance; make explicit to teachers what skills and competencies are verified by Saeb; enable teachers to appropriate the results of Saeb and help teachers in their teaching activities. The reflection that led to the debate was built from bibliographical research through official documents that guide the methodology for the elaboration, application and dissemination of the results of Saeb and of experts specialized in evaluation. This dissertation seeks to bring large scale external evaluations into the school context, making the data collected more relevant to help the teacher improve students learning. We hope this dissertation to be useful, especially to teachers of Mathematics, in the possibilities of intervention of the learning, in the understanding of this mechanism that moves the whole systematics of the Saeb as well as other educational evaluations of the present time.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/30584/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EloyRocha_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectProfessor de matemáticapor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectSistema Nacional de Educação da Educação Básicapor
dc.subjectDesempenho de alunospor
dc.subjectCompetências na educaçãopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleUma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017por
dc.typeDissertaçãopor
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