???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Pedro Alberto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0915713001554320por
dc.contributor.advisor1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.contributor.referee1Souza, Sílvia Dias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707988407123681por
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050por
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.citationCUNHA, Pedro Alberto da. Cálculo de Áreas através do Teorema de Pick para o 8° ano do ensino fundamental. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7212-
dc.description.resumoO objetivo principal desse trabalho é apresentar uma abordagem diferenciada do cálculo de áreas para alunos do 8º ano do ensino fundamental, que será realizado através do Teorema de Pick. Esse teorema se refere ao cálculo de áreas de polígonos simples com vértices nos pontos de uma malha quadriculada no plano, que permite calcular a área usando contagem, analisando os pontos do bordo e do interior do polígono. Será abordado um pouco da história do cálculo de áreas e do matemático George Pick, assim como a apresentação das fórmulas mais usuais do cálculo de áreas e demonstrações do Teorema de Pick. Realizamos atividades em duas turmas sobre áreas e uma aplicação do teorema utilizando mapas, que nos permite fazer um paralelo do método tradicional do cálculo de áreas com a proposta apresentada nesta pesquisa.por
dc.description.abstractThe main objective of this work is to present a differentiated approach to the calculation of areas for 8th grade elementary students, which will be carried out through the Theory of Pick. This theorem refers to the calculation of areas of simple polygons with vertices at the points of a grid squared in the plane, which allows to calculate the area using counting, analyzing the points of the edge and the interior of the polygon. A little of the history of area calculus and the mathematician George Pick will be discussed, as well as the presentation of the most usual formulas of calculating areas and demonstrations of the Pick Theorem. We perform activities in two classes on areas and an application of the theorem using maps, which allows us to parallel the traditional method of calculating areas with the proposal presented in this research.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/31598/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PedroCunha_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Técnicas e métodos de ensinopor
dc.subjectPolígonospor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleCálculo de áreas através do Teorema de Pick para o 8° ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PedroCunha_PROFMAT.pdf16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.