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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A liquidez nas relações e a solidez do consumo de celulares entre universitários
???metadata.dc.creator???: Costa, Mariana Baldoino da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Higuchi, Maria Inês Gasparetto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schweickardt, Katia Helena Serafina Cruz
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rocha, Israel de Jesus
???metadata.dc.contributor.referee4???: Andrade, João Bosco Ladislau de
???metadata.dc.contributor.referee5???: Barbosa, Walmir de Albuquerque
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como meta compreender os processos socioambientais subjacentes ao uso de celulares e as implicações para o consumo consciente entre universitários na cidade de Manaus - AM. Sob essa perspectiva as Ciências Sociais e Ambientais, e em particular a Psicologia Ambiental, dialogaram em caráter interdisciplinar, refletindo possibilidades e transformações entre pessoas e ambiente. Para problematizar o consumo do aparelho celular subjacente à tecnologia de comunicação foi necessário conceber todas as fases de seu processo: aquisição, uso e descarte do celular. Foram consideradas as implicações dos Valores Humanos Básicos, dos Valores de Consumo e da Perspectiva de Orientação Temporal dos participantes. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem metodológica exploratório-descritiva. Os instrumentos empregados foram questionário com perguntas fechadas e abertas e escalas sociais. Participaram 400 estudantes matriculados em duas Instituições de Ensino Superior, sendo 240 mulheres e 160 homens, com média de idade de 24 anos (DP = 7,2). Os dados da pesquisa foram submetidos a análises descritivas simples e inferenciais uni e multivariada, utilizadas pelo programa SPSS (Social Package for Social Sciences). Os resultados mostraram que entre os universitários o processo de consumo do celular tem como importantes preditores os Valores Humanos Básicos (VHB) e os Valores de Consumo (VC) próprios de cada pessoa. O tipo de orientação dos valores, voltados para interesses mais pessoais ou mais coletivos, contribuem expressivamente para os critérios de aquisição do celular (preço, inovação, marca, responsabilidade socioambiental e durabilidade). Destaca-se a presença da inovação tecnológica como um critério comum de aquisição entre esses universitários. No uso do celular constatou-se uma forte presença de Valores de Consumo Hedonista do usuário. O tempo de uso revelou imperativos emocionais e consequências no desempenho em atividades cotidianas. Apesar dos universitários manifestarem alta orientação de futuro, este atributo não interfere no uso do celular, ao contrário da orientação temporal imediatista. Os resultados mostram que a prática do descarte do aparelho ocorre tanto no seu repasse (60%) quanto na retenção (40%). O repasse indica uma relação positiva com o consumo consciente, sinalizando um novo nicho de mercado. Já a retenção evidencia uma cumplicidade de abstenção desse universitário como iniciador dos processos do fluxo reverso ou de reutilização do aparelho. A compreensão dessas características do comportamento de consumo do celular podem contribuir para futuras aplicações no campo do consumo de tecnologias móveis, para que consumidores, organizações e Estado otimizem suas atribuições com responsabilidade socioambiental.
Abstract: The present study aimed to understand the socio-environmental processes underlying the use of cellphones and the implications for conscious consumption amongst university students in the city of Manaus, in the state of Amazonas. From this perspective, the Social and Environmental Sciences, and in particular the Environmental Psychology, connected in an interdisciplinary way, reflecting possibilities and transformations between people and the environment. In order to problematize the consumption of cellphones underlying communication technology, it was necessary to conceive all phases of its process: acquisition, use and disposal of cellphones. The implications of the Basic Human Values, Consumption Values and the Temporary Guidance Perspective of the participants were considered. The research was developed in an exploratory-descriptive methodological approach. The instruments used were a questionnaire with closed and open questions and social scales. 400 students, from two universities, participated, being 240 women and 160 men, with a mean age of 24 years (SD = 7.2). The research data was submitted to single and multivariate simple and inferential descriptive analysis, used by the SPSS (Social Package for Social Sciences) software. The results showed that, for the sample, the important predictors of the process of consumption of cellphones are the Basic Human Values (VHB) and the Consumer Values (VC) of each person. The type of orientation of the values, i.e. more personal or more collective, contribute significantly to the cellphones acquisition criteria (price, innovation, brand, socio-environmental responsibility and durability). The presence of technological innovation as a common cellphone acquisition criterion among these university students stands out. Regarding to the use of the cellphone, a strong presence of users' Hedonistic Consumption Values was noted. The usage time revealed emotional imperatives and consequences in the everyday performance. Although university students express strong temporal guidance regarding for the future, such attribute does not interfere with cellphone usage, unlike the temporal immediacy orientation. The results show that the practice of discarding the device occurs both in its transfer (60%) and in its retention (40%). The transfer of the cellphone indicates a positive relationship with conscious consumption, signaling a new opportunity for the market. On the other hand, the retention shows complicity in abstention of the student, Although university students express strong temporal guidance regarding for the future to initiating processes of reverse flow or reuse of the devices. Understanding these characteristics of consumption behavior, Although university students express strong temporal guidance regarding for the future to cellphones, may contribute to future applications in the field of mobile technologies consumption, so that consumers, organizations and the State optimize their attributions with social and environmental responsibility.
Keywords: Consumo (Economia)
Smartphones - Consumo
Estudantes universitários - Consumo
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Comportamento de consumo
Valores
Smartphone
Consumo consciente
Manaus
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: COSTA, Mariana Baldoino da. A liquidez nas relações e a solidez do consumo de celulares entre universitários. 2019. 153 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7254
Issue Date: 31-May-2019
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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