???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7417
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaués, Átila Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8921990913617658por
dc.contributor.advisor1Cabral, Valtemir Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305por
dc.contributor.referee1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050por
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationMAUÉS, Átila Ribeiro. Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7417-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo propiciar ao professor de Matemática, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, suporte matemático e sugestões didáticas para uma aula mais exitosa. Para isso, foram escolhidos alguns resultados clássicos da geometria plana como: A Reta de Euler, A Circunferência dos Nove Pontos, O Teorema de Menelaus, O Teorema de Ceva e o Teorema de Stewart. Neste ensaio teórico, começaremos com um recorte Histórico sobre seus descobridores e suas descobertas, as demonstrações dos teoremas e finalizaremos com uma sugestão de ferramenta didática ao professor, utilizando o software Geogebra, para despertar o interesse do aluno por Geometria e pela Matemática em geral.por
dc.description.abstractThe present work aims to provide the mathematics teacher, of Junior High School and High School, mathematical support and didactic suggestions for an outstanding class. Therefore, some classic results of Euclidean Plane Geometry were chosen: Euler’s Line, The Nine-Point Circle, Menelaus’ Theorem, Ceva’s Theorem and Stewart’s Theorem. Beginning this theoretical essay with a historical clipping about the discoverers and their discoveries, the demonstrations of the theorems and finishing with a suggestion of didactic tool to the teacher, using GeoGebra software to instigate the student interest in Geometry and Mathematics in general.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/34263/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%c3%81tilaMau%c3%a9s_PROFMAT.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometria planapor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)por
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática (Ensino médio)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleUso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Planapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userReta de Eulerpor
dc.subject.userCircunferência dos Nove Pontospor
dc.subject.userTeorema de Menelauspor
dc.subject.userTeorema de Cevapor
dc.subject.userTeorema de Stewartpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ÁtilaMaués_PROFMAT2.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.