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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
Other Titles: Analysis of spatial distribution of neighborhood house of UFAM graduation students, transportation modes and impacts on the duration of travel for access to campus
Análisis de la distribución espacial de las casas de los estudiantes de grado de la UFAM, modos de transporte e impactos en la duración del viaje para acceder al campus
Analyse de la distribution spatiale de la maison de voisinage UFAM diplômes étudiants, de transport et modes impacts sur la durée de voyage pour l'accès aux campus
???metadata.dc.creator???: Paiva, Cristiano da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Geraldo Alves de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Geraldo Alves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Maria Adélia
???metadata.dc.contributor.referee3???: Schor, Tatiana
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo principal deste trabalho foi reconhecer a distribuição espacial de moradia dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (nos bairros de Manaus), bem como os meios de transporte utilizados para acessar ao Campus universitário e a variação da duração das viagens em função do modo de transporte utilizado. É importante ponderar que o presente trabalho partiu da hipótese de que a distribuição residencial dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (por bairros de Manaus), o modo de transporte utilizado para acessar ao Campus Universitário, a extensão e a duração das viagens eram influenciadas pela renda média das famílias. Através dos resultados e análises deste trabalho foi possível concluir que as hipóteses se confirmaram demonstrando que os estudantes provenientes de bairros de maior poder aquisitivo ocupam as vagas dos cursos de maior concorrência como direito e medicina, enquanto os de bairros mais pobres se fizeram mais representados nas vagas de cursos menos concorridos como matemática e pedagogia. A resposta também se demonstrou positiva em relação aos estudantes de cursos com maior concorrência utilizarem o transporte individual, enquanto os de cursos menos concorridos fazem uso do transporte coletivo. A última hipótese a respeito das viagens dos estudantes que utilizam o transporte coletivo para acessar o Campus Universitário serem mais longas e terem maior duração que as daqueles que utilizam o transporte individual, demonstra que é necessário ações no sentido de mitigar estes impactos.
Abstract: The main objective of this study was to recognize the spatial distribution of housing for undergraduate students at the Federal University of Amazonas (in the districts of Manaus), as well as the means of transportation used to access the university campus and the variation of travel duration in the mode of transport used. It is important to consider that the present study was based on the hypothesis that the residential distribution of undergraduate students from the Federal University of Amazonas (by districts of Manaus), the mode of transportation used to access the University Campus, the length and duration of were influenced by the average household income. Through the results and analyzes of this work in the previous chapters it was possible to conclude that the hypotheses were confirmed demonstrating that the students coming from neighborhoods of greater purchasing power tend to occupy the vacancies of the courses of greater competition like law and medicine, while those of poorer districts were more represented in the vacancies of courses less concurred like mathematics and pedagogy. The response was also positive for students from more competitive courses using individual transport, whereas those from less crowded courses make use of public transport. The last hypothesis regarding the trips of students that use public transport to access the University Campus are longer and have a longer duration than those who use individual transportation, demonstrates that actions are needed to mitigate these impacts.
Keywords: Transporte - Estudantes - Manaus (AM)
Ônibus - Linhas - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA: GEOGRAFIA URBANA
???metadata.dc.subject.user???: Bairros de moradia
Estudantes de graduação
Universidade Federal do Amazonas
Acesso ao Campus
Modos de transporte
Housing neighborhoods
Graduate students
Federal University of Amazonas
Modes of transport
Access to Campus
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: PAIVA, Cristiano da Silva. Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao Campus. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7446
Issue Date: 19-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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