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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7468
Tipo do documento: Dissertação
Título: Quotidiano do profissional que vivencia o sofrimento por assédio moral e a sua relação com os diagnósticos de enfermagem
Autor: Monteiro, Leslie Bezerra 
Primeiro orientador: Becker, Sandra Greice
Primeiro membro da banca: Toledo, Noeli das Neves
Segundo membro da banca: Nitschke, Rosane Gonçalves
Resumo: Trata-se de uma dissertação com o objetivo de compreender o quotidiano laboral dos docentes e a relação entre o assédio moral e os diagnósticos de enfermagem. A investigação caracteriza-se como um estudo quanti-qualitativo, exploratório e descritivo, desenvolvida em uma Universidade Federal situada no norte do Brasil, envolvendo docentes de cinco áreas da saúde. Para a produção e coleta de dados, o estudo dividiu-se em duas fazes. Na primeira fase, aplicou-se um instrumento chamado de Escala Laboral de Assédio Moral – ELAM –, para 47 professores universitários com o objetivo de identificar indícios de assédio moral nos participantes. Na segunda fase da pesquisa contou-se com a participação de 20 docentes, na qual realizaram-se entrevistas individuais contemplando perguntas abertas pertinentes à compreensão do objeto. Com o auxílio do software MAXQDA procedeu-se a análise das entrevistas, utilizando-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin, sob a ótica do referencial teórico da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli. O estudo resultou em três categorias: condições de trabalho, humilhação e preconceito. Em condições do trabalho, evidenciouse que as atividades exercidas pelos docentes envolvem um ritmo laboral intenso, com pressão por uma alta produtividade em um curto espaço de tempo, acarretando seu desgaste físico e mental, o que pode estar relacionado ao crescimento do nível de absenteísmo desses servidores. Na categoria humilhação, observou-se que este fenômeno se faz mais presente em informações recebidas de forma confusa e imprecisa, acompanhadas de críticas constrangedoras, degradando a imagem do professor no ambiente de trabalho. A categoria preconceito ficou evidenciada pelo fato de professores serem obrigados a realizar atividades que não são de sua obrigação, e serem excluídos e/ou ignorados devido ao sexo ou ideias/opiniões sobre o trabalho desses professores. Dentre as categorias foi possível identificar 16 diagnósticos de enfermagem relacionados com o assédio moral, através das características definidoras contidas nas entrevistas. Concluiu-se, na busca da compreensão do quotidiano laboral dos docentes em estudo, as dificuldades que este trabalhador possui ao enfrentar situações que envolvem o assédio moral em seu ambiente de trabalho. Ademais, notou-se a importância que os diagnósticos de enfermagem possuem na prática dos enfermeiros, possibilitando instituir a base na escolha de intervenções de enfermagem, respeitando a sua particularidade e a sua integralidade.
Abstract: This dissertation aims to understand the daily work of teachers and the relationship between mobbing and nursing diagnoses. The research is characterized as a quantitative, qualitative, exploratory and descriptive study, developed in a Federal University located in northern Brazil, involving professors from five health areas. For production and data collection, the study was divided into two phases. In the first phase, an instrument called the Escala Laboral de Assédio Moral - ELAM - was applied to 47 university professors in order to identify evidence of mobbing in the participants. The second phase of the research was attended by 20 teachers, in which individual interviews were conducted contemplating open questions pertinent to the understanding of the object. With the help of the MAXQDA software, the interviews were analyzed using Laurence Bardin content analysis, from the perspective of Michel Maffesoli theoretical framework of comprehensive sociology. The study resulted in three categories: working conditions, humiliation and prejudice. In work conditions, it was evidenced that the activities performed by teachers involve an intense work rhythm, with pressure for a high productivity in a short time, causing their physical and mental exhaustion, which may be related to the growth of the level of education. absenteeism of these servers. In the humiliation category, it was observed that this phenomenon is more present in information received in a confusing and inaccurate manner, accompanied by embarrassing criticism, degrading the teacher's image in the workplace. The prejudice category was evidenced by the fact that teachers are obliged to perform activities that are not their obligation, and are excluded and / or ignored due to gender or ideas / opinions about the work of these teachers. Among the categories it was possible to identify 16 nursing diagnoses related to mobbing, through the defining characteristics contained in the interviews. It was concluded, in search of understanding of the daily work of the teachers under study, the difficulties that this worker has when facing situations that involve mobbing in their work environment. Moreover, it was noted the importance that nursing diagnoses have in the practice of nurses, making it possible to establish the basis for choosing nursing interventions, respecting their particularity and completeness.
Palavras-chave: Enfermagem
Enfermagem - Prática
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Assédio Moral
Mobbing
Diagnóstico de enfermagem
Pós- Modernidade
Atividades cotidianas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Citação: MONTEIRO, Leslie Bezerra. Quotidiano do profissional que vivencia o sofrimento por assédio moral e a sua relação com os diagnósticos de enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) Universidade federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará, Manaus (AM), 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7468
Data de defesa: 22-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

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