???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mourão, Andreza Bastos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1186847209842804 | por |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães Netto, José Francisco de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 | por |
dc.contributor.referee1 | Barreto, Raimundo da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1132672107627968 | por |
dc.contributor.referee2 | Castro, Thais Helena Chaves de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9337143918677200 | por |
dc.contributor.referee3 | Pio, José Luiz de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1014904168887285 | por |
dc.contributor.referee4 | Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6515044727348778 | por |
dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
dc.identifier.citation | MOURÃO, Andreza Bastos. Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2019. 206 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas , Manaus (AM), 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7469 | - |
dc.description.resumo | A Educação Inclusiva está diretamente relacionada com as práticas pedagógicas que apoiam métodos significativos e acessíveis promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização dos estudantes, considerando, os aspectos étnicos, sociais, culturais, intelectuais, físicos, sensoriais e de gênero. Existe uma nova e expressiva demanda de estudantes com deficiências buscando qualificação de nível superior, e Modelos de Inclusão os ajudam a alcançar esse objetivo. Modelos teóricos e práticos de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem já são utilizados no ensino regular, porém muitos falham ao considerar um processo de requisitos eficiente para a captura eficaz das necessidades dos Estudantes. Neste sentido, esta Tese descreve um Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis, que utiliza o processo de Engenharia de Requisitos para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais inclusivos por professores de nível superior em Computação. A metodologia de pesquisa utilizada se caracteriza por meio de um estudo baseado em revisões sistemáticas da literatura e estudos de casos, para atingir os objetivos propostos foi utilizada a abordagem qualitativa. Por fim, os resultados demonstraram que o Modelo Inclusivo contribui com a área da Informática na Educação promovendo uma prática inovadora e inclusiva, incentiva um ambiente igualitário, favorece um ambiente socioemocional e produz impacto positivo nos resultados acadêmicos. | por |
dc.description.abstract | Inclusive Education is directly related to pedagogical practices that support meaningful and accessible methods, promoting equal opportunities and valuing students, considering ethnic, social, cultural, intellectual, physical, sensory and gender aspects. There is a significant new demand from Students with Disabilities seeking higher-level qualifications, and Inclusion Models help them achieve this goal. Theoretical and practical Models of development of Learning objects are already used in mainstream teaching, but many fail to consider an efficient requirements process for effectively capturing Students' needs. In this sense, this Thesis describe an Inclusive Model of Development of Accessible Learning Object, which uses the Requirements Engineering process to support the development of inclusive educational resources by higher-level Computer Professors. The research methodology used is characterized by study based on systematic literature reviews and case studies, to achieve the proposed objectives, was used the qualitative approach. Finally, the results showed that the Inclusive Model contributes to the field of Informatics in Education by promoting the innovative and inclusive practice, encourages an egalitarian environment, favors a socio-emotional environment and has a positive impact on academic results. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br//retrieve/34886/Tese_AndrezaMour%c3%a3o_PPGI.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Informática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | por |
dc.title | Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis | por |
dc.title.alternative | Inclusive Model of Accessible Learning Object Development | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.subject.user | Educação Inclusiva | por |
dc.subject.user | Objetos de Aprendizagem Acessíveis | por |
dc.subject.user | Engenharia de Requisitos | por |
dc.subject.user | Modelo Inclusivo | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Informática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_AndrezaMourão_PPGI.pdf | 8.46 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License