???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7473
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau
???metadata.dc.creator???: Lopes, Arcanjo Miguel Mota Lopes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro, Thais Helena Chaves de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Frota, Vitor Bremgartner da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Maia, Orlewilson Bentes
???metadata.dc.description.resumo???: As dificuldades encontradas na resolução de problemas de matemática, sobretudo, no campo da Álgebra pode fazer com que os estudantes considerem a Matemática e as ciências relacionadas, uma tarefa difícil de ser compreendida. Compreender o campo da Matemática e as ciências relacionados, é importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Neste contexto, nesta dissertação foi desenvolvido um Sistema de Tutoria denominado LEIA, cujo objetivo é promover o aprendizado, identificando as dificuldades nos estudantes e auxiliando na construção do pensamento matemático. Sendo assim, foi projetado um Sistema de Tutoria composto pela Interface, Modelo do Aluno, Estratégias de Tutoria e Modelo de Domínio. Além disso, um Assistente Virtual Pedagógico foi incluído para auxiliar e motivar os estudantes no processo de aprendizagem. As estratégias de tutoria que compõem o LEIA foram definidas a partir de modelos encontrados na literatura. Para aproximar as interações do sistema tutor com as ações dos professores foi utilizado o Conceito de Zona Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky. A metodologia utilizada neste projeto foi composta por estudos de caso, aplicados em uma sala de aula. Com os resultados, ficou evidente a aceitação da proposta pelos estudantes e professores, assim como a percepção do ganho de aprendizagem a partir da utilização do sistema de tutoria.
Abstract: The difficulties encountered in solving mathematical problems, especially in the field of algebra, can make students consider mathematics and related sciences a difficult task to understand. Understanding the field of mathematics and related sciences are important for the development of cognitive skills. In this context, this dissertation was developed a Tutoring System called LEIA, which aims to promote learning, identifying difficulties in students and assisting in the construction of mathematical thinking. Thus, a Mentoring System was designed consisting of Interface, Student Model, Mentoring Strategies and Domain Model. In addition, a Pedagogical Virtual Assistant has been included to assist and motivate students in the learning process. The tutoring strategies that make up the LEIA were defined from models found in the literature. To approximate the interactions of the tutor system with the teachers' actions, the Lev Vygotsky Proximal Development Zone Concept was used. The methodology used in this project was composed of case studies, applied in a classroom. With the results, it was evident the acceptance of the proposal by the students and teachers, as well as the perception of learning gain from the use of the tutoring system.
Keywords: Sistemas tutoriais inteligentes
Álgebra
Análise matemática
Matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Sistema Tutor Inteligente
Ensino de Álgebra
Educação Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
???metadata.dc.description.embargo???: Período de Embargo: 05/11/2019 - 19/01/2021
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: LOPES, Arcanjo Miguel Mota. Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7473
Issue Date: 24-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ArcanjoLopes_PPGI.pdf10.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons