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DC FieldValueLanguage
dc.creatorFavoretti, Venicio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841389359157129por
dc.contributor.advisor1Silva, Viviane Vidal da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787853604608970por
dc.contributor.advisor-co1Lima, Renato Abreu-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865por
dc.contributor.referee1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764por
dc.contributor.referee2Almeida, Edslei Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6485432925797946por
dc.embargo.liftdatePeríodo de embargo: 23/04/2020 - 29/03/2022por
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.citationFAVORETTI, Venicio. Da teoria à prática: estudo de caso sobre as interações ecológicas com base na aula de campo em ambientes naturais. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7561-
dc.description.resumoO desenvolvimento de aulas de campo em ambientes naturais é um tema de crucial relevância para a prática de ensino de Ciências e Biologia, porém, pouco difundida por professores da educação básica. O bioma amazônico, caracterizado pela sua enorme biodiversidade, com particularidades geográficas distintas de muitas regiões do Brasil, com áreas de difícil acesso e a urgência na melhoria da qualidade de ensino, são fatores que motivaram em verificar o potencial das aulas de campo em espaços não formais de ensino, usando o laboratório natural que dispomos, procurando nesse contexto, levar em consideração a aprendizagem e percepção dos alunos diante das estratégias adotadas. Na condução do processo didático, considerou-se os conhecimentos prévios dos discentes como ponto de partida, princípio norteado com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Nessa perspectiva, essa dissertação tem como objetivo geral, analisar o processo de aprendizagem dos estudantes frente ao uso da aula expositiva-dialogada associada a aula de campo no ensino de Biologia, tendo como temática o estudo da Ecologia. O estudo foi desenvolvido com alunos de uma turma do terceiro ano do Curso de Nível Médio Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-Campus Humaitá. O procedimento técnico empregado foi o estudo de caso, tendo como abordagem a pesquisa de cunho qualitativo. Como técnica para a coleta de dados foram empregadas o uso de questionários com perguntas abertas, entrevistas semiestruturadas e observações. A análise dos dados foi realizada por meio da análise textual discursiva, seguindo as recomendações de Moraes e Galiazzi (2016). Diante dos resultados obtidos, constatou-se que o estudo da Ecologia é de fundamental importância para a formação do Técnico em Agropecuária por estabelecer relação com diferentes disciplinas da base técnica. Constatou-se também que a associação de aulas expositivas dialogadas com aulas de campo apresenta grande potencialidade para a aquisição de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, despertando nos alunos maior motivação. Percebemos que o desenvolvimento de trabalhos em grupos durante a aula de campo, favorece a troca de conhecimentos entre os pares, seja entre os próprios alunos e estes com os professores. O desenvolvimento de estratégias de ensino em ambientes naturais demonstrou ser uma forte aliada na aprendizagem, no entanto, se faz necessário que os docentes reconheçam sua importância e possam difundir em suas práticas.por
dc.description.abstractThe development of field classes in natural environments is a topic of crucial relevance to the practice of science and biology teaching, but it is not widespread by teachers of basic education. The Amazonian biome, characterized by an enormous biodiversity, with distinct geographical features of many regions of Brazil, with areas of difficult access and the urgency to a better quality of teaching, these factors motivated to verify the potential of field classes in non-formal spaces, using a natural laboratory, seeking in this context, to take into consideration the students' learning and perception regarding the adopted strategies. In conducting the didactic process, students' previous knowledge was considered as a starting point, based on David Ausubel's theory of meaningful learning. From this perspective, this dissertation has as its general objective, to analyze the learning process of students in the use of expositive-dialogued class associated with field class in the teaching of Biology, having as its theme the study of Ecology. The study was developed with students from the last year class of the Technical High School Course in Agriculture of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – campus Humaitá. The technical procedure made was the case study, using the qualitative research approach. As a technique for data collection, we used questionnaires with open questions, semi-structured interviews and observations. Data analysis was performed through discursive textual analysis, following the recommendations of Moraes and Galiazzi (2016). By the results it was found that the study of Ecology is a fundamental importance in the Agricultural Technician formation because it establishes relationship with different disciplines of the technical base. It was also found that the association of dialogued expository classes with field classes has great potential for the acquisition of conceptual, procedural and attitudinal knowledge, arousing in the student greater motivation. We realize that the development of group work during the field class favors the exchange of knowledge between peers, be it between the students themselves and the teachers. The development of teaching strategies in natural environments has proved to be a strong ally in learning, however, it is necessary that teachers recognize the importance and spread in their practices.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/36016/Disserta%c3%a7%c3%a3o_VenicioFavoretti_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDidáticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleDa teoria à prática: estudo de caso sobre as interações ecológicas com base na aula de campo em ambientes naturaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoSem dificuldades...por
dc.description.infoNo momento não.por
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userEcologiapor
dc.subject.userAprendizagempor
dc.subject.userAulas de campopor
dc.subject.userAmbientes naturaispor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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