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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A reprodução do Estigma: sobre um (des) conhecido "lugar perigoso" da periferia de Manaus
Other Titles: Reproduction of stigma: About Known dangerous place on the outskirts of Manaus.
???metadata.dc.creator???: Corrêa, Silvia Adriana Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Candotti, Fábio Magalhães
???metadata.dc.contributor.referee1???: Freitas, Marilene Correa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Scherer, Elenice Faria
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação se propõe a discutir os processos sociais inseridos nas diferentes etapas de deterioração da imagem de determinado lugar em relação ao seu conjunto. Seu objetivo é compreender como esses processos se dão em uma comunidade do bairro Petrópolis, referida neste texto pelo nome fictício “Santa Clara”, onde uma localidade de entorno de igarapé foi eleita o “lugar perigoso”. Propõe-se uma análise da construção histórica e social desse “lugar perigoso”, compreendendo-o, antes, tanto como um produto-fim de um amplo projeto societário neoliberal, cujas escolhas político-econômicas permitem a multiplicação de espaços de moradia precária no contexto urbano contemporâneo, quanto como gradação última em uma ordem macro de relações de poder e força, em que se tem a formação de grupos classificáveis, mais ou menos aceitáveis, no mundo social. O Bodozal, nome pelo qual é designado o “lugar perigoso” da comunidade Santa Clara, é um exemplo emblemático de como os simbolismos afetam de forma concreta a produção das realidades, tornando “verdades” informações que sequer requerem prévias reflexões para assim figurarem. A partir de uma análise relacional, observou-se dois grupos que se destacaram em campo antagonicamente: os moradores das ruas da parte alta da comunidade, associados à sua área “boa para morar”; e os moradores dos becos, na baixada, à margem do igarapé, residentes na localidade “degradada” da comunidade. As representações sobre o “lugar perigoso” em questão justificam-se por dois bons motivos. Primeiro, pelas condições materiais de moradia precária e pelo simbolismo imputado à ideia de “favela”, cujo modelo mental reporta às periferias das cidades centrais do país, projeção essa que faz com que a ficção se sobreponha à experiência diária do lugar localizado na periferia de Manaus. Segundo, pela posição dessa localidade no espaço social no contexto da cidade de Manaus, a saber, as margens de um dos igarapés que entrecortam o perímetro urbano da cidade, cujo significado socialmente construído é esmiuçado no decorrer desta dissertação. A confluência de tais condições sustenta, no plano simbólico, um processo de distanciamento e desumanização da imagem do morador desse tipo de localização, esses lidos socialmente e de forma generalizante como “bandidos”, “gente que não presta”, ainda que o cotidiano da localidade não apresente um quadro proporcional à expectativa sobre ela lançada. Ao mesmo tempo produz-se condições reais, cenário e roteiro perfeitos para a reprodução de práticas condenáveis socialmente ou, sendo mais direta, para a reprodução de práticas consideradas criminosas em contexto atual e que se fazem presente na localidade. À medida em que essas condições e julgamentos se reforçam por meio dos processos de comunicação, as ruas da parte alta se valorizam, em oposição à baixada que figura como espaço sem valor. Mas, se o jogo de distinção implica em relações de alteridade para obtenção de um posição privilegiada no mundo social, para os moradores da baixada essa dinâmica pode representar uma boa possibilidade para a fuga da desclassificação social. Então, da mesma forma que são julgados, os moradores da baixada também julgam a partir de critérios estabelecidos entre si, recorrendo aos critérios de diferenciação e reconhecimento em que tentam eleger os mais desclassificados em contexto local. O estigma territorial lançado sobre a localidade e todos seus efeitos concretos apenas se reforçam, paradoxalmente, por meio dos mesmos indivíduos que lhes estão sujeitos.
Abstract: This dissertation proposes to discuss the social processes inserted in the different stages of deterioration of the image of a certain place in relation to its set. Its objective is to understand how this dynamics occurs in a community of Petrópolis neighborhood, referred to in this text by the fictitious name "Santa Clara", where a locality of igarapé surroundings was elected the "dangerous place" in relation to the other locations of its surroundings. It proposes an analysis of the historical and social construction of this "dangerous place", understanding it rather as a product-end of a broad neoliberal societal project, whose political-economic choices allow the multiplication of precarious housing spaces in the context as a final gradation in a macro order of relations of power and force, in which one has the formation of classifiable groups, more or less acceptable, in the social world. The Bodozal, named for the "dangerous place" of the Santa Clara community, is an emblematic example of how symbolisms concretely affect the production of realities, making "truths" information that does not even require previous reflections to figure it out. From a relational analysis, we observed two groups that stood out in an antagonistic field: the residents of the upper part of the community, associated with their "good to live" area; and the residents of the alleys, in the lowland, on the fringes of the stream, residing in the "degraded" locality of the community. The representations of the "dangerous place" in question are justified by two good reasons. Firstly, due to the material conditions of precarious housing and the symbolism imputed to the idea of the "favela" to which it associates, whose mental model reports to the peripheries of the central cities of the country, a projection that makes fiction to a large extent overlap to the daily experience of the place located in the outskirts of Manaus. Secondly, the social space that represents this type of location in the context of the city of Manaus, namely, the banks of one of the igarapés intersecting the urban perimeter of the city, whose socially constructed meaning is elucidated in the course of this dissertation. The confluence of such information leads to a process of detachment and dehumanization of the image of the resident of this type of location, those read socially and in a generalizing manner as "bandits", "people who do not lend", even if the daily life of the locality does not present a proportional to the expectation it has At the same time, real conditions, a perfect scenario and script are produced for the reproduction of socially damaging practices or, more directly, for the reproduction of practices considered criminal in the present context and that are present in the locality. To the extent that this information is reinforced through communication processes, the streets of the upper part are valued, as opposed to the lowland that appears as worthless space. But if the game of distinction implies relations of alterity to obtain a privileged position in the social world, for the inhabitants of the lowland this dynamic may represent a good possibility for the escape of social disqualification. Then, just as they are judged, the residents of the lower town also judge from established criteria. Recalling the criteria of differentiation and recognition in which they try to elect the most disqualified in a local context, the territorial stigma thrown on the locality and all its concrete effects are only reinforced, paradoxically, by the same individuals who are subject to them
Keywords: Periferias - Manaus (AM)
Política populacional
Bairros - Planejamento
Violência urbana - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Estigma territorial
Relações de poder
Perigo
Violência Simbólica
Periferia Manauara
Territorial Estigma
Power Relations
Danger
Violence Symbolic
Manauara outskirts
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociologia
Citation: CORRÊA, Silvia Adriana Lima. A reprodução do Estigma: sobre um (des) conhecido "lugar perigoso" da periferia de Manaus. 2017. 188 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7578
Issue Date: 7-Nov-2017
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

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