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DC FieldValueLanguage
dc.creatorMuller, Riulma Ventura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8821402286618282por
dc.contributor.advisor1Borges, Heloísa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333por
dc.contributor.referee1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379por
dc.contributor.referee2Silva, Carlos Augusto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7477532256270106por
dc.contributor.referee3Frota, Karla Patrícia Palmeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546316591191289por
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.citationMULLER, Riulma Ventura. Políticas públicas e educação do campo no contexto amazônico: estudo na RDS do Tupé na Comunidade de São João - Manaus - AM. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7601-
dc.description.resumoO debate sobre Educação do Campo surge na década de 1990 com os movimentos sociais que passaram a lutar por uma Educação diferenciada que atendesse os interesses dos discentes que vivem e trabalham no campo. Assim, surge à luta por uma nova concepção de Educação que valorizasse a diversidade do Campo. Desse modo, a presente pesquisa tem o seguinte objetivo geral: Analisar se as políticas públicas da educação na RDS do Tupé abrigam a concepção da Educação do Campo, ou seja, verificando se as políticas públicas de educação da reserva oferecem uma educação diferenciada que atenda as necessidades dos moradores na Comunidade São João. Por conseguinte, para alcançar a finalidade do objetivo geral, tracei três objetivos específicos: 1) Estudar as seguintes categorias: Política Pública, Educação do Campo e Reserva de Desenvolvimento Sustentável; 2) Examinar os documentos de criação da RDS e suas políticas públicas; 3) Avaliar como a política da Reserva de Desenvolvimento Sustentável dialoga com a concepção de Educação do Campo na Comunidade de São João do Tupé e na escola. O procedimento metodológico da pesquisa deu-se através dos estudos bibliográficos e documental abordagem qualitativa que possibilitou que se retirasse da realidade dados que pudessem ser analisados com base estudos documentas. Assim, podemos conclui que a Educação do Campo é uma concepção que teoricamente possibilita aos sujeitos, que vivem e trabalham no Campo, uma perspectiva de formação emancipadora. Porém, na educação informal e não formal há relação direta da teoria referente à Educação do campo, entretanto, na educação formal, no caso a escola, faltam subsídios básicos para que isso ocorra.por
dc.description.abstractThe debate on rural education arose in the 1990s with social movements that began to fight for a differentiated education that would meet the interests of students who live and work in rural areas. Thus, the struggle arises for a new conception of Education that values the diversity of the countryside. Thus, the present research has the following general objective: To analyze if the public education policies in the Tupé RDS support the conception of the Rural Education, that is, verifying if the public education policies of the reserve offer a differentiated education that meets the Therefore, in order to achieve the purpose of the general objective, I have outlined three specific objectives: 1) To study the following categories: Public Policy, Rural Education and Sustainable Development Reserve; 2) Examine the RDS creation documents and their public policies; 3) Assess how the policy of the Sustainable Development Reserve dialogues with the concept of rural education in the community of São João do Tupé and at school. The methodological procedure of the research took place through bibliographical studies and documentary qualitative approach that allowed to remove from reality data that could be analyzed based on documented studies. Thus, we can conclude that the Field Education is a conception that theoretically enables the subjects, who live and work in the Field, a perspective of emancipating formation. However, in informal and non-formal education there is a direct relation of the theory related to rural education, however, in formal education, in this case the school, basic subsidies are lacking for this to happen.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/36515/Reprodu%c3%a7%c3%a3o%20N%c3%a3o%20Autorizada.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/45948/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RiulmaMuller_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectReserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (Manaus, AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titlePolíticas públicas e educação do campo no contexto amazônico: estudo na RDS do Tupé na Comunidade de São João - Manaus - AMpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userEducação do campopor
dc.subject.userPolíticas públicaspor
dc.subject.userReserva de desenvolvimento sustentávelpor
dc.description.embargoPeríodo de embargo: 01/08/2020 - 17/05/2021por
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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