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dc.creatorBentes, Aldene Vinente-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4829034612992939por
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447por
dc.contributor.referee1Rebelo, Luiza Maria Bessa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741861559208184por
dc.contributor.referee2Lima, Roceli Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785265306445784por
dc.contributor.referee3Brito, Luiz Carlos Cerquinho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257por
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.citationBENTES, Aldene Vinente. Educação corporativa: o Tribunal de Justiça amazonense em perspectiva. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7658-
dc.description.resumoA temática Educação Corporativa, tendo o Tribunal de Justiça do Amazonas sob perspectiva e sua existência factual é o horizonte que serviu de bússola e rumo para o qual os passos dados nessa dissertação foram pautados, visto que o reconhecimento das contínuas transformações e adaptações advindas das demandas sociais hodiernas provocam uma nova forma de se perceber o mundo e de se responder positiva e efetivamente às expectativas e necessidades dos cidadãos. Dessa forma, objetivou-se evidenciar e analisar as ações de cunho formativo, educativo e de aperfeiçoamento desenvolvidas das mais diversas formas no TJAM por meio de suas duas Escolas: ESMAM e EASTJAM. E, assim, fizeram-se ponderações realísticas, frente às paisagens vistas e abordagens e/ou atos que embasam e referenciam a formação profissional do magistrado julgador e de colaboradores sistêmicos do Poder Judiciário Estadual Amazonense para a melhoria da prestação jurisdicional com o fortalecimento da Educação Corporativa na instituição, primando-se a excelência. Respaldado pelo método cartográfico, este estudo foi dividido em quatro trilhas, desde a primeira andança até o ponto de chegada, onde se observou diversas paisagens e costumes educativos institucionais, apontando-se novas perspectivas relacionadas ao incremento e efetivo desenvolvimento da Educação Corporativa dentro do Tribunal de Justiça do Amazonas consolidando as benesses de uma justiça mais humana, compromissada e empática, promotora para além da solução de conflitos, da pacificação social provocada em função de suas habilidades e capacidades advindas de suas concepções didático-pedagógicas.por
dc.description.abstractThe theme Corporate Education, having the Amazon Court of Justice in perspective and its factual existence, is the horizon that served as a compass and direction for which the steps taken in this dissertation were guided, as the recognition of the continuous transformations and adaptations resulting from the Today's social demands bring about a new way of perceiving the world and responding positively and effectively to the expectations and needs of citizens. Thus, the objective was to highlight and analyze the actions of formative, educational and improvement developed in various ways in the TJAM through its two schools: ESMAM and EASTJAM. Thus, realistic considerations were made in view of the landscapes seen and the approaches and / or acts that underlie and refer to the professional training of the judging magistrate and systemic collaborators of the Amazonian State Judiciary for the improvement of jurisdictional provision with the strengthening of Education. Corporate in the institution, striving for excellence. Supported by the cartographic method, this study was divided into four tracks, from the first walk to the point of arrival, where we observed several institutional educational landscapes and customs, pointing out new perspectives related to the increment and effective development of Corporate Education within the Court. Justice of Amazonas consolidating the benefits of a more humane, committed and empathic justice, promoting beyond the resolution of conflicts, the social pacification provoked in function of their abilities and capacities deriving from their didactic-pedagogical conceptions.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/37037/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AldeneBentes_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Corporativapor
dc.subjectTribunal de Justiça do Amazonaspor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectJuízespor
dc.subjectServidores públicospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleEducação corporativa: o Tribunal de Justiça amazonense em perspectivapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps:orcid.org0000-0002-7483-8186por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3123-0004por
dc.subject.userEducação Corporativapor
dc.subject.userTribunal de Justiça do Amazonaspor
dc.subject.userFormação Continuadapor
dc.subject.userMagistradospor
dc.subject.userServidorespor
dc.subject.userSociedadepor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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