???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7753
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenvolvimento de um modelo para precificação de projetos de design gráfico: uma ferramenta para o profissional liberal
???metadata.dc.creator???: Cavalcanti, Brenna Paula Boaventura Corrêa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Daniel Ferreira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pacheco, Almir de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dutra, Jurandir de Moura
???metadata.dc.description.resumo???: Um dos grandes problemas do profissional liberal é a precificação de seus serviços. Não sendo diferente para o profissional liberal do design gráfico. Por isso, o presente estudo tem como objetivo construir uma ferramenta digital que auxilie na precificação de serviços de design para o profissional liberal da área de atuação do design gráfico. Para isso são apresentados os conceitos da profissão do design estabelecendo uma articulação com o segmento do design gráfico e com o profissional liberal que atua no referido segmento. Além, dos conceitos e teorias de precificação em suas abordagens de Custos, Econômica e Marketing. A pesquisa, portanto, apresenta uma abordagem quali-quantitativa levando em consideração o levantamento de dados, bem como as análises aplicadas nos referidos dados. A pesquisa é dividida em cinco estágios: (1) análise paramétrica de oito softwares gratuitos de precificação para serviços; (2) aplicação do formulário para pesquisa com profissionais liberais da área do design gráfico do município de Manaus; (3) desenvolvimento da ferramenta de precificação; (4) aplicação do material para avaliação heurística utilizando as heurísticas definidas por Nielsen e (5) prototipação final da ferramenta de precificação. Os resultados obtidos comprovam que as ferramentas gratuitas de precificação não utilizam simultaneamente as três abordagens de precificação que a literatura preconiza e que o profissional liberal do design gráfico ao precificar seus projetos não leva em consideração variáveis importantes como o custo fixo, o custo variável, os impostos e taxas, entre outros. Esse cenário demonstra por que o designer gráfico precisa conhecer a estrutura de gastos e a situação financeira do seu negócio. A ferramenta de precificação Precifica Design, além de precificar, também auxilia no processo educativo financeiro do profissional liberal do design gráfico quanto aos aspectos econômico-financeiros de seus serviços, dificuldade esta apontada nos resultados da pesquisa.
Abstract: One of the big problems of the liberal professional is the pricing of his services. No different for the liberal graphic design professional. Therefore, this study aims to build a digital tool that assists in pricing design services for the graphic design professional. For this, the concepts of the design profession are presented, establishing an articulation with the graphic design segment and with the liberal professional who works in this segment. In addition, pricing concepts and theories in their Costs, Economics and Marketing approaches. The research, therefore, presents a qualitative and quantitative approach taking into consideration the data collection, as well as the applied analyzes in the referred data. The research is divided into five stages: (1) parametric analysis of eight free pricing software for services; (2) application of the form for research with professionals from the graphic design area of Manaus; (3) development of the pricing tool; (4) application of the material for heuristic evaluation using the heuristics defined by Nielsen and (5) final prototyping of the pricing tool. The results show that free pricing tools do not simultaneously use the three pricing approaches that the literature advocates and that the graphic design liberal in pricing his designs does not take into account important variables such as fixed cost, variable cost, taxes and fees, among others. This scenario demonstrates why the graphic designer needs to know the spending structure and financial situation of his business. The Pricing Design pricing tool, in addition to pricing, also assists in the financial education process of the graphic design professional regarding the economic and financial aspects of their services, a difficulty pointed out in the research results.
Keywords: Designers - Manaus (AM) - Custos
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Custo
Hora Trabalhada
Projeto
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
???metadata.dc.description.embargo???: Período de Embargo: 04/01/2020 - 28/02/2021
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Design
Citation: CAVALCANTI, Brenna Paula Boaventura Corrêa. Desenvolvimento de um modelo para precificação de projetos de design gráfico: uma ferramenta para o profissional liberal. 2019. 179 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7753
Issue Date: 12-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_BrennaCavalcanti_PPGD.pdf4.6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons