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dc.creatorRodrigues Junior, Robervani Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5599470886939994por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee1Cabral, Valtemir Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305por
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050por
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.citationRODRIGUES JUNIOR, Robervani Paulo. Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula. 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7763-
dc.description.resumoTendo em vista que apesar de os índices educacionais de avaliação externa tendo melhorado um pouco em nosso estado nos últimos anos no que se refere a qualidade da educação em matemática, ainda temos grandes desafios para que realmente esta disciplina seja ministrada de maneira mais atrativa e aceitável pelo nossos alunos. Dessa forma buscamos através do programa de mestrado profissional em matemática PROFMAT , mais especificamente dentro da disciplina de Recursos Computacionais novas formas para adaptar o ensino a esse novo perfil de estudante que está cada vez mais integrado às novas tecnologias e cada vez menos interessado nos métodos tradicionais de ensino. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para usar os recursos computacionais que utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso dos recursos computacionais a partir da formação acadêmica dentro do PROFMAT .As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento deste trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e algumas questões buscando a opinião pessoal desses mestrandos que serão novos mestres em entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os mestrandos do PROFMAT no polo de Manaus-Am sediado pela UFAM que também são professores de matemática nas escolas públicas , no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a aceitação dos conteúdos e conhecimentos obtidos por parte dos mestrando são muito válidas e quando esses recursos são aplicados em sala de aula para os estudantes, a aceitação por parte destes que são o objetivo final de pesquisa do nosso trabalho, tem sido muito positiva, inclusive considerando indispensável uma disciplina como essa nos cursos de graduação em Matemática oferecidos Amazonas. Percebemos que o Governo de uma forma geral tem tomado medidas para que os recursos computacionais sejam oferecidos nas escolas do estado, mas que esses esforços podem ser melhorados. Fatores como falta de estrutura física, ausência de materiais como notebooks, tablets e outros, são fatores que atrapalham de certa forma que os alunos também utilizem esses recursos. Falta também cursos de formação, seja de extensão ou continuada , para que os nossos profissionais em educação sejam capacitados para utilizarem esses recursos em sala de aula, tornando suas aulas mais interessantes e atrativas. Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.por
dc.description.abstractBearing in mind that despite the educational indexes of external evaluation having improved a little in our state in the last years with regard to the quality of education in mathematics, we still have great challenges so that this discipline is really taught in a more attractive and acceptable way by our students. Thus, we seek through the professional master's program in mathematics PROFMAT, more specifically within the discipline of Computer Resources, new ways to adapt teaching to this new student profile that is increasingly integrated with new technologies and less and less interested in traditional methods education. Thus, public policies emerge having as one of the objectives to train teachers to use computational resources that use digital information and communication technologies-TDIC in basic education. This research aimed to investigate the perceptions, possibilities and challenges of mathematics teachers regarding the use of computational resources from academic training within PROFMAT. The theoretical bases of this research are anchored in: conceptual tendency, which permeates continuing education ; GHEDIN, 2012), digital information and communication technologies (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) and learning using TDIC (BORBA, 2010; 2013). For the development of this work, the qualitative approach was adopted, having as instruments of data collection: the documentary analysis, questionnaire and some questions seeking the personal opinion of these master students who will be new masters in a semi-structured interview. The Masters of PROFMAT at the Manaus-Am center hosted by UFAM, who are also mathematics teachers in public schools in the state of Amazonas, participated as research subjects. The data analysis was based on the Content Analysis technique proposed by Bardin (2011). The results obtained indicate that the acceptance of the contents and knowledge obtained by the students are very valid and when these resources are applied in the classroom for the students, the acceptance on the part of the students, who are the final research objective of our work, has been very positive, including considering a discipline like this indispensable in the undergraduate courses in Mathematics offered in Amazonas. We realize that the Government in general has taken steps to ensure that computational resources are offered in state schools, but that these efforts can be improved. Factors such as lack of physical structure, absence of materials such as notebooks, tablets and others, are factors that hinder students in some way also using these resources. There is also a lack of training courses, either extension or continuing, so that our education professionals are trained to use these resources in the classroom, making their classes more interesting and attractive. We perceive that teachers conceive learning possibilities such as the use of DICT, however, they find it difficult to use these in their didactic-pedagogical practices, mainly due to the following factors: available time of the teacher, lack of infrastructure and poor quality of the internet in schools .eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/38461/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RobervaniPaulo_PPGM.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/38723/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RobervaniPaulo_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)por
dc.subjectRecursos computacionais aplicados ao ensino de matemáticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleAlguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userPROFMATpor
dc.subject.userRecursos computacionaispor
dc.subject.userEnsino de matemáticapor
dc.subject.userEducaçãopor
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