???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrazão, Lucenir da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4029176031559329por
dc.contributor.advisor1Gusmão, Marta Silva dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041390600721249por
dc.contributor.advisor-co1Antunes, Ettore Paredes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5717478112353570por
dc.contributor.referee1Farias, Sidilene Aquino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984por
dc.contributor.referee2Gibin, Gustavo Bizarria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4695253173194100por
dc.date.issued2020-05-21-
dc.identifier.citationFRAZÃO, Lucenir da Silva. Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências: contribuições de atividades experimentais investigativas. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7866-
dc.description.resumoÉ indiscutível as contribuições das atividades experimentais realizadas em laboratórios para desenvolver habilidades, aprendizagem de conceitos, compreensão da natureza da Ciência e atitudes nos alunos. No entanto, ainda prevalecem os procedimentos experimentais fechados e descontextualizados nos laboratórios. A presente dissertação tem como objetivo identificar as possibilidades, limites e contribuições das atividades experimentais investigativas no ambiente laboratorial para o desenvolvimento de habilidades científicas, visando a formação inicial do professor de Ciências que atenda as orientações da Base Nacional Comum Curricular. As habilidades científicas nesta pesquisa aludem aos processos e métodos que os cientistas utilizam na construção de conhecimentos e na resolução de problemas abertos. Assim, a proposição de uma situação problema foi fundamental na condução da pesquisa, em diálogo com as ideias de Bachelard de que conhecimento tem sua origem em uma pergunta e que os problemas são favoráveis à formação do espírito científico. Para atingir nosso objetivo foi elaborada e aplicada uma oficina de experimentos, baseados na Metodologia Investigativa, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, com licenciandos em Física e em Química. Foram analisadas as habilidades científicas de projetar um experimento para testar uma hipótese, de conduzir um experimento de aplicação para testar uma hipótese, de coletar e analisar dados experimentais e de comunicar ideias. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário inicial, atividades escritas, analisadas por rubricas já validadas, e entrevistas realizadas após a oficina com os licenciandos participantes. Observou-se que os estudantes de Licenciatura em períodos finais dos seus cursos apresentam muitas dificuldades para elaborar uma hipótese que leve à solução de um problema. No entanto, constatou-se indícios relevantes de que as demais habilidades estudadas podem ser desenvolvidas em laboratório didático e contribuir com melhorias na formação inicial de professores de ciências.por
dc.description.abstractThe contributions of experimental activities performed in the laboratory for the development of abilities, learning concepts, understanding of the nature of science and attitudes in students are undeniable. However, closed and decontextualized experimental procedures in science laboratories still predominate. This dissertation aims to identify the possibilities, limits and contributions of experimental investigative activities in the laboratory environment for the development of scientific abilities, aiming at initial formation of a Science teacher, which fulfils the guidelines of the Common National Curricular Base. The scientific abilities in this research allude to the processes and methods that scientists use to build knowledge and solve open problems. Thus, the proposition of a problem situation was fundamental in conducting the research, in dialogue with Bachelard's ideas that knowledge has its origin in a question and that the problems are favorable to the formation of the scientific spirit. To achieve our goal, an experiment workshop was developed and applied, based on Investigative Methodology, at the Federal University of Amazonas, in Manaus, with undergraduate students in Physics and Chemistry. The scientific abilities of designing an experiment to test a hypothesis, conducting an application experiment to test a hypothesis, collecting and analyzing experimental data, and communicating ideas were analyzed. As data collection instruments, an initial questionnaire, written activities, analyzed by previously validated rubrics, and interviews conducted after the workshop with the participating undergraduates students were used. It was observed that undergraduate students in the final periods of their courses have many difficulties in developing a hypothesis that leads to the solution of a problem. However, it was found relevant evidence that the other abilities studied can be developed inlaboratory and contribute to improvements in the initial training of science teachers.eng
dc.description.sponsorshipSecretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas - SEDUCpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/39702/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LucenirFraz%c3%a3o_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectLaboratórios experimentaispor
dc.subjectProfessores de ciênciapor
dc.subjectAtividades Investigativaspor
dc.subjectCiência - Experiênciaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleHabilidades científicas na formação inicial de professor de ciências : contribuições de atividades experimentais investigativaspor
dc.title.alternativeScientific skills in initial teacher education sciences: contributions of experimental investigative activitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.infoO trabalho aborda sobre o potencial das atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades científicas com licenciandos de Física e Química. A abordagem é interessante de ser implementada na formação inicial docente pois apresenta aportes que são pedagogicamente coerentes com a natureza da Ciência como uma atividade humana e em constante relação com o pensar e o fazer.por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6462-722Xpor
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userAtividades Investigativaspor
dc.subject.userExperimentospor
dc.subject.userHabilidades Científicaspor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LucenirFrazão_PPGECIM.pdfDissertação_LucenirFrazão_PPGECIM10.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons