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dc.creatorVilas Boas, Hilasson Roberto Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8236075110410529por
dc.contributor.advisor1Gasnier, Thierry Ray Jehlen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4516956326681680por
dc.contributor.advisor-co1Farias, Sidilene Aquino de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984por
dc.contributor.referee1Brito, Luiz Carlos Cerquinho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257por
dc.contributor.referee2Forsberg, Maria Clara da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828727952044310por
dc.date.issued2020-06-29-
dc.identifier.citationVILAS BOAS, Hilasson Roberto Reis. Competências na aprendizagem e corresponsabilidade docente: percepções de docentes egressos de um Curso de Licenciatura em Ciências Naturais no Amazonas. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7870-
dc.description.resumoO sistema educacional brasileiro vem buscando, nas últimas décadas, implementar um modelo de formação escolar que assegure maior garantia de qualidade, o que envolve as ideias de uma educação integral, com estimulo ao desenvolvimento de diferentes dimensões do ser humano por meio da aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, de maneira crítico-reflexiva e a consequente mobilização destas aquisições para que sejam desenvolvidas diferentes competências. Não obstante, esse ideal estar incorporado no cerne de nossa legislação educacional mais recente, torna-se oportuno conhecer a percepção dos docentes em atividade a respeito do assunto e aprofundar essa discussão, tanto nas escolas, como entre aqueles encarregados de elaborar agendas governamentais, principalmente no que diz respeito às políticas públicas para a educação. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva contribuir com o debate, analisando a percepção de docentes egressos da licenciatura em Ciências Naturais sobre a importância de promovermos o desenvolvimento de competências durante a aprendizagem dos estudantes, especialmente na Educação Básica. Esta pesquisa contou com a participação de 21 entrevistados, sendo 15 docentes egressos do Curso de Ciências Naturais da UFAM, com atuação na Educação Básica e, 06 professores formadores do quadro da referida licenciatura. A coleta de dados envolveu um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo sob uma abordagem mista que combina os métodos quantitativo e qualitativo, com base em três Índices de Percepção sobre a Importância das Competências. A comparação entre as percepções dos grupos pesquisados apontou uma tendência de valorização ligeiramente maior de competências específicas de Ciências Naturais, seguidas pelas competências gerais e, finalmente, as competências de outras áreas do conhecimento que ficaram abaixo das anteriores. Buscou-se conhecer as competências mais valorizadas e aquelas consideradas de menor importância para os entrevistados. As falas dos entrevistados indicaram, de modo geral, que os docentes se consideram corresponsáveis pela implementação de estratégias que estimulem o desenvolvimento de competências durante a aprendizagem dos seus alunos. O professor de Ciências vem compreendendo a necessidade de implementar estratégias diversificadas em sala de aula, possibilitando aos estudantes a construção de aprendizagens significativas diretamente relacionadas com a utilização das diferentes linguagens, trabalho coletivo com estimulo à autonomia, ao pensamento científico, crítico e criativo; e, empatia e cooperação, entre outros aspectos que nortearam a definição de categorias de análise definidas à posteriori. Procuramos estabelecer uma relação entre estes fatores e as referidas percepções, análise que a nosso ver, reflete uma influência dos professores formadores sobre os formandos, durante as vivências no âmbito da licenciatura. Apesar fazerem referências a fatores diversos nas suas falas, não foi possível estabelecer uma relação significativa entre percepção e ação docente. Essa valorização de competências pelos entrevistados, nos leva a concluir que a formação inicial tem contribuído a ideia de atuação coletiva na qual estão inseridos elementos como interdisciplinaridade e responsabilidade nessa identidade docente.por
dc.description.abstractThe Brazilian educational system has been seeking, over the last decades, to implement a model of school education that ensures greater quality assurance, which involves the ideas of a comprehensive education, stimulating the development of different dimensions of the human being through the acquisition of new ones. knowledge, skills and attitudes, in a critical-reflexive way and the consequent mobilization of these acquisitions so that different competences are developed. Notwithstanding, this ideal is incorporated at the heart of our most recent educational legislation, it is opportune to know the conception of active teachers on the subject and to deepen this discussion, both in schools and among those charged with preparing government agendas, especially with regard to public policies for education. In this sense, this research aims to contribute to the debate, analyzing the conception of teachers who graduated from the Natural Sciences degree on the importance of promoting the development of skills during students' learning, especially in Basic Education. This research had the participation of 21 interviewees, being 15 professors who graduated from the Course of Natural Sciences at UFAM, working in Basic Education and, 06 teachers who form the framework of that degree. Data collection involved a questionnaire with closed questions and a semi-structured interview, whose data were interpreted in the light of Content Analysis under a mixed approach that combines quantitative and qualitative methods, based on three Concepts of Conception on the Importance of Skills. The comparison between the perceptions of the groups surveyed pointed to a tendency towards a slightly greater appreciation of specific skills in Natural Sciences, followed by general skills and, finally, the skills of other areas of knowledge that were below the previous ones. We sought to know the most valued skills and those considered to be of less importance to the interviewees. The interviewees 'statements indicated, in general, that the teachers consider themselves co-responsible for the implementation of strategies that stimulate the development of skills during their students' learning. The Science teacher has understood the need to implement diversified strategies in the classroom, enabling students to build meaningful learning directly related to the use of different languages, collective work with the encouragement of autonomy, scientific, critical and creative thinking; and, empathy and cooperation, among other aspects that guided the definition of categories of analysis defined a posteriori. We try to establish a relationship between these factors and the referred perceptions, an analysis that, in our view, reflects the influence of teacher educators on the trainees, during their experiences in the context of the degree. Despite making references to different factors in their statements, it was not possible to establish a significant relationship between conception and teaching action. This appreciation of skills by the interviewees leads us to conclude that initial training has contributed to the idea of collective action in which elements such as interdisciplinarity and responsibility are inserted in this teaching identity.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/39767/Disserta%c3%a7%c3%a3o_HilassonVilasBoas_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores de Ciências Naturaispor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectAprendizagem perceptivapor
dc.subjectCorresponsabilidade docentepor
dc.subjectDocentes Egressos do curso de Ciências Naturaispor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleCompetências na aprendizagem e corresponsabilidade docente: percepções de docentes egressos de um Curso de Licenciatura em Ciências Naturais no Amazonaspor
dc.title.alternativeCompetences in learning and teacher corresponsibility: perceptions of teachers who graduated from a Natural Sciences Degree course in Amazonaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoNão encontrei dificuldades, a plataforma é bem simples.por
dc.description.infoSim, O meu trabalho de pesquisa trata de uma temática pouco explorada e muito necessária no atual contexto em que nos encontramos, conhecendo as percepções dos docentes sobre a importância que atribuem ao desenvolvimento de competências por seus alunos, podemos conhecer um pouco mais sobre a direção em que a aprendizagem está caminhando. Não temos a intenção de trazer respostas definitivas, mas contribuir para o debate.por
dc.subject.userCompetênciaspor
dc.subject.userAprendizagempor
dc.subject.userCorresponsabilidadepor
dc.subject.userPercepçõespor
dc.subject.userDocentes Egressospor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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