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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: “JÁ SINTO O MANTO”: a tecitura ecossistêmica do pentecostal na Internet
Other Titles: “JÁ SINTO O MANTO”: the weave of the communicational ecosystems of the Pentecostal on the Internet
"JÁ SINTO O MANTO": el tejido de los ecosistemas de comunicación pentecostal en Internet
???metadata.dc.creator???: Silva, William Costa da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Renan Albuquerque
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salgado, André Wilson Archer Pinto
???metadata.dc.description.resumo???: Pesquisa científica de abordagem exploratória e explicativa, com aspectos metodológicos e procedimentos de condução da dissertação que se configuram como um Estudo de Caso. O estudo tem por objetivo discutir a representação do pentecostal na Internet, a partir de narrativas de vídeos de humor criados por Vini Rodrigues, intérprete do personagem pastor Jacinto Manto, em seu canal no Youtube. A pesquisa objetivou identificar estratégias de publicização; compreensão do estereótipo do evangélico na rede; e entendimento da representação do personagem diante das interações com os internautas. O método netnográfico foi utilizado como suporte para a imersão do pesquisador no ambiente on-line a fim de fazer levantamentos de dados, análise da amostra e considerações sobre o objeto. A perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais conduziu o olhar à identificação de fenômenos durante o processo comunicativo de interações, inter-relações e interconexões do objeto e sujeito com o meio, em sua complexidade, sustentado pelo referencial teórico proposto. Verificou-se, portanto, como as narrativas que definem a religiosidade de um pentecostal em um espaço off-line são desconstruídas na Internet, e como o humor pode representar esse processo de ruptura, ainda que encontre resistências por se “brincar com as coisas de Deus”. No ciberespaço há a ressignificação do pentecostal, que retorna ao meio evangélico e ocupa outros espaços, os quais ortodoxos. Com o estudo, constatou-se que o personagem torna-se uma webcelebridade e constrói a narrativa proselitista e acessível pelo humor, e usa de elementos da publicização em torno do personagem, para aumentar a lucratividade comercial.
Abstract: Investigación científica con un enfoque exploratorio y explicativo, con aspectos metodológicos y procedimientos para llevar a cabo la disertación que se configuran como un estudio de caso. El estudio tiene como objetivo discutir la representación del pentecostal en Internet, a partir de narraciones de videos de humor creados por Vini Rodrigues, un intérprete del personaje del pastor Jacinto Manto, en su canal de Youtube. La investigación tuvo como objetivo identificar estrategias publicitarias; comprensión del estereotipo de lo evangélico en la red; y la comprensión de la representación del personaje frente a las interacciones con los usuarios de Internet. El método netnográfico se utilizó para apoyar la inmersión del investigador en el entorno en línea con el fin de realizar encuestas de datos, análisis de muestras y consideraciones sobre el objeto. La perspectiva de los ecosistemas comunicacionales condujo a la identificación de fenómenos durante el proceso comunicativo de interacciones, interrelaciones e interconexiones del objeto y el sujeto con el entorno, en su complejidad, respaldado por el marco teórico propuesto. Se verificó, por lo tanto, cómo las narrativas que definen la religiosidad de un pentecostal en un espacio fuera de línea se deconstruyen en Internet, y cómo el humor puede representar este proceso de ruptura, a pesar de que encuentra resistencia al "jugar con las cosas de Dios". En el ciberespacio hay un nuevo significado de pentecostal, que vuelve al medio evangélico y ocupa otros espacios, que son ortodoxos. Con el estudio, se descubrió que el personaje se convierte en una celebridad web y construye la narrativa proselitista y accesible por humor, y utiliza elementos de publicidad en torno al personaje, para aumentar la rentabilidad comercial.
Keywords: Mídia digital
Mídia social
Youtube (Recurso eletrônico)
Celebridades da Internet
Ecossistemas Comunicacionais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Ecossistemas comunicacionais
Pentecostais
Youtube
Publicização
Internet
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Informação e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Citation: SILVA, William Costa da. “JÁ SINTO O MANTO”: a tecitura ecossistêmica do pentecostal na internet. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7871
Issue Date: 26-May-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

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