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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Capuchinhos e Tikuna: uma reflexão do campo social para além de Rios e Mares
???metadata.dc.creator???: Furtado, Jessilda Ribeiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Artemis de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Renato Izidoro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barros, Rosemarta Staub de
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo tem em seu núcleo propositivo identificar o campo social estabelecido entre os Freis Capuchinhos, oriundos da Úmbria na Itália, e os indíos da etnia Tikuna residentes na Aldeia Indígena de Belém do Solimões, em Tabatinga-AM, ressaltando suas abordagens e estratégias a fim de tornar seus preceitos científicos, suas vocações e suas atividades mais eficientes. Como objetivos específicos houve o levantamento histórico acerca da chegada dos Capuchinhos ao Amazonas, posterior deslocamento à Aldeia de Belém do Solimões, em Tabatinga-AM e a criação e implantação do MUMA – Museu Missionário Índios em Assis (Itália), ampliando o conhecimento sobre as práticas socioculturais e religiosas estabelecidas interculturalmente entre os Freis Capuchinhos e os Índios Tikuna e identificando os impactos socioculturais e estruturais na região de Belém do Solimões após a chegada dos religiosos. Portanto, a idéia foi maximizar o entendimento acerca do fenômeno das trocas entre as duas sociedades, analisando as práticas socializadoras nas suas dimensões moral, estética, política e econômica, para melhor compreendê-la e contextualizá-la na atualidade, a partir do discurso do campo social de Bourdieu (1983), segundo o qual dentre outras coisas, se define por objetos de disputas de interesses específicos que são irredutíveis aos objetos de disputas e aos interesses próprios de outros campos. Esta se ancora numa abordagem qualitativa, amparada principalmente na análise documental e bibliográfica, utilizando o desenho metodológico do tipo exploratório e descritivo, contando com o auxílio do uso das técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de observação. Tem-se como perspectiva de resultados, a relevância da história e da memória dos Capuchinhos e Tikuna como protagonistas de um encontro secular que engloba as posições sociais de um mesmo espaço social que possuem parâmetro de regras relacionadas umas com as outras, a partir dos diferentes capitais acumulados, como as riquezas do capital econômico, geradas a partir do acúmulo da cultura legítima, ou seja, o capital cultural/social, advindo do pertencimento a um determinado grupo social.
Abstract: The purpose of the study is to identify the social field established between the Capuchin friars, from Umbria, Italy, and the Ticuna Indians, residing in the Belém do Solimões Indigenous Village, in Tabatinga-AM, emphasizing their approaches and strategies. To make their scientific precepts, their vocations and their activities more efficient. As specific objectives there was the historical survey about the arrival of the Capuchins in the Amazon, later displacement to the Village of Belém do Solimões, Tabatinga-AM and the creation and implementation of the museum of the Indians in Assisi, Italy, expanding the knowledge about sociocultural and cultural practices. established interculturally between the Capuchin Friars and the Tikuna Indians and identifying the socio-cultural and structural impacts in the region of Belém do Alto Solimões after the arrival of the religious. Therefore, the idea was to maximize understanding about the phenomenon of exchanges between the two societies, analyzing socializing practices in their moral, aesthetic, political and economic dimensions, to better understand and contextualize it today, from the discourse of the Bourdieu's (1983) social field, according to which, among other things, it is defined by objects of specific interest disputes that are irreducible to the objects of dispute and the self-interests of other fields. It is based on a qualitative approach, supported mainly by documentary and bibliographical analysis, using the exploratory and descriptive methodological design, with the help of the use of bibliographic, documentary and observational research techniques. The perspective of results is the relevance of the history and memory of the Capuchins and Tikuna as protagonists of a secular meeting that encompasses the social positions of the same social space that have parameters related to each other, from the different accumulated capital, such as the riches of economic capital, generated from the accumulation of legitimate culture, that is, cultural / social capital, arising from belonging to a particular social group.
Keywords: Índios Ticuna
Aldeias indígenas
Freis Capuchinhos
Histórias de missionários
Missionários - Relações com os indígenas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Freis Capuchinhos
Aldeia Indígena de Belém do Solimões
Índios Ticuna
MUMA – Museu Missionário Índios em Assis (Itália)
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: FURTADO, Jessilda Ribeiro. Capuchinhos e Tikuna: uma reflexão do campo social para além de Rios e Mares. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7960
Issue Date: 10-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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