???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7962
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Mônica Martins da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8219799331109194por
dc.contributor.advisor1Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285por
dc.contributor.referee1Oliveira, Irlane Maia de-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Martins da. Ensino da Ecologia mediado por simulação computacional da Cadeia Alimentar. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7962-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta a aplicação de um modelo de simulação computacional para minimizar as dificuldades do processo ensino e aprendizagem do ensino de Ecologia a partir do uso de um modelo computacional da cadeia alimentar. O objetivo é analisar a construção de novos conceitos sobre a cadeia alimentar diante do processo de equilibração usando um modelo computacional. Para descrever a dinâmica dos sistemas biológicos desenvolveu-se um programa de simulação computacional com base no modelo presa-predador de Lotka-Volterra. O resultado é a construção de novos conceitos pelo aluno a partir da análise das respostas de experimentos e situações virtuais. A abordagem pedagógica é desenvolvida com base no construtivismo de Jean Piaget. Sob esta ótica, o modelo de simulação se apresenta como um instrumento de apoio ao ensino de Ecologia, auxiliando na aprendizagem de novos conceitos. Os instrumentos de pesquisa, a organização e categorização dos dados, privilegiaram aspectos discursivos, referente às respostas dos alunos, seguindo as orientações de Bardin (2011). O local de estudo foi uma escola municipal de Ensino Fundamental, com alunos do 6º ano, da cidade de Manaus/AM. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se que a simulação contribui para a construção do conhecimento e fornece um bom suporte para o aprendizado.por
dc.description.abstractThis dissertation presents the application of a computer simulation model to minimize the difficulties of the teaching and learning process of teaching Ecology from the use of a computational model of the food chain. The goal is to analyze the construction of new concepts on the food chain in the face of the equilibration process using a computational model. To describe the dynamics of biological systems, a computer simulation program was developed based on the Lotka-Volterra prey-predator model. The result is the construction of new concepts by the student from the analysis of the responses of experiments and virtual situations. The pedagogical approach is developed based on the constructivism of Jean Piaget. In this perspective, the simulation model presents itself as an instrument to support the teaching of Ecology, helping to learn new concepts. The research instruments, the organization and categorization of data, favored discursive aspects, referring to the students` responses, following the guidelines of Bardin (2011). The place of study was a municipal elementary school, with 6th grade students, from the city of Manaus / Am. Based on the results obtained, it was realized that the simulation contributes to the construction of knowledge and provides good support for learning.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/41251/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MonicaSilva_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCadeias alimentares (Ecologia)por
dc.subjectEcologia animal - Estudo e ensino (Ensino fundamental)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS BIOLOGICASpor
dc.titleEnsino da Ecologia mediado por simulação computacional da Cadeia Alimentarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userEnsino de Ecologiapor
dc.subject.userEquilibraçãopor
dc.subject.userCadeia Alimentarpor
dc.subject.userSimulação Computacionalpor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MonicaSilva_PPGECIM.pdfDissertação completa1.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.