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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7965
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Viabilidade econômica da produção do ASAC para uso no concreto asfáltico |
???metadata.dc.creator???: | Rocha Filho, Daniel |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Frota, Hidembergue Ordozgoith da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Sanches, Antonio Estanislau |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Conceição, Antonio Henrique Queiroz |
???metadata.dc.description.resumo???: | Sabe-se que a região Amazônica é carente de matéria prima superficial para obtenção de agregados pétreos usados na construção civil, mais precisamente em pavimentação. Muitos estudos têm sido realizados a fim de identificar um material alternativo que possa substituir a utilização do seixo rolado e a brita na produção do concreto asfáltico em virtude do alto custo destas matérias-primas, decorrente da distância de transporte das jazidas superficiais de rochas (brita), bem como o preocupante impacto ambiental oriundo da extração do seixo rolado dos leitos dos rios, aliado ao seu igualmente alto custo com transporte. Dentre tantos materiais alternativos estudados destaca-se o Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC) na substituição desses agregados graúdos, visto que a argila apresenta-se com uma grande reserva no Estado do Amazonas. A viabilidade desse material já teve sua comprovação técnica e ambiental. O que propomos neste estudo é a comprovação da viabilidade econômica do ASAC em substituição ao seixo rolado na produção do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) na pavimentação de rodovias de nossa região, especialmente em locais distantes de Manaus. |
Abstract: | It is known that the Amazon region lacks superficial raw material to obtain stony aggregates used in civil construction, more precisely in paving. Many studies have been carried out in order to identify an alternative material that can replace the use of rolled pebble and gravel in the production of asphalt concrete due to the high cost of these raw materials due to the transport distance of the superficial rock deposits (gravel), as well as the worrying environmental impact resulting from the extraction of the rolled pebble from river beds, combined with its equally high cost with transportation. Among so many alternative materials studied, the calcined clay synthesized aggregate (ASAC) stands out, replacing these coarse aggregates, since the clay presents a large reserve in the State of Amazonas.The viability of this material has already had its technical and environmental proof. What we propose in this study is the proof of the economic viability of ASAC in substitution for the rolled pebble in the production of Hot Machined Bituminous Concrete (CBUQ) in the paving of highways in our region, especially in places far from Manaus. |
Keywords: | Argila - Análise Brita Agregados (Materiais de construção) Concreto asfáltico Concreto Betuminoso Usinado a Quente |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | ENGENHARIAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Agregado sinterizado de argila calcinada Argila Agregado graúdo |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Tecnologia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais |
Citation: | ROCHA FILHO, Daniel. Viabilidade econômica da produção do ASAC para uso no concreto asfáltico. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7965 |
Issue Date: | 8-Sep-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais |
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