???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8024
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Saberes e fazeres da equipe técnica no sistema socioeducativo em meio aberto no município de Manaus: “as(os) especialistas são vocês!” Knowledge and practices of the technical team in the non-custodial socio-educational system in the city of Manaus: “The experts are you!”
???metadata.dc.creator???: Luna, Kíssia Valéria Cavalcanti 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sampaio, Cláudia Regina Brandão
First advisor-co: Mamed, Marcelo dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Ronaldo Gomes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tavares, Enio de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa enfoca as práticas das equipes psicossociais que atendem adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto nos CREAS - Centros de Referência Especializados de Assistência Social de Manaus-AM. Apesar de preferíveis às restritivas de liberdade, as medidas em meio aberto tem se caracterizado pela complexidade de sua operacionalização, resultando em incertezas por parte da equipe acerca da efetividade das ações desenvolvidas. A partir da execução do projeto “Espaço de Vivências em Socioeducação”, o qual promovia encontro entre as equipes profissionais onde as mesmas problematizavam o seu fazer, trocavam experiências e construíam conjuntamente propostas visando à solução de algumas de suas demandas, postulou-se realizar um estudo objetivando compreender as práticas destas profissionais, a partir da confrontação que realizam sobre o próprio fazer, destacando a potencialidade e a fragilidade de suas ações, atentando para os movimentos de mudança a fim de superar dificuldades. Tendo como base o referencial teórico da Psicologia Histórico-cultural e a Clínica da Atividade, propôs-se uma pesquisa de cunho qualitativo através de autoconfrontações simples e cruzadas com os profissionais dos cinco CREAS existentes da cidade. Nestas sessões, os participantes avaliaram o próprio fazer e de seus pares. Posteriormente, adolescentes atendidos pelas equipes foram entrevistados acerca do fazer dos profissionais responsáveis por acompanhar a medida. Como resultado, percebeu-se a criação de novos quadros discursivos para acolher e entender a potencialidade e a percepção de que em diferentes momentos do percurso do adolescente no sistema socioeducativo, as ações socioeducativas revelavam fragilidades. Com o auxílio da Teoria Fundamentada para a análise dos dados, construiu-se uma hipótese integradora que mostra que a prática é mediada por instrumentais e pela prescrição legal-institucional, com a presença de fatores que interferem negativamente no cumprimento da medida. Contudo, mediante as exigências do real da atividade, os profissionais apresentam variações de estilo que ora renovam, ora mantém o gênero profissional, no intuito de superar as dificuldades do fazer e ampliar o poder de agir individual e coletivamente. Concluiu-se que as autoconfrontações geraram envolvimento participativo dos profissionais, fator fundamental ao processo reflexivo, compreensão das instâncias do trabalho, desenvolvimento das equipes de trabalho e daquilo que faz o gênero profissional. Destaque é dado na hipótese integradora à mediação dos instrumentos em todas as esferas e relações concernentes ao processo socioeducativo, à criatividade da equipe na transformação do seu fazer e aos vínculos constituídos entre profissionais e jovens. As falas dos adolescentes atendidos pelas equipes de referência corroboram que o fazer desses profissionais favorece o estabelecimento de um ambiente favorável, promotor de mudanças na vida dos cumpridores de medida socioeducativa em meio aberto.
Abstract: This research focuses on the practices of psychosocial teams that assist adolescents in compliance with socio-educational measures in an open environment at CREAS [Specialized Reference Centers for Social Assistance] in Manaus, Amazonas. Although non-custodial measures are preferable to restricting freedom they are characterized by the complexity of their operationalization, resulting in uncertainties on the part of the team about the effectiveness of the actions developed. From the execution of the project “Socio-education Experiences Space”, which promoted meetings between professional teams where they problematized their work, exchanged experiences and jointly built proposals aimed at solving some of their demands, another study was proposed. This had the objective of understanding the practices of these professionals, from the confrontation they carry out on their own, highlighting the potential and fragility of their actions, focusing on the movements of change in order to overcome difficulties. Based on the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology and the Clinic of Activity, a qualitative research was proposed, through simple and cross-team confrontations with professionals from the city’s five existing CREAS. In these sessions, participants evaluated their own and their peers’ practice. Subsequently, adolescents, who were attended by the teams, were interviewed about the actions of the professionals responsible for monitoring the measure. As a result, it was observed that new discursive frameworks to welcome and understand the potential and fragility of socio-educational actions at different moments of the adolescent's journey were created. With the aid of Grounded Theory to analyse the data, an integrative hypothesis was built that shows that the practice is mediated by instruments and by the legal-institutional prescription, with the presence of factors that interfere negatively in the fulfillment of the measure. However, due to the demands of the reality of the practice, the professionals present variations of style that at different times either renew or maintain the professional genre, in order to overcome the difficulties of doing the work and expand the power to act individually and collectively. It was concluded that the self-confrontation method generates participatory involvement of professionals, a fundamental factor in the reflective process; understanding of work instances; development of work teams and understanding what defines the Professional genre, as presented by Yves Clot. Emphasis is given in the integrative hypothesis to the mediation of instruments in all spheres and relationships concerning the socio-educational process, the creativity of the team in transforming their actions and the bonds established between professionals and young people. The statements of the adolescents served by the teams corroborate that the actions of the teams build a favorable environment, that promotes changes in the lives of those who comply with non-custodial socio-educational measures.
Keywords: Medida socioeducativa em meio aberto
Psicologia do adolescente - Pesquisa
Centros de Referência Especializados de Assistência Social de Manaus
Psicologia Histórico-cultural
Transgressão da lei
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA SOCIAL
???metadata.dc.subject.user???: Adolescente em conflito com a lei
Equipe psicossocial
Autoconfrontação
Clínica da Atividade
Medidas socioeducativas em meio aberto
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: LUNA, Kíssia Valéria Cavalcanti. Saberes e fazeres da equipe técnica no sistema socioeducativo em meio aberto no município de Manaus: “as(os) especialistas são vocês!”. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8024
Issue Date: 7-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_KíssiaLuna_PPGPSI.pdfDissertação_KíssiaLuna_PPGPSI7.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.