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dc.creatorReis, Fernanda Tatiane dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599747824987449por
dc.contributor.advisor1Higuchi, Maria Inês Gasparetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061por
dc.contributor.referee1Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805por
dc.contributor.referee2Pagan, Alice Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208519054622204por
dc.contributor.referee3Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713086801587569por
dc.date.issued2020-10-27-
dc.identifier.citationREIS, Fernanda Tatiane dos Santos. O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8056-
dc.description.resumoAinda que, haja cidades sustentáveis ou mais integradas à natureza, o estilo de vida adotado por muitas metrópoles mundo afora, tem contribuído para o distanciamento das pessoas da natureza. No entanto, os Parques Verdes Urbanos (PVUs), apresentam uma excelente oportunidade de interconectar a natureza e as pessoas, e assim contribuir para a transformação da relação pessoa-natureza. No caso das crianças e adolescentes, as escolas são o meio majoritário do acesso ao ambiente natural e os professores os mediadores das relações dos estudantes com e na natureza. No presente estudo, se propôs compreender os sentidos dados ao PVU Bosque da Ciência (BC) como elemento diferenciador na Educação Ambiental (EA) em suas variadas dimensões, por grupos escolares do ensino básico de Manaus. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória por meio de um estudo de caso. Os instrumentos empregados foram Observação Walkthrough, Observação Mapa Comportamental, Entrevista e Desenho Coletivo, os participantes totalizaram 536 alunos e 25 professores. As informações geradas pelas observações permitiram a análise descritiva do ambiente e do comportamento dos professores e alunos que participaram de visitas escolares no BC. Esta pesquisa apresentou um inventário das potencialidades educativas existentes no BC. Os elementos naturais foram apontados pelos professores como estímulo para prática transdisciplinar, já para os alunos provocaram emoções, através de experiências sensoriais. Os alunos demonstraram desejo de aprender nessa imersão na natureza, em que houve vivências reflexivas que abarcam os diferentes objetivos da EA para a Cidadania Ambiental. O BC foi considerado educador por natureza pela maioria dos professores, mas alguns condicionaram o caráter educador à oferta de mediação capacitada e disponibilização de práticas educativas ao público escolar. Assim, se apresenta a gestão do BC, o desafio de oferecer formação aos professores, para a obtenção da competência de realização de visitas autônomas, com condições de incitar discussões produtivas e orientar processos de descoberta por parte dos alunos. Ao final são apresentadas algumas sugestões para a gestão do BC.por
dc.description.abstractThe lifestyle adopted by the big cities has contributed to the distancing of people from the natural world. However, the Green Urban Parks (PVUs), present an excellent opportunity to interconnect nature and people, and thus contribute to the transformation of the personnature relationship. In the case of children and adolescents, schools are the major means of access to the natural environment and teachers are the mediators of students' relationships with and in nature. The present study proposed to understand the meanings given to the PVU Bosque da Ciência (BC) as a differentiating element in Environmental Education (EA) in its varied dimensions, by school groups of basic education in Manaus. This is descriptiveexploratory research through a case study. The instruments used were Walkthrough Observation, Behavioral Map Observation, Interview and Collective Design, the participants totaled 536 students and 25 teachers. The information generated by the observations allowed a descriptive analysis of the environment and behavior of teachers and students who participated in school visits in BC. This research presented an inventory of the educational potentials existing in BC. The natural elements were pointed out by the teachers as a stimulus for transdisciplinary practice, while for the students they provoked emotions, through sensory experiences. The students showed a desire to learn in this immersion in nature, in which there were reflective experiences that embraced the different objectives of EA for Environmental Citizenship. The BC was considered intrinsically educator by nature by most teachers, but some conditioned the educator character to the provision of trained mediation and the provision of educational practices to the school public. Thus, the BC management is presented, the challenge of offering training to teachers, in order to obtain the competence to carry out autonomous visits, with conditions to encourage productive discussions and guide students' discovery processes. At the end, some suggestions for BC management are presented.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/42652/Disserta%c3%a7%c3%a3o_FernandaReis_PPGCASA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambientepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCidadania ambientalpor
dc.subjectCidades sustentáveispor
dc.subjectAntropologia urbanapor
dc.subjectRelação dos estudantes com a naturezapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIASpor
dc.titleO Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básicopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6525-4018por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9757-4304por
dc.subject.userParque Verde Urbanopor
dc.subject.userEducação Ambientalpor
dc.subject.userPotencialidade Educativapor
dc.subject.userAprendizagem ao ar livrepor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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