???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8065
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ENADE constrói pontes ou edifica muros? Uma leitura da formação profissional em Serviço Social no Amazonas
Other Titles: Does ENADE build bridges or build walls? A reading of professional training in Social Work in Amazonas
???metadata.dc.creator???: Costa, Tereza Raquel Negreiros do Nascimento 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Andrade, Roberta Ferreira Coelho de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Prates, Jane Cruz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pinheiro, Hamida Assunção
???metadata.dc.description.resumo???: A formação profissional em Serviço Social tem objetivo de proporcionar a construção de perfis profissionais alinhados com o projeto profissional que se direciona, de modo geral, à compreensão e intervenção crítica diante das expressões da questão social da sociedade capitalista, portanto, é necessária avaliação da formação e observação dos meios adotados para sua avaliação a fim de que seja observada se há coerência e real contribuição ao processo formativo. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar a avaliação da formação profissional em Serviço Social por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), com ênfase à apreciação dada aos cursos existentes no Estado do Amazonas nas várias edições deste instrumento avaliativo, com o intuito de contribuir para o aprimoramento do processo avaliativo. Para isto, os objetivos específicos foram problematizar a adoção do ENADE como meio de avaliação da formação em Serviço Social; avaliar os conteúdos das provas do ENADE com base nos núcleos de fundamentação da formação profissional em Serviço Social; e identificar a avaliação dada à formação profissional em Serviço Social no Amazonas a partir da ótica do ENADE. Foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica e documental, sob abordagem do enfoque misto (que engloba tanto os aspectos quantitativos quanto os qualitativos do objeto), de natureza explicativa, sob direcionamento do método crítico-dialético. Os materiais primordiais à análise foram as provas do ENADE, as legislações que regulamentam o exame e as diretrizes curriculares da formação em Serviço Social, como também os relatórios de área e de cada instituição que oferece o curso de Serviço Social do Amazonas, possibilitando que, por meio destes últimos documentos, visualizássemos o domínio dos estudantes sobre os conteúdos da formação a partir dos acertos e erros nas provas, e o conhecimento do perfil dos estudantes participantes do exame. Para captação dos dados a partir documentos, foram adotadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo que possibilitaram o conhecimento da estrutura e organização deles, bem como das intencionalidades entranhadas. Diante disto, foi identificado que o ENADE é insuficiente para avaliar a formação profissional, aqui em questão a formação em Serviço Social, representando reducionismo ao ser conduzido sem articulação com as demais propostas trazidas pelo SINAES (avaliação interna e externa, com visita in loco, alcançando discentes, docentes e técnicos-administrativos, dentre outras), mas, por outro lado, no que tange à sua função de exame de desempenho, possibilita aproximação sobre os conhecimentos obtidos pelos discentes durante a graduação.
Abstract: Professional training in Social Work aims to provide the construction of professional profiles aligned with the professional project that is directed, in general, to understanding and critical intervention in the face of the expressions of the social issue of capitalist society, therefore, it is necessary to evaluate the training and observation of the means adopted for its evaluation so that it is observed whether there is coherence and real contribution to the formative process. Thus, the research had as its general objective: to analyze the evaluation of professional training in Social Work through the National Student Performance Exam (ENADE), with an emphasis on the appreciation given to courses existing in the State of Amazonas in the various editions of this evaluation instrument, in order to contribute to the improvement of the evaluation process. For this, the specific objectives were to problematize the adoption of ENADE as a means of evaluating training in Social Work; evaluate the contents of ENADE's tests based on the foundations of professional training in Social Work; and to identify the assessment given to professional training in Social Work in Amazonas from the perspective of ENADE. Bibliographic and documentary research was carried out, under a mixed approach approach (which encompasses both quantitative and qualitative aspects of the object), of an explanatory nature, under the direction of the critical-dialectic method. The essential materials for the analysis were the ENADE tests, the laws that regulate the exam and the curricular guidelines for Social Service training, as well as the area reports and of each institution that offers the Amazonas Social Service course, allowing that, through these last documents, we could visualize the students' mastery over the training contents based on the successes and errors in the tests, and the knowledge of the profile of the students participating in the exam. In order to capture data from documents, the techniques of document analysis and content analysis were adopted, which enabled the knowledge of their structure and organization, as well as of their intentionalities. In view of this, it was identified that ENADE is insufficient to evaluate professional training, here in question the training in Social Work, representing reductionism when conducted without articulation with the other proposals brought by SINAES (internal and external evaluation, with on-site visit, reaching students, teachers and administrative-technicians, among others), but, on the other hand, with regard to their performance exam function, it allows approximation of the knowledge obtained by students during graduation.
Keywords: Estudantes de serviço social
Serviço social - Orientação profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Formação Profissional
Serviço Social
ENADE
Avaliação da Formação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Citation: COSTA, Tereza Raquel Negreiros do Nascimento. O ENADE constrói pontes ou edifica muros? Uma leitura da formação profissional em Serviço Social no Amazonas. 2020. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8065
Issue Date: 30-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_TerezaRaquel_PPGSS.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.