???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Duliane da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4889852166518861por
dc.contributor.advisor1Souza, Katiuscia dos Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167por
dc.contributor.referee1Souza, Katiuscia dos Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167por
dc.contributor.referee2Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552por
dc.contributor.referee3Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282200898786302por
dc.date.issued2020-06-23-
dc.identifier.citationGOMES, Duliane da Costa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino Aprendizagem de Oxirredução. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070-
dc.description.resumoA Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração.por
dc.description.abstractChemistry has been going through several challenges related to its teaching-learning process, among the obstacles, we highlight the lack of association of scientific concepts with everyday themes and strategies aimed at memorization, which do not faciltate the assimilation of chemical contents. Thus, the purpose of this research was as of on a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) aided by Information and Communication Technologies (ICTs), a teaching sequence that allows the use of several strategies, verify which concepts of oxirreduction have the significant learning facilitated. The research was based on the qualitative approach, guided by the participant research. The data were collected through questionnaires, narratives, activities pages and conversation circles at a Regular Public High School located in the city of Manaus, with the participation of 17 volunteers from the 2nd year and the results evaluated by content analysis. In the results, it was possible to identify evidence of significant learning, for the concepts of oxidation and reduction, oxidation reactions and reactivities with metals, and even that the use of ICTs, mainly the simulator, stimulated participation and collaborative activities.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/42886/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Duliane_Gomes_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICApor
dc.titleUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirreduçãopor
dc.title.alternativePotentially Significant Teaching Unit (PSTU) for Teaching Redox Learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9837-9335por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9837-9335por
dc.subject.userEnsino de Químicapor
dc.subject.userUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)por
dc.subject.userTecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s)por
dc.subject.userAprendizagem Significativapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Duliane_Gomes_PPGECIM.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons