???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8086
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Escola na comunidade: um diálogo entre o currículo e o etnoconhecimento nas comunidades de Vila Alencar e São Raimundo do Jarauá na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
???metadata.dc.creator???: Silva, José Nairo Paes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ribeiro, Odenei de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ponciano, Nilton Paulo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Matos, Gláucio Campos Gomes de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa vem trazer um discurso investigativo e crítico, sobre o currículo escolar e sua relação com os saberes práticos dos comunitários que residem em Vila Alencar e São Raimundo do Jarauá na RDS Mamirauá. Apresenta como objetivo central analisar sobre a possibilidade de contribuição do etnoconhecimento na construção do currículo escolar para ser trabalhado pedagogicamente nas comunidades rurais do Estado do Amazonas, numa perspectiva de discutir e dar novos significados às práticas curriculares. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, realizando um Caso de Estudo nas Escolas Municipais “Nossa Senhora de Fátima e Divino Espírito Santo”, especificamente com quatro professores que atuavam no Ensino Fundamental, lançando mão da entrevista semiestruturada, roda de conversa e da observação não participante. Assim sendo, a partir da análise e discussão dos resultados no corpo dos textos da Dissertação, foi possível constatar nos discursos e nas práxis pedagógica que ainda persiste uma visão tradicional de currículo, uma sequência documental que precisa ser seguida rigorosamente pelos profissionais de educação que trabalham nas comunidades, a qual se insere em uma perspectiva cultural conservadora, que fixa o conhecimento como fato, como informação. O etnoconhecimento é abordado muitas vezes de forma superficial em alguns conteúdos das disciplinas de História, Ciências, Língua Portuguesa, Artes e Geografia, o que os tornam enfraquecido sua preservação para as futuras gerações. Foi perceptível a descontextualização com a realidade dos alunos, tornando o empobrecimento da educação nas duas comunidades ribeirinhas trabalhadas. Contudo, apesar dos discursos dos professores sobre a importância da interdisciplinaridade dos conteúdos formais com os saberes das comunidades tradicionais, não demonstraram compreender o real sentido e o papel social do currículo escolar frente à necessidade de valorização do etnoconhecimento, continuam muito presos aos conhecimentos préestabelecidos nas propostas curriculares. Entretanto, as pessoas, os educandos que vivem e convivem em Vila Alencar e São Raimundo do Jarauá, possuem uma relação especifica com o etnoconhecimento e cumprem um papel fundamental nos processos de aprendizagens. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais que enfoque os saberes locais dos alunos de modo participativo e significativo, pois a valorização da cultura local, trabalhada no seio da Instituição Escola tem a capacidade de moldar a vida do indivíduo, preparando-o para a vida futura, por meio dos saberes que nela se produzem. Confirmou-se com a pesquisa que é preciso repensar concepções, ressignificar a prática do professor, dentro e fora de sala de aula, tendo como alvo principal o aluno e todos os grupos sociais que rodeiam o ambiente escolar, é preciso demostrar dados, a essas comunidades, de trabalhos didáticos pedagógicos, de Secretarias de Educação de brasileiras, que estão dando certo, após intervir pedagogicamente, a participação do etnoconhecimento na construção dos seus projetos e programas didáticos pedagógicos, com a valorização da diversidade da cultura local, afim de, estruturar os discursos no currículo escolar. É relevante que o aluno valorize, se aproprie e se reconheça no lugar onde é chamado a viver. E este lugar é na Amazônia, mais precisamente nas comunidades da área de proteção ambiental da RDS Mamirauá. Palavras-Chave: Currículo Escolar. Etnoconhecimento. Práxis pedagógica. Comunidade.
Abstract: This research work brings an investigative and critical discourse about the school curriculum and its relationship with ethno-knowledge in the communities of Vila Alencar and São Raimundo do Jarauá in RDS Mamirauá. Its main objective is to analyze the possibility of ethno-knowledge contribution in the construction of the school curriculum to be worked pedagogically in the rural communities of the State of Amazonas, in a perspective of discussing and giving new meanings to curricular practices. The research took a qualitative approach, conducting a Case Study in the Municipal Schools Nossa Senhora Fátima and Divino Espirito Santo, specifically with four teachers who worked in elementary school, using semi-structured interview, conversation wheel and non-participant observation. Thus, from the analysis and discussion of the results in the body of the dissertation texts, it was possible to verify in the discourses and pedagogical praxis that a traditional view of curriculum still persists, a documentary sequence that needs to be strictly followed by the education professionals who work in communities, which fits into a conservative cultural perspective that fixes knowledge as fact, as information. The ethno-knowledge is often superficially approached in some contents of the disciplines of History, Sciences, Portuguese Language, Arts and Geography, what makes them their preservation for the future generations weakened. It was noticeable the decontextualization with the reality of the students, making the impoverishment of education in the two riverside communities worked. However, despite the teachers' discourses on the importance of the interdisciplinarity of formal contents with the knowledge of traditional communities, they have not shown to understand the real meaning and social role of the school curriculum in view of the need for the valorization of ethno-knowledge. established in the curriculum proposals. However, people, learners living and living in Vila Alencar and São Raimundo do Jarauá, have a specific relationship with ethno-knowledge and play a fundamental role in learning processes. Public educational policies that focus on students' local knowledge in a participatory and meaningful way are necessary, because the appreciation of the local culture, worked within the School Institution, has the ability to shape the individual's life, preparing them for future life. through the knowing that they are produced in it. It was confirmed with the research that it is necessary to rethink conceptions, to redefine the teacher's practice, inside and outside the classroom, having as main target the student and all the social groups that surround the school environment, it is necessary to show data to these communities, pedagogical didactic works, Brazilian Education Departments, which are working, after pedagogical intervention, the participation of ethno-knowledge in the construction of their projects and pedagogical didactic programs, with the appreciation of the diversity of the local culture, in order to structure the discourses in the school curriculum. It is relevant that the student values, appropriates and recognizes himself in the place where he is called to live. And this place is in the Amazon, more precisely in the communities of the environmental protection area of RDS Mamirauá. Key words: School Curriculum. Ethno-knowledge. Pedagogical praxis. Community
Keywords: Proposta curricular para a Educação Básica
Saberes tradicionais
Etnoconhecimento
Desenvolvimento sustentável
Base Nacional Comum Curricular
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Currículo escolar
Etnoconhecimento
Práxis pedagógica
Comunidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SILVA, José Nairo Paes da. Escola na comunidade: um diálogo entre o currículo e o etnoconhecimento nas comunidades de Vila Alencar e São Raimundo do Jarauá na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8086
Issue Date: 7-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JoséNairo_PPGSCA.pdfDissertação_JoséNairo_PPGSCA4.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons