???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Samuel António de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987173485540385por
dc.contributor.advisor1Pinto, Valmir Flôres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130116166946781por
dc.contributor.referee1Barba, Clarides Henrich de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572407003327880por
dc.contributor.referee2Andrade, Aldair Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4261012017955416por
dc.contributor.referee3Jafar, Jafar Silvestre-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940632513102394por
dc.date.issued2021-01-26-
dc.identifier.citationSOUSA, Samuel António de. Currículo de filosofia no ensino secundário geral do 2º em Moçambique. 2021. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8113-
dc.description.resumoNesta pesquisa analisamos sobre o currículo de Filosofia no Ensino Médio do 2º ciclo em Moçambique, depois de ter sido excluída de 1975 a 1998. Durante séculos, a Filosofia serviu como instrumento de submissão e dominação dos povos africanos ao sistema colonizador. Em Moçambique a reflexão filosófica podia chamar atenção e provocar revolta ou insurreição. Após a Independência, o ensino de Filosofia foi menosprezado e não incluído no currículo do Ensino Médio do 2º ciclo. O seu regresso aos currículos escolares se deu apenas a partir de 1998. A relevância da pesquisa está em propor a reflexão e o debate em torno do ensino de Filosofia e no seu aprimoramento para formação da consciência crítico-reflexiva, conforme destacam os professores entrevistados ao longo da pesquisa de campo nas três escolas visitadas na região Norte de Moçambique. Dos 08 (oito) professores que trabalham com Filosofia, envolvidos nesta pesquisa, 03 (três) são formados na área, isto é, 37,5%, caracterizando, assim, a necessidade de qualificação de mais profissionais para atuar com o ensino de Filosofia. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar se o currículo de Filosofia contempla a formação crítico-reflexiva dos estudantes inseridos no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo em Moçambique. Em termos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como uma questão aberta e realizamos a revisão bibliográfica, com enfoque qualitativo, utilizando a consulta documental descritiva para a obtenção dos dados. Em termos de resultados, a partir da quarta seção, sobre o currículo de Filosofia no Ensino Médio em Moçambique: resultados e análises, conclui-se que, para uma boa formação dos estudantes, conforme os dados colhidos com os professores, os documentos analisados e os conteúdos de ensino de Filosofia, há necessidade de melhorias físicas dos ambientes, qualificação dos professores e investimentos nas infraestruturas. Ressaltamos que esta pesquisa foi possível com colaboração e participação dos professores de Filosofia entrevistados. Apesar das condições não ideais que encontramos para o pleno exercício da docência, esta é a realidade que exige investimentos em políticas públicas como constatamos na pesquisa.por
dc.description.abstractIn this research we analyzed the Philosophy curriculum in secondary education in Mozambique, after being excluded from 1975 to 1998. For centuries, Philosophy served as an instrument of submission and domination of African peoples to the colonizing system. In Mozambique, philosophical reflection could attract attention and provoke revolt or insurrection. After Independence, the teaching of philosophy was neglected and not included in the high school curriculum of the 2nd cycle. Its return to school curricula, only started in 1998. The relevance of the research is to propose reflection and debate around the teaching of Philosophy and in its improvement for the formation of critical-reflexive awareness as highlighted by the teachers interviewed during the field research in the three schools visited in the northern region of Mozambique. Of the 08 (eight) teachers who work with Philosophy, involved in this research, only 03 (three) are graduated in the area, that is, 37.5%, thus characterizing the need for the qualification of more professionals to work with the teaching of Philosophy. In methodological terms, this research is characterized as an open question and we carried out the bibliographic review, with a qualitative focus, using the descriptive documentary consultation to obtain the data. The research is divided into sections, with the following division: introduction; section of the historical context of education in Mozambique; in the third section, the methodological design of the research; and in the fourth section the Philosophy curriculum in secondary education in Mozambique: results and analyzes. Finally, the final considerations, the used bibliography and the annexes that constitute important data to complete the research on the Philosophy Curriculum in General Secondary Education of the 2nd cycle in Mozambique. We emphasize that this research was possible with the collaboration and participation of the interviewed Philosophy professors. Despite the non-ideal conditions that we found for the full exercise of teaching, this points out for a reality that requires investments in public policies, as we found in the research.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/43477/Disserta%c3%a7%c3%a3o_SamuelAnt%c3%b3nio_PPGCH.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Secundário Geralpor
dc.subjectConsciência crítico-reflexivapor
dc.subjectFilosofia (Ensino médio)por
dc.subjectMoçambique (Ensino)por
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleCurrículo de filosofia no ensino secundário geral do 2º em Moçambiquepor
dc.title.alternativePhilosophy curriculum in 2nd general secondary education in Mozambiqueeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoO sistema do TEDE, é muito importante e facilitador. Parabéns.por
dc.description.infoO trabalho de dissertação foi uma pesquisa sobre o currículo de Filosofia em Moçambique, que poderá ficar disponível para a comunidade universitária visando o intercâmbio internacional.por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8225-372Xpor
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5460-6302por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2950-9033por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5205-9766por
dc.subject.userEducação colonialpor
dc.subject.userCurrículopor
dc.subject.userFilosofia no ensino secundáriopor
dc.subject.userMoçambiquepor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SamuelAntónio_PPGCH.pdfDissertação_SamuelAntónio_PPGCH2.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.