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dc.creatorMonteiro, Anne Karollynne Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295395572597493por
dc.contributor.advisor1Frota, Consuelo Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200047916528088por
dc.contributor.advisor-co1Frota, Hidembergue Ordozgoith da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700103079488064por
dc.contributor.referee1Paula, Marcos Marques da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465127865782783por
dc.contributor.referee2Fortes, Rita Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5750241706620755por
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Anne Karollynne Castro. Análise da composição asfáltica com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC) segundo modelo reológico viscoelástico linear de Huet-Sayegh. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8114-
dc.description.resumoO método vigente de dimensionamento brasileiro de pavimentos atua com três parâmetros: índice de suporte, parâmetros climáticos e tráfego. Aliado a isso, os pavimentos são um sistema complexo, isto é, compreendem diversas camadas, em especial a camada de revestimento, que contém na sua composição o ligante betuminoso, material cujo comportamento quanto à deformação é dualístico: elástico e viscoso. Para descrever esse fenômeno, utiliza-se a previsão do comportamento tensão-deformação mediante análise do ensaio de módulo complexo. Para o presente trabalho, foram analisadas duas composições asfálticas, provenientes de trabalhos do Grupo de Pesquisa em Geotecnia (GEOTEC/UFAM): Concreto Asfáltico (CA), sob flexão a quatro pontos, e mistura SMA, no tocante ao comportamento uniaxial de corpos-de-prova cilíndricos. A metodologia utilizada foi o ajuste de curvas baseado nos dados experimentais de Módulo Complexo |E*| e frequência, relativo ao Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), para que se encontrassem os parâmetros do Modelo Reológico de Huet-Sayegh. A análise numérica demostrou a aplicabilidade do modelo para determinação do comportamento viscoelástico linear, nas faixas de temperaturas e frequências adotadas.por
dc.description.abstractThe current Brazilian pavement design method works with three parameters: support index, climatic parameters and traffic. Allied to this, the floors are a complex system, that is, they comprise several layers, especially the asphalt concrete, which contains in its composition the bituminous binder, a material whose behavior in terms of deformation is dualistic: elastic and viscous. To describe this phenomenon, the stress-strain behavior prediction is used by analyzing the complex modulus test. For the present work, two asphalt compositions from the work of Geotechnical Group (GEOTEC/UFAM) were analyzed: Asphalt Concrete (CA), under four-point bending test, and SMA mixture, with respect to the uniaxial behavior of cylindrical specimens. The methodology used was the adjustment of curves based on the experimental data of Complex Modulus |E*| and frequency, relative to the Ordinary Least Squares (OLS), to find the parameters of the Huet-Sayegh Rheological Model. The numerical analysis demonstrated the applicability of the model for determining the linear viscoelastic behavior, in the adopted temperature and frequency ranges.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/43475/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AnneKarollynne_PPGCEM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcreto asfálticopor
dc.subjectModelo Reológico de Huet-Sayeghpor
dc.subjectComportamento viscoelástico linearpor
dc.subjectComportamento uniaxialpor
dc.subjectComportamento tensão-deformaçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.titleAnálise da composição asfáltica com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC) segundo modelo reológico viscoelástico linear de Huet-Sayeghpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1766-2823por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2178-185Xpor
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1089-8761por
dc.subject.userMétodo dos Mínimos Quadradospor
dc.subject.userHuet-Sayeghpor
dc.subject.userMódulo Complexopor
dc.subject.userMistura Asfálticapor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

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