???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Cimara Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0574913707967722por
dc.contributor.advisor1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552por
dc.contributor.referee1Oliveira, Irlane Maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707por
dc.contributor.referee2Carvalho, Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7477930844649639por
dc.date.issued2020-06-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Cimara Pereira dos. Interatividade, necessidade contemporânea no processo de ensino e aprendizagem. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8190-
dc.description.resumoO Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências, é considerado como um dos mais complexos, pois, as práticas pedagógicas estão atreladas a uma praxe tradicionalmente atuante que, parece não se alterar sob a justificativa de inúmeras dificuldades. Estamos na era do desenvolvimento tecnológico, do advento da internet sendo explorada através de incontáveis ferramentas disponíveis. No entanto, o âmbito educacional parece não ter desenvolvido para acompanhar essa evolução, ainda se pratica o mesmo método de séculos atrás para ensinar os conceitos científicos tão essenciais para o indivíduo, e muitas vezes sem sucesso. Com a evolução tecnológica veio a chamada interatividade, denominada por muitos como a mais nova forma de se comunicar, tornando as fronteiras da troca informação quase que inexistente então, como a interatividade pode contribuir para a apropriação de conceitos científicos dos estudantes de ensino médio? Essa pesquisa tem a intenção de estudar a apropriação de conceitos científicos do indivíduo através da interatividade, porém, a partir de uma interatividade com foco principalmente na interação entre um conjunto de indivíduos e do meio no qual estão inseridos, estando interessados na construção de algo, ainda assim, explorando os recursos tecnológicos. Baseando-se nos estudos psicológicos sobre o sociointeracionismo de Lev. Vygotsky, no que diz respeito, a aquisição do conhecimento científico que se dá através do ensino sistematizado e aprofundado do conhecimento cotidiano, adquirido através da interação social, elaborou-se um estudo de um modelo pedagógico baseado na interatividade, com a intenção de intervir e avaliar quais os aspectos didáticos e metodológicos são interessantes para construção do conceito científico. O local da pesquisa é uma instituição de ensino localizada na cidade de Manaus- AM, e desenvolvida com uma turma da disciplina de Física. Através da proposta, visa-se apontar aspectos didáticos para a exploração de recursos diferenciados e práticas efetivas no desenvolvimento do Processo de Ensino e Aprendizagem sobretudo, na construção de conceitos científicos.por
dc.description.abstractThe Science Teaching and Learning Process is considered to be one of the most complex, as pedagogical practices are linked to a traditionally active practice that does not seem to change under the justification of numerous difficulties. We are in the age of technological development, the advent of the internet being explored through the countless tools available. However, the educational field does not seem to have developed to accompany this evolution, the same method of centuries ago is still being used to teach the scientific concepts so essential to the individual, and often without success. With the technological evolution came the so-called interactivity, called by many as the newest way of communicating, through the technological fruits making the frontiers of information exchange almost non-existent, so which aspects of this interactivity would be important for an educational change focused on construction of scientific knowledge? This research intends to study the appropriation of scientific concepts of the individual through interactivity, however, from an interactivity focusing mainly on the interaction between a set of individuals and the environment in which they are inserted, being interested in the construction of something, still, exploring technological resources. Based on Lev. Vygotsky's psychological studies on sociointeractionism, with regard to the acquisition of scientific knowledge, which takes place through systematic and in-depth teaching of everyday knowledge, acquired through social interaction. With this, a study of a pedagogical model based on interactivity was made, with the intention of intervening and evaluating which didactic and methodological aspects are interesting for the construction of the kinetic concept, the research site is an educational institution located in the city of Manaus - AM, and developed with a Physics class. The proposal aims to point out didactic aspects for the exploration of differentiated resources and effective practices in the development of the Teaching and Learning Process, especially in the construction of scientific concepts.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/44800/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CimaraSantos_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934por
dc.subjectSociointeracionismopor
dc.subjectEnsino sistematizadopor
dc.subjectEstudantes do ensino médiopor
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleInteratividade, necessidade contemporânea no processo de ensino e aprendizagempor
dc.title.alternativeInteractivity, a contemporary necessity in the teaching and learning processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7114-0073por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8807-4810por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5754-4127por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5381-955Xpor
dc.subject.userProcesso de Ensino e Aprendizagempor
dc.subject.userInteratividadepor
dc.subject.userConceitos Científicospor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CimaraSantos_PPGECIM.pdfDissertação_CimaraSantos_PPGECIM3.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons