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dc.creatorSouza, Mauro Roberto Freire de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1762848946776302por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Gilson Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9075952334039287por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Renan Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5718379036623772por
dc.contributor.referee2Gonçalves, Gustavo Soranz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4114607555133728por
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Mauro Roberto Freire de Souza. A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8238-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta a rede social Facebook em uma perspectiva transdisciplinar do conceito de Ecossistema Comunicacional, integrando arcabouços teóricos para a construção de uma proposta teórico-metodológica na construção dos conceitos de Protagonismo, Pseudo-Protagonismo e Tribos Morais. Resultado de tempos pós-modernos que possibilitaram a criação de um ambiente baseado na individualidade, na tomada do espaço público pelo discurso privado e pelo agrupamento identitário em detrimento das questões públicas e do bem-comum, a rede social Facebook é analisada com base na bricolagem teórica conjuntiva aplicada metodologicamente em uma pesquisa netnográfica aos acontecimentos ocorridos no ambiente virtual, tendo como ponto de partida as eleições de 2018, que fomentaram a divisão identitária do país nos mais variados níveis. Trata-se de uma abordagem que considera as redes sociais como um ambiente ecossistêmico comunicacional complexo, de cunho privado e capitalista, portanto, forjado para gerar lucro, que molda as superestruturas e direciona as formas de interação entre os atores, que são, ao mesmo tempo, sujeitos e objetos que se auto organizam autopoieticamente sob a ilusória autonomia que transforma posts em engajamento no intuito de atingir os objetivos dos interesses comerciais de quem paga a conta. É a análise de um ambiente ecossistêmico comunicacional em toda a sua complexidade e dialogicidade dos elementos que o constituem.por
dc.description.abstractThis dissertation presents the social network Facebook in a transdisciplinary perspective of the concept of Communicational Ecosystem, integrating theoretical frameworks for the construction of a theoretical-methodological proposal in the construction of the concepts of Protagonism, Pseudo-Protagonism and Moral Tribes. The result of postmodern times that made possible the creation of an environment based on individuality, the taking of public space by private discourse and the grouping of identity to the detriment of public issues and the common good, the social network Facebook is analyzed from the bricolage theoretical conjunctiva applied methodologically in a netnographic research to the events occurred in the virtual environment, starting with the elections of 2018, which fomented the identity division of the country in the most varied levels. It is an approach that considers social networks as a complex, private, capitalist ecosystem communication environment, forged to generate profit, which shapes the superstructures and directs the forms of interaction between the actors, who are, at the same time, subjects and objects that self-organize autopoietically under the illusory autonomy that transforms posts into engagement in order to reach the goals of the commercial interests of those who pay the bill. It is the analysis of a communicational ecosystem in all its complexity and dialogue of the elements that constitute it.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/45483/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MauroRoberto_PPGCCOM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectBricolagem teórica conjuntivapor
dc.subjectAgrupamento identitáriopor
dc.subjectTribos moraispor
dc.subjectTeias de relaçõespor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebookpor
dc.title.alternativeCommunication in social networks ecosystem - an approach to protagonism, pseudo-protagonism and moral tribes on Facebookeng
dc.title.alternativeLa comunicación en el ecosistema de las redes sociales: una abordaje acerca de protagonismo, el pseudoprotagonismo y las tribus morales en Facebookspa
dc.title.alternativeCommunication dans l'écosystème des médias sociaux - une approche du protagonisme, du pseudo-protagonisme et des tribus morales sur Facebookfra
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4756-4105por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3923-9938por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1506-3018por
dc.subject.userEcossistema Comunicacionalpor
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userFacebookpor
dc.subject.userComplexidadepor
dc.subject.userProtagonismopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

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