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dc.creatorAmorim, Ida de Fátima de Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541427721095402por
dc.contributor.advisor1Barros, João Luiz da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083por
dc.contributor.referee1SILVA, Iolete Ribeiro da-
dc.contributor.referee1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/6024598140248335por
dc.contributor.referee2Cunha, Aldeneia Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2859351350019658por
dc.contributor.referee3Dias, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974por
dc.contributor.referee4Duarte, Edison-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9024804718504149por
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationAMORIM, Ida de Fátima de Castro. O PROAMDE enquanto espaço formativo: um estudo de caso. 2021. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8268-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de análise o Programa de Atividades Motoras para Deficiente (PROAMDE), gerenciado pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), enquanto espaço formativo para os acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física. Trata-se de um programa institucionalizado pela UFAM que parte da premissa de que as pessoas com as mais variadas deficiências, estão inseridas num contexto social e cultural, as quais possuem dimensões motoras, afetivas e cognitivas, e que aprendem e se desenvolvem na inserção/interação com os outros. Partindo do pressuposto de que os indivíduos são sujeitos em construção inseridos num processo histórico e que se desenvolvem a partir das vivências sociais e culturais, com possibilidades emancipatórias e de libertação numa relação com o outro. Deste modo, acreditamos que o professor deve vislumbrar seus alunos para além daquilo que estes demonstram ser no cotidiano, sendo necessário que se faça uma reflexão maior sobre questões fundamentais das relações interpessoais e formativas entre professor e aluno. A pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: De que maneira o PROAMDE contribui na formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em EF da FEFF/UFAM, para atuar no atendimento a alunos com deficiência junto a alunos sem deficiência nas escolas públicas de educação básica de Manaus? Para responder a tal questão, elencamos como objetivo geral, verificar de que maneira os licenciados em EF que participaram do PROAMDE, estavam conduzindo suas aulas nas escolas públicas de educação básica de Manaus, tendo como perspectiva a inclusão de alunos com deficiência junto a alunos sem deficiência. E como objetivos específicos buscamos identificar como as experiências adquiridas no PROAMDE contribuíram para o desenvolvimento de suas aulas com alunos com deficiência na educação básica; além disso, procuramos conhecer qual a abordagem pedagógica adotada por estes professores para atuar junto a estes alunos, e por fim conhecer o modelo de ensino da EF evidenciado nas escolas públicas de Manaus para o atendimento de alunos com deficiência. O processo metodológico para atingir os objetivos da pesquisa se deu através de uma pesquisa bibliográfica em artigos, dissertações e teses, publicados em anais dos principais eventos das áreas da Educação e da EF até o ano de 2021, na base de dados das plataformas SCIELO e CAPES. Realizamos uma Análise Documental sobre todo o processo de criação, estruturação e consolidação do PROAMDE enquanto Projeto até chegar à condição de Programa institucionalizado atuante no ensino, pesquisa e extensão da UFAM. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, realizamos uma entrevista semiestruturadas com os egressos do curso de EF da FEFF/UFAM que atuaram no PROAMDE como bolsistas e/ou voluntários durante o período de formação docente, além da equipe pedagógica representada pela ex coordenadora do Programa, e a atual coordenadora. Após a realização das entrevistas, pudemos constatar que o PROAMDE de fato representa um espaço formativo que consegue contribuir na formação de acadêmicos de diversos cursos, tanto de licenciatura quanto de bacharelado. Acadêmicos estes tanto da UFAM, quanto de outras IES que buscam parcerias com o Programa. Os dados coletados mostraram que a experiência vivenciada pelos egressos da FEFF/UFAM no PROAMDE, muito lhes auxilia em suas atividades docentes na Educação Básica, permitindo a estes a realização de um trabalho voltado à inclusão de alunos com deficiência em suas aulas de EF. Esperamos que nossa pesquisa tenha contribuído significativamente para os professores de EF principalmente da região Amazônica, que já sentem grandes dificuldades em desenvolver um trabalho voltado aos aspectos regionais, tendo em vista que os grandes centros urbanos das demais regiões do nosso país, ditam praticamente todas as formas didáticas e metodológicas de ensino, desconsiderando quase que totalmente as características regionais de cada Estado, assim, nossa pesquisa demonstrou o quanto se faz necessário nossos professores conhecerem aspectos preponderantes de nossa região para assim poder contribuir para o desenvolvimento regional de nosso povo. Além disso, mostrando que o PROAMDE, enquanto um Programa institucionalizado de uma universidade pública federal da Região Amazônica, atua no sentido de promover maior aproximação na relação universidade-escola de educação básica, principalmente no processo de inclusão de alunos com deficiências nas aulas de EF em turmas comuns, sob a perspectiva da educação inclusiva, demonstrando ser um Programa de referência tanto a nível regional quanto nacional no que se refere as práticas de ensino de pessoas com deficiência.por
dc.description.abstractThis research has as object of analysis the Motor Activities Program for Disabled (PROAMDE), managed by the Faculty of Physical Education and Physiotherapy (FEFF) of the Federal University of Amazonas (UFAM), as a formative space for undergraduate students in Physical Education. It is a program institutionalized by UFAM that is based on the premise that people with various disabilities are inserted in a social and cultural context, which have motor, affective and cognitive dimensions, and that they learn and develop in the insertion/interaction with others. Assuming that the individuals are subjects in development inserted in a historical process and that evolves from the historic-social livings, with emancipatory possibilities and freedom in a relationship with other- In this way, we believe that the teacher must see his students beyond what they show themselves to be in their daily lives, and that it is necessary to reflect more on the fundamental issues of interpersonal and formative relationships between teacher and student. the research aims to answer the following question: In what way does PROAMDE contribute to the formation of undergraduate students of FEFF/UFAM, to work with students with disabilities and students without disabilities in public basic education schools in Manaus? To answer this question, we listed as a general goal, to verify how the undergraduates in PE who participated in PROAMDE, were conducting their classes in public basic education schools in Manaus, having as a perspective the inclusion of students with disabilities along with students without disabilities. And as specific objectives we sought to identify how the experiences acquired in PROAMDE contributed to the development of their classes with students with disabilities in basic education; in addition, we sought to know what pedagogical approach adopted by these teachers to work with these students, and finally to know the PE teaching model used in public schools in Manaus to serve students with disabilities. The methodological process to achieve the research objectives was through a bibliographic research in articles, dissertations, and theses published in annals of the main events in the areas of Education and PE until the year 2021, in the database of SCIELO and CAPES platforms. We performed a document analysis of the whole process of creation, structuring and consolidation of PROAMDE as a project until it reached the condition of an institutionalized program active in teaching, research and extension at UFAM. As for the data collection procedures, we conducted semi-structured interviews with the former students of the PE course of FEFF/UFAM who worked in PROAMDE as scholarship recipients and/or volunteers during the period of teacher training, in addition to the pedagogical team represented by the former coordinator of the Program, and the current coordinator. After the interviews, we could see that PROAMDE in fact represents a formative space that can contribute to the formation of students from various courses, both undergraduate and graduate. These students from UFAM, as well as from other HEIs that seek partnerships with the Program. The data collected showed that the experience of FEFF/UFAM graduates in PROAMDE helps them a lot in their teaching activities in Basic Education, allowing them to work towards the inclusion of students with disabilities in their PE classes. We hope that our research has contributed significantly to the PE teachers, mainly in the amazonic region, which feel great struggles in developing a work directed to the regional aspects, having in sight the greater urban centers of the other regions of our country, that states practically all the didactic and methodologic ways of teaching, ignoring almost completely the regional caracteristics of each state, this way, our research showed up how important t is for our teachers to know the predominant aspects of our region to contribute to the regional development of our people. Besides showing that PROAMDE, as an institutionalized program of an amazonic federal public university, acts to promote greater rapprochement in the university-school of basic education relationship, especially in the process of inclusion of students with disabilities in PE classes in regular classes, under the perspective of inclusive, showing to be a referral program in such a regional to national level in relation to the practical teaching of people with disabilities.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/45952/Tese_IdaAmorim_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação inclusiva - Manaus (AM)por
dc.subjectIntegração social - Manaus (AM)por
dc.subjectEducação física para pessoas com deficiênciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleO PROAMDE enquanto espaço formativo: um estudo de casopor
dc.typeTesepor
dc.description.infoO trabalha representa um estudo pioneiro sobre um Programa Institucionalizado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), que atende a um público específico de pessoas com deficiência, e contribui para a formação de futuros profissionais da área da Educação Física.por
dc.contributor.advisor1orcid0000-0001-5459-8691por
dc.creator.orcid0000-0001-9749-8631por
dc.subject.userEducação Físicapor
dc.subject.userFormação de Professorespor
dc.subject.userRelação Universidade-Escolapor
dc.subject.userInclusãopor
dc.subject.userPessoa com Deficiênciapor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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