???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8363
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia |
???metadata.dc.creator???: | Teixeira, Silvia Katherine Pacheco |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Sidney Antonio da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Santos, Sandro Martins Almeida |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Joseph, Handerson |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nesta dissertação propomos pensar os modos de sociabilidade manifestados pelas crianças em contexto de migração a partir da escola municipal Prof. Waldir Garcia. Há cerca de dez anos, em meados de 2011, começaram a chegar a essa escola as primeiras crianças imigrantes haitianas e, desde então, o fluxo de pessoas vindas desse país se tornou constante dentro dessa escola. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como as crianças haitianas da primeira e da segunda geração manifestam, ou não, múltiplos sentidos de pertencimento nas suas relações sociais e familiares a partir dessa escola. A partir da noção de pertencimento, queremos compreender como essas crianças representam a si mesmas através da interação nos grupos com os quais elas convivem, e como elas dão sentido as suas vidas a partir desse contexto que intersecciona condições de migração e formas de educação. |
Abstract: | In this dissertation we propose to think about the modes of sociability manifested by children in the context of migration from the municipal school Prof. Waldir Garcia. About ten years ago, in mid-2011, the first Haitian immigrant children began to arrive at this school, and since then, the flow of people from that country has become constant within this school. The general objective of this research is to understand how Haitian children of the first and second generation manifest, or not, multiple meanings of belonging in their social and family relationships from this school. From the notion of belonging, we want to understand how these children represent themselves through interaction in the groups with which they live, and how they give meaning to their lives from this context that intersects migration conditions and forms of education. |
Keywords: | Relações sociais Relações familiares Condições de migração Processo de educação Imigrantes haitianos |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIÊNCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Crianças haitianas Segunda geração escola Sociabilidade Pertencimento |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
Citation: | TEIXEIRA, Silvia Katherine Pacheco. Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia. 2021. 118 f. Dissertação, (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8363 |
Issue Date: | 14-Jun-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Antropologia Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_SilviaKatherine_PPGAS.pdf | Dissertação_SilviaKatherine_PPGAS | 2.5 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.