???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8363
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Silvia Katherine Pacheco 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Sidney Antonio da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Sandro Martins Almeida
???metadata.dc.contributor.referee2???: Joseph, Handerson
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta dissertação propomos pensar os modos de sociabilidade manifestados pelas crianças em contexto de migração a partir da escola municipal Prof. Waldir Garcia. Há cerca de dez anos, em meados de 2011, começaram a chegar a essa escola as primeiras crianças imigrantes haitianas e, desde então, o fluxo de pessoas vindas desse país se tornou constante dentro dessa escola. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como as crianças haitianas da primeira e da segunda geração manifestam, ou não, múltiplos sentidos de pertencimento nas suas relações sociais e familiares a partir dessa escola. A partir da noção de pertencimento, queremos compreender como essas crianças representam a si mesmas através da interação nos grupos com os quais elas convivem, e como elas dão sentido as suas vidas a partir desse contexto que intersecciona condições de migração e formas de educação.
Abstract: In this dissertation we propose to think about the modes of sociability manifested by children in the context of migration from the municipal school Prof. Waldir Garcia. About ten years ago, in mid-2011, the first Haitian immigrant children began to arrive at this school, and since then, the flow of people from that country has become constant within this school. The general objective of this research is to understand how Haitian children of the first and second generation manifest, or not, multiple meanings of belonging in their social and family relationships from this school. From the notion of belonging, we want to understand how these children represent themselves through interaction in the groups with which they live, and how they give meaning to their lives from this context that intersects migration conditions and forms of education.
Keywords: Relações sociais
Relações familiares
Condições de migração
Processo de educação
Imigrantes haitianos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Crianças haitianas
Segunda geração escola
Sociabilidade
Pertencimento
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: TEIXEIRA, Silvia Katherine Pacheco. Haitianos em Manaus: pertencimento e processos de sociabilidade a partir da escola municipal professor Waldir Garcia. 2021. 118 f. Dissertação, (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8363
Issue Date: 14-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SilviaKatherine_PPGAS.pdfDissertação_SilviaKatherine_PPGAS2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.