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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A casa familiar rural e a pedagogia da alternância no amazonas: a prática de um currículo educacional contextualizada à realidade amazônica
???metadata.dc.creator???: Mourão, Reinaldo Ramos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Renilda Aparecida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Jarliane da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Soares, Artemis de Araujo
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo aqui proposto resulta de uma abordagem acerca do contexto histórico de um movimento social do campo no Amazonas, que, a partir da metade da década de 1990, por meio da Pedagogia da Alternância das Casas Familiares Rurais – CFRs organizou uma escola que prática uma educação contextualizada a realidade do aluno, a fim de melhorar a condição sociocultural de comunidades ribeirinhas no Amazonas. O trabalho foi realizado por meio de um estudo qualitativo, bibliográfico, documental e com uso de procedimentos etnográficos e as teorias contemporâneas, como a complexidade, a interdisciplinaridade e o multiculturalismo, que buscaram entender as condições históricas que levaram esses movimentos a organizar uma escola que pratica um ensino pautado e voltado ao contexto sociocultural local. A abordagem foi realizada a partir de recortes ou fragmentos da realidade vivenciada por seus participantes, a fim de entender a complexidade, as integrações e as complementaridades existentes entre as escolas em alternância e o cotidiano dos alunos. Sabendo que estas têm uma proposta educacional que funciona por meio de ciclos de estudos, com tempos e espaços formativos distintos, que ocorrem entre a escola e a propriedade familiar ou espaço profissional e sua complexidade de vivências, práticas e diversidade. Sendo essa uma experiência chegou ao Brasil por volta do ano de 1960 e, aos poucos, foi reproduzida em outros estados brasileiros, dentre os quais o Amazonas, que ocorreu por meio da iniciativa dos movimentos sociais do campo, que promoveu debate com a finalidade de colocar em prática, um projeto de educação que se contrapõe a um processo político histórico de invisibilidade e exclusão da população residente no campo. Principalmente no que tange a oferta de uma educação equitativa, de qualidade e que dialogue com as particularidades, necessidades e problemáticas, presentes nessas comunidades. Tendo em vista que numa escola que adota a pedagogia da alternância, esses processos são realizados a partir da prática educacional que se integra à realidade e à prática cotidiana do aluno, sua família e comunidade. E permiti assim conhecer as potencialidades, as necessidades, as problemáticas, a cultura, o meio e o modo de vida dessas. E assim definir o plano de ensino a ser trabalhado pela escola rumo à satisfação dos anseios destas. Disso tudo é preciso refletir que o conhecimento adquirido durante o processo de ensino, principalmente no tange a escola estudada. Reflete-se no cotidiano dos atores envolvidos, por meio de ações que resultam na criação, organização e valorização de empreendimentos socioeconômicos, bem como na constituição de novas formas de organização, gestão e uso dos recursos, como, a consolidação dos acordos de pesca e de organizações cooperativas e associativas, assim como de outras ações que almejam desenvolver e fortalecer o meio ambiente, a cultura e o conhecimento nessas comunidades. Muitas destas realizadas com a participação e empenho realizado por alunos e egressos desta escola e que ajudam a melhor as condições vida das comunidades e suas famílias.
Abstract: The study proposed here results from an approach about the historical context of a social movement in the countryside in Amazonas, which, from the mid-1990s, through the Pedagogy of the Alternation of Rural Family Houses - CFRs, organized a school that practices a education contextualized the student's reality, in order to improve the socio-cultural condition of riverside communities in Amazonas. The work was carried out through a qualitative, bibliographic, documentary study using ethnographic procedures and contemporary theories, such as complexity, interdisciplinarity and multiculturalism, which sought to understand the historical conditions that led these movements to organize a school that practices guided teaching and geared to the local socio-cultural context. The approach was carried out based on clippings or fragments of the reality experienced by its participants, in order to understand the complexity, integrations and complementarities that exist between alternating schools and the students' daily lives. Knowing that these have an educational proposal that works through study cycles, with different times and formative spaces, that occur between the school and the family property or professional space and its complexity of experiences, practices and diversity. This being an experience arrived in Brazil around 1960 and, little by little, it was reproduced in other Brazilian states, among which Amazonas, which took place through the initiative of the rural social movements, which promoted a debate with the purpose of put into practice, an education project that opposes a historical political process of invisibility and exclusion of the population residing in the countryside. Especially when it comes to offering an equitable, quality education that dialogs with the particularities, needs and problems present in these communities. Bearing in mind that in a school that adopts alternation pedagogy, these processes are carried out from the educational practice that is integrated with the reality and daily practice of the student, his family and community. And so I made it possible to know their potential, their needs, their problems, their culture, environment and way of life. And so to define the teaching plan to be worked on by the school in order to satisfy their desires. Of all this, it is necessary to reflect that the knowledge acquired during the teaching process, mainly regarding the studied school. It is reflected in the daily lives of the actors involved, through actions that result in the creation, organization and enhancement of socioeconomic enterprises, as well as in the constitution of new forms of organization, management and use of resources, such as the consolidation of fisheries agreements and cooperative and associative organizations, as well as other actions that aim to develop and strengthen the environment, culture and knowledge in these communities. Many of these were carried out with the participation and commitment made by students and graduates of this school and which help to improve the living conditions of communities and their families.
Keywords: Comunidade ribeirinha
Etnografia
Prática pedagógica
Educação - Estudo e ensino
Educação - Aspectos sociais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: CFR
Pedagogia da alternância
Complexidade
Movimento social
Educação do campo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: MOURÃO, Reinaldo Ramos. A casa familiar rural e a pedagogia da alternância no amazonas: a prática de um currículo educacional contextualizada à realidade amazônica. 2019. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8380
Issue Date: 6-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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