???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8397
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma proposta de ensino problematizado sobre a tabela periódica para a educação de jovens e adultos
???metadata.dc.creator???: Reis, Larissa Tereza dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oda, Welton Yudi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Renato Henrique de
???metadata.dc.description.resumo???: Em busca de um ensino de química participativo, que se construa a partir do diálogo entre educadores e educandos, esta pesquisa buscou investigar as contribuições de um ensino problematizado em Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encontrou-se na teoria de Paulo Freire a humanização do ensino e a reflexão sobre a educação transformadora, o embasamento necessário para as discussões do trabalho. As atividades foram desenvolvidas a partir dos três momentos pedagógicos, sobre o conteúdo Tabela Periódica dos Elementos. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois foram consideradas as relações sociais entre os sujeitos de pesquisa dentro do processo de ensinoaprendizagem, sendo eles estudantes da EJA, os quais possuem uma realidade específica, desta forma foi adotado o Estudo de Caso como delineamento de pesquisa. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários, observação, roda de conversa e produção textual. Os dados foram avaliados a luz da análise textual discursiva. A temática Química e Saúde emergiu através da investigação preliminar da realidade e do universo vocabular dos educandos, possibilitando a abordagem problematizadora da Tabela Periódica. Como resultados, as principais contribuições foram o aumento do interesse e participação no que se refere ao conhecer cada vez mais sobre a química e entendê-la como um instrumento de leitura e interpretação do mundo. A partir da abordagem problematizadora da tabela periódica, percebeu-se que os conhecimentos conceituais mais desenvolvidos e expressos em diferentes momentos pelos educandos, foram os relacionados a constituição das substâncias, elementos químicos e moléculas, assim como os conceitos que a tabela periódica nos fornece, tais como os números atômicos, os símbolos e as propriedades.
Abstract: In search of a participative teaching of chemistry, which builds on the dialogue between educators and students, this research search to investigate the contributions of problematized teaching in Chemistry in Education of Youth and Adult (EJA). It was found in Paulo Freire's theory the humanization of teaching and the reflection on transformative education, the necessary foundation for work discussions. The activities were developed from the three pedagogical moments, on the Periodic Table of Elements content. The research has a qualitative character, as the social relations between the research subjects within the teaching-learning process were considered, as EJA students, who have a specific reality, so the Case Study was adopted as a research design. The instruments used in data collection were questionnaires, observation, conversation circle and text production. Data were evaluated for discursive textual analysis. The theme Chemistry and Health emerged through the preliminary investigation of the reality and vocabulary universe of the students, enabling the problematizing approach of the Periodic Table. As a result, the main contributions were the increase in interest and participation with regard to knowing more about chemistry and understanding it as an instrument for reading and interpreting the world. From the problematizing approach of the periodic table, it was noticed that the most developed conceptual knowledge and expressed at different times by the students were related to the constitution of substances, chemical elements and molecules, as well as the concepts that the periodic table provides us, such as atomic numbers, symbols, and properties.
Keywords: Química - Estudo e ensino
Química e saúde
Tabela periódica
Elementos químicos
Ensino e aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Química
Problematização
Educação de Jovens e Adultos
Três Momentos Pedagógicos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: REIS, Larissa Tereza dos Santos. Uma proposta de ensino problematizado sobre a tabela periódica para a educação de jovens e adultos. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8397
Issue Date: 12-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LarissaReis_PPGQ.pdfDissertação_LarissaReis_PPGQ2.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons