???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8400
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Proposta de indicadores de desempenho para avaliar as contribuições do PIBIC na formação acadêmica e científica dos estudantes egressos no âmbito da Faculdade de Tecnologia da UFAM |
???metadata.dc.creator???: | Costa Júnior, Mário Norberto da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Oliveira, Marcelo Albuquerque de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Soeiro Júnior, Jaime Casanova |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Chaar, Jamal da Silva |
???metadata.dc.description.resumo???: | Diante de uma realidade de constante mudanças e competitividade, são requeridas a cada dia novas habilidades e competências para operar numa sociedade difusa e complexa. Os Programas de Iniciação Científica são um meio excelente para a promoção e ensino de habilidades científicas que permitirão conquistar essas novas competências. Entretanto, convém acompanhar se esses Programas estão alcançando os objetivos esperados com os recursos disponíveis. Assim, esta pesquisa teve como objetivo propor indicadores de desempenho para avaliação das contribuições do Programa de Iniciação Científica na formação acadêmica e científica dos estudantes egressos do PIBIC da UFAM e, em especial, no âmbito da Faculdade de Tecnologia dessa Instituição. Para tanto, foi necessário mapear os dados do PIBIC da UFAM no período de 2008 a 2018, caracterizando o perfil dos egressos do Programa dos cursos da UFAM e da Faculdade de Tecnologia e da Faculdade de Estudos Sociais, realizando um comparativo entre o desempenho dos discentes egressos do PIBIC/PAIC da Faculdade de Tecnologia e da Faculdade de Estudos Sociais com os apresentados no Relatório de Geral do PIBIC (CNPq) no período de 2016-2018 e apresentando a proposta de indicadores gerenciais de avaliação da Iniciação Científica da UFAM. A metodologia adotada foi a pesquisa por meio de estudo exploratório e descritivo, baseada na coleta de dados mediante aplicação de formulário eletrônico encaminhado aos egressos da Iniciação Científica da FES e FT. O resultado foi um delineamento do desenvolvimento do PIBIC/PAIC, no período em questão, com a indicação das principais características dos pesquisadores graduandos. Isso facilitou na construção e validação de indicadores de desempenho para acompanhamento das ações de Iniciação Científica. Entretanto, estudos futuros poderão ser direcionados para a uma verificação mais abrangente de outras Unidades da UFAM, considerando ainda a percepção dos professores-orientadores quanto à pesquisa científica para os alunos da graduação. |
Abstract: | Facing a reality of constant change and competitiveness, new skills and competencies are required every day to operate in a diffuse and complex society. Scientific Initiation Programs are an excellent means of promoting and teaching scientific skills that will enable the achievement of these new competencies. However, it is important to monitor whether these programs have been achieving the expected goals with the available resources. Thus, this research aimed to propose performance indicators for evaluating the contributions of the Scientific Initiation Program in the academic and scientific training of students graduating from PIBIC at UFAM and within the scope of the Faculty of Technology of this Institution. To do so, it was necessary to map the data of the PIBIC of UFAM in the period from 2008 to 2018, characterizing the profile of the egresses of the Program of the courses at UFAM and at Faculty of Technology and the Faculty of Social Studies, making a comparison between the performance of PIBIC/PAIC egress students of Faculty of Technology and Faculty of Social Studies with those presented in the General Report of PIBIC (CNPq) in the period 2016-2018 and presenting the proposal of management indicators of evaluation of the Scientific Initiation of UFAM. The adopted methodology was the research through the exploratory and descriptive study, based on data collection through the application of an electronic form sent to the egresses of Scientific Initiation of FES and FT. The result was an outline of the development of PIBIC/PAIC, in the period in question, with the indication of the main characteristics of the undergraduate researchers. This has enabled the construction and validation of the performance indicators for monitoring Scientific Initiation actions. However, future studies might be directed towards a broader verification of other UFAM Units, and further, considering the perception of professors-advisors regarding scientific research for undergraduate students. |
Keywords: | Habilidades científicas Ensino e aprendizagem Ensino superior - pesquisa Incentivo à pesquisa Pesquisa e inovação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | ENGENHARIAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Iniciação Científica Pesquisa Acadêmica Indicadores de Desempenho Universidade |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Tecnologia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
Citation: | COSTA JÚNIOR, Mário Norberto da. Proposta de indicadores de desempenho para avaliar as contribuições do PIBIC na formação acadêmica e científica dos estudantes egressos no âmbito da Faculdade de Tecnologia da UFAM. 2021.143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8400 |
Issue Date: | 2-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_MarioNorberto_PPGEP.pdf | Dissertação_MarioNorberto_PPGEP | 2.21 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License