???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Márcia Gama da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905629218971973eng
dc.contributor.advisor1Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084eng
dc.contributor.referee1Silva, Iolete Ribeiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335eng
dc.contributor.referee2Maciel, Antônio Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8865923724231718eng
dc.date.issued2020-12-28-
dc.identifier.citationSILVA, Márcia Gama da. Prática pedagógica em contexto amazônico. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8414-
dc.description.resumoEsta Dissertação é resultado do projeto de pesquisa intitulado Prática Pedagógica em Contexto Amazônico que teve a questão norteadora: como está sendo realizada a prática pedagógica dos/as docentes em relação à identidade cultural dos/as alunos/as em sala de aula? Teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos/as docentes, considerando a identidade cultural dos/as alunos/as, a fim de compreender a realidade em que vivem. Foi orientado por dois objetivos específicos: 1) identificar a concepção docente em relação a sua prática pedagógica; 2) verificar a articulação entre conteúdos pedagógicos e a realidade sociocultural dos/as alunos/as. A metodologia utilizada, quanto à abordagem, foi a qualitativa (MINAYO, 1994). O estudo é de natureza analítica e o método Hermenêutico-Dialético (MINAYO, 1996; CAMPOS, 2008; BRITO, 2016). Quanto aos procedimentos para coleta de dados, utilizamos o roteiro de entrevistas semiestruturado com perguntas fechadas e abertas, respondidas individualmente. A pesquisa abrangeu 10 professores do Ensino Médio, sendo 7 da área de Humanas e 03 da área de Exatas, com idade entre 28 a 57 anos, dos quais 06 do sexo masculino e 04 do sexo feminino. O local da pesquisa foi o Distrito de Itapeaçu-AM (município de Urucurituba-AM) e abrangeu a única Escola Estadual. A análise articulou-se ao longo do texto, considerando os aspectos prática pedagógica, identidade cultural, planejamento relacionado ao contexto amazônico, conteúdos pedagógicos e a realidade sociocultural dos/as alunos/as. O resultado da pesquisa evidencia a constatação de que os/as professores/as entendem que é preciso levar em consideração a identidade cultural, considerando o contexto amazônico e a realidade sociocultural dos/as alunos/as, mediados pela prática pedagógica docente. Portanto, a pesquisa trouxe contribuições aos saberes, práticas pedagógicas e metodológicas dos/as professores/as que se colocam e se impõem em um espaço a ser conquistado, devido aos desafios culturais e pela compreensão das diferenças. Assim sendo, sugerimos que haja outras discussões no que tange à valorização cultural e que este trabalho dê continuidade às discussões para outros pesquisadores sobre a prática docente em contexto amazônico.eng
dc.description.abstractThis Dissertation is the result of a research project entitled Pedagogical Practice in the Amazonian Context that had the guiding question: how is the pedagogical practice of the teachers in relation to the cultural identity of the students in the classroom being carried out? It had as general objective to analyze the pedagogical practice of the teachers, considering the cultural identity of the students, in order to understand the reality in which they live. It was guided by two specific objectives: 1) to identify the teaching concept in relation to its pedagogical practice; 2) to verify the articulation between pedagogical content and the socio-cultural reality of the students. The methodology used, as to the approach, was qualitative (MINAYO, 1994). The study is of an analytical nature and the Hermeneutic-Dialectic method (MINAYO, 1996; CAMPOS, 2008; BRITO, 2016). As for the procedures for data collection, we used the semi-structured interview script with closed and open questions, answered individually. The research covered 10 high school teachers, 7 from the Humanities and 03 from the Exact area, aged between 28 and 57 years, of which 06 are male and 04 are female. The research site was the District of Itapeaçu-AM (municipality of Urucurituba-AM) and covered the only State School. The analysis was articulated throughout the text, considering the aspects of pedagogical practice, cultural identity, planning related to the Amazon context, pedagogical contents and the socio-cultural reality of the students. The result of the research evidences the finding that teachers understand that it is necessary to take cultural identity into consideration, considering the Amazonian context and the socio-cultural reality of students, mediated by the teaching pedagogical practice. Therefore, the research brought contributions to the knowledge, pedagogical and methodological practices of the teachers who place themselves and impose themselves in a space to be conquered, due to cultural challenges and the understanding of differences. Therefore, we suggest that there are other discussions regarding cultural appreciation and that this work continue discussions with other researchers about teaching practice in the Amazon context.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/msword*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/48500/Disserta%c3%a7%c3%a3o_M%c3%a1rciaSilva_PPGE.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino - Metodologia - Urucurituba (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titlePrática pedagógica em contexto amazônicoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoNão senti dificuldades, tendo em vista que segui as orientações do Manual de Autodepósito da Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD/UFAM). Material de fácil compreensão. Parabéns à equipe do Sistema de Biblioteca da Universidade Federal do Amazonas!eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1247-5674eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4780-4957eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9416-6866eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0250-4213eng
dc.subject.userPrática pedagógicapor
dc.subject.userIdentidade culturalpor
dc.subject.userDocentepor
dc.subject.userContexto amazônicopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MárciaSilva_PPGE825.98 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.