???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8448
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As doenças parasitárias na Educação Popular: uma proposta metodológica na formação permanente de professores da Educação de Jovens e Adultos de Manaus
???metadata.dc.creator???: Pereira, Odon Brasil 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oda, Welton Yudi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Hoffmann, Marilisa Bialvo
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino bastante difundida no Brasil e procurada por um número expressivo de estudantes que buscam investir na retomada dos estudos, por motivos variados. Seu público é formado por pessoas que carregam biografias, anseios e conhecimentos diversos, que precisam ser incorporados nas práticas docentes. Ainda que saibamos que os processos formativos sejam fundamentais para o ensino geral e na EJA, evidencia-se, comumente, práticas docentes com abordagens conteudistas e descontextualizadas. Este estudo qualitativo, tem como objetivo analisar, por meio da Investigação Temática - IT, de que maneira metodologias educacionais alicerçadas na educação popular e no universo temático do educando, poderiam contribuir nos processos de formação permanente do professor e no ensino de Biologia na EJA, com foco na temática universal das doenças parasitárias intestinais, comuns e importantes, porém negligenciadas. Buscou-se, para tal, pesquisas sobre formação e ensino, que investigam os saberes dos estudantes e também um embasamento nos pressupostos freirianos, que defendem uma pedagogia problematizadora, dialógica, criticizadora e, acima de tudo, humana, que valorize os conhecimentos dos estudantes, no intuito de aproximá-los dos conhecimentos tradicionais e científicos. Em paralelo, fez-se levantamento de quais metodologias estão sendo utilizadas pelos docentes de Biologia, ao abordarem o tema das parasitoses. Durante a execução do trabalho, as investigações foram realizadas in loco, numa escola da EJA/Manaus, com alunos e professores de Biologia do 2º Fase/Noturno. No decorrer da IT, devido à Pandemia do novo Coronavírus, foram priorizadas as etapas do Levantamento Preliminar da Realidade – LPR (abordagem inicial, questionários e entrevistas) e da Codificação, para nossas análises, discussões e metas. Ao se investigar os professores participantes da pesquisa, constatou-se que estes utilizam práticas, predominantemente, tradicionais, que remetem à “educação bancária”, priorizam a disciplinaridade, indicam estar desmotivados, desacreditados no modelo EJA e no potencial dos estudantes, além de alegarem carência de recursos e materiais didáticos na escola. Sobre o tema das parasitoses, os educadores reconhecem sua importância, porém raramente ou nunca abordam este conteúdo nas aulas. Os estudantes têm idade entre 18 e 62 anos e afirmam ter confiança nos professores, escola e ensino, no entanto, sobre as enteroparasitoses, expressaram pouca afinidade e conhecimento genérico, apesar de demonstrarem que, boa parte do que sabem, foi aprendido com seus pais, avós e bisavós, principalmente sobre o tratamento de doenças, apesar de usarem preferencialmente remédios alopáticos aos naturais, o que pode indicar um enfraquecimento da transmissão de conhecimentos tradicionais, no contexto da vida urbana. Os resultados desta investigação indicam que conhecer e compreender o universo temático do aluno por meio da IT, é viável e pode proporcionar elementos formativos essenciais para a prática docente, ao valorizar a realidade e o conhecimento do aluno, em busca de uma consciência reflexiva e crítica, disseminando os conhecimentos tradicionais. Ao fim do trabalho, apresenta-se uma proposta metodológica alicerçada nas discussões e resultados desta investigação dialógica, construída a partir de dois encontros entre professores, alunos e pesquisador.
Abstract: EJA – Youth and Adult Education is a very widespread type of teaching in Brazil and sought after by a significant number of students who seek to invest in the return of their studies, for various reasons. The audience is made up of people who carry diverse biographies, desires and knowledge, which need to be incorporated into teaching practices. Although we know that training processes are fundamental for general education and in EJA, teaching practices with content and decontextualized approaches are commonly evident. This qualitative study aims to analyze, through Thematic Investigation, how educational methodologies based on popular education and on the thematic universe of the student, could contribute to the processes of permanent teacher education and biology teaching in EJA, with a focus on the universal theme of intestinal parasitic diseases, common and important, but neglected. To this end, research on education and training was sought, which investigates the knowledge of students and also a basis on Freirean assumptions, which defend a problematizing, dialogical, critical and, above all, human pedagogy that values students' knowledge, in order to bring them closer to traditional and scientific knowledge. In parallel, a survey was made of which methodologies are being used by Biology professors, when approaching the topic of parasitic diseases. During the execution of the work, the investigations were carried out in loco, in a school of EJA/Manaus, with high school students and professors of Biology of the night shift/2nd phase. During the Thematic Investigation, due to the new Coronavirus Pandemic, the Preliminary Reality Survey – LPR (initial approach, questionnaires and interviews) and Coding were prioritized for our analysis, discussions and goals. When investigating the practices of research participants, it was found among Biology professors, predominantly traditional practices, which refer to the "banking model of education" and prioritize disciplinarity, in addition to indicating that they are unmotivated, discredited in the EJA model and in the potential of students, in addition to claiming to be without resources and materials. On the topic of parasitic diseases, educators recognize its importance, but rarely or never address this content in class. Students are aged between 18 and 62 years and claim to have confidence in teachers, school and education, however, about intestinal parasites, they expressed little affinity and generic knowledge, despite demonstrating that much of what they know was learned from their parents , grandparents and great-grandparents, mainly on the treatment of diseases, despite using preferentially allopathic remedies to natural ones, which may indicate a weakening of the transmission of traditional knowledge, in the context of urban life. The results of this investigation indicate that knowing and understanding the thematic universe of the student through TI is feasible and can provide essential training elements for teaching practice, by valuing the student's reality and knowledge, in search of a reflective and critical awareness, disseminating traditional knowledge. At the end of the work, a methodological proposal is presented based on the discussions and results of this dialogic investigation, built from two meetings between teachers, students and researcher.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Biologia - Estudo e ensino
Professores de Biologia
Materiais didáticos
Enteroparasitoses
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: EJA
Investigação Temática
Formação Docente
Ensino de Biologia
Doenças Parasitárias Negligenciadas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PEREIRA, Odon Brasil. As doenças parasitárias na Educação Popular: uma proposta metodológica na formação permanente de professores da Educação de Jovens e Adultos de Manaus. 2021. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8448
Issue Date: 30-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_OdonPereira_PPGECIM.pdfDissertação_OdonPereira_PPGECIM3.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons