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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Prática docente na Educação Ambiental nas escolas públicas de Humaitá - AM
???metadata.dc.creator???: Castelo Branco, Márcia Trigueiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Viviane Vidal da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barba, Clarides Henrich de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Andrade, Aldair Oliveira de
???metadata.dc.description.resumo???: A preocupação mundial com os efeitos advindos da questão ambiental gerou sucessivas conferências para discutir os problemas que afetam o planeta. Com isso, temos a Educação Ambiental sendo um meio pedagógico para trabalhar temas vinculados a questão ambiental, tendo a possibilidade de ser desenvolvida em múltiplos espaços, incluindo o ambiente escolar. Considerando que na atualidade essa ação é necessária em decorrência do agravamento que ocorre em todas as regiões do Brasil, especificamente na Região Amazônica, com o crescimento dos índices de queimadas, desmatamento, aumento das áreas para agricultura e pecuária, invasões de terras indígenas, entre outros, colocando em risco todos os ecossistemas que estão presentes na região, pois sofrem interferência de todos os aspectos ambientalmente degradantes. Desta forma, o objetivo geral desta dissertação foi identificar as práticas pedagógicas da educação ambiental em disciplinas regulares das séries finais do Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) nas escolas da zona urbana do município de Humaitá-AM. Participaram da mesma treze servidores de duas escolas estaduais, sendo dez professores, duas pedagogas e um gestor. A pesquisa é qualitativa, e utilizou os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental. O instrumento para a coleta de dados foi o questionário virtual semiestruturado por meio do google forms e para a leitura dos dados foi empregada análise de conteúdo. Os resultados obtidos demostram que os participantes docentes se desdobram para inserir atividades de educação ambiental na sua prática; apareceram situações em que as informações ainda estão fragmentadas até para eles, gerando algumas confusões de quem deveria realizar as atividades. Relataram que para desenvolver as atividades passam por várias dificuldades, como falta de interesse do discente e dos responsáveis para estimular o discente a participação. Verificou-se que ainda predomina a macrotendência conservacionista da Educação Ambiental. Assim, a fragmentação do tema no ambiente escolar prejudica uma compreensão mais crítica acerca da temática socioambiental. É importante conhecer as limitações que existem na realização de atividades no ambiente escolar, objetivando visualizar as possibilidades de mudança para uma educação ambiental crítica. Deve ser valorizado momentos de troca de experiências, estabelecer diálogos entre os vários atores que afetam e são afetados pelos danos ambientais, como por exemplo o destino dos resíduos sólidos que é tão trabalhado no ambiente escolar, mas é de difícil resolução. Na educação brasileira é preciso romper paradigmas e pensar o processo educacional como dever de todos. A educação não se faz somente com a figura do professor e do discente, como muitos evidenciam, por trás de uma escola existe um considerado número de servidores em outras funções que corroboram para o desenvolvimento do processo educacional, bem como a comunidade externa. É preciso chamar esses profissionais e indivíduos para atuarem em parceira com os professores na elaboração de projetos e estratégias para proporcionar uma educação ambiental crítica.
Abstract: The worldwide concern with the effects arising from the environmental issue has generated successive conferences to discuss the problems that affect the planet. With that, we have Environmental Education as a pedagogical means to work on themes related to the environmental issue, having the possibility of being developed in multiple spaces, including the school environment. Considering that this action is currently necessary as a result of the worsening that occurs in all regions of Brazil, specifically in the Amazon region, with the growth of fire rates, deforestation, increase in areas for agriculture and livestock, invasions of indigenous lands, among others, putting at risk all the ecosystems that are present in the region, as they suffer interference from all the environmentally degrading aspects. Thus, the general objective of this dissertation was to identify the pedagogical practices of environmental education in regular subjects in the final grades of Elementary School II (6th to 9th grade) in schools in the urban area of the municipality of Humaitá-AM. Thirteen civil servants from two state schools participated in the event, ten teachers, two pedagogues and one manager. The research is qualitative, and used the following procedures: bibliographical and documentary research. The instrument for data collection was the semi-structured virtual questionnaire through google forms and for data reading, content analysis was use. The results obtained demonstrate that the teaching participants are deployed to include environmental education activities in their practice; situations appeared in which the information is still fragmented even for them, generating some confusion about who should carry out the activities. They reported that to develop the activities, they face several difficulties, such as lack of interest from the students and those responsible to encourage the students to participate. It was found that the conservationist macro-trend of Environmental Education still predominates. Thus, the fragmentation of the theme in the school environment hinders a more critical understanding of the socio-environmental theme. It is important to know the limitations that exist in carrying out activities in the school environment, aiming to visualize the possibilities of change towards a critical environmental education. Moments for exchanging experiences should be valued, establishing dialogues between the various actors that affect and are affected by environmental damage, such as the destination of solid waste, which is so worked on in the school environment, but is difficult to resolve. In Brazilian education, it is necessary to break paradigms and think of the educational process as everyone's duty. Education is not only made with the figure of the teacher and the student, as many evidence, behind a school there is a considerable number of servers in other functions that contribute to the development of the educational process, as well as the external community. It is necessary to call these professionals and individuals to work in partnership with teachers in the development of projects and strategies to provide critical environmental education.
Keywords: Educação ambiental - Humaitá (AM)
Educação ambiental - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação Ambiental
Prática Pedagógica
Ambiente Escolar
Profissionais de Educação
Ensino
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: CASTELO BRANCO, Márcia Trigueiro. Prática docente na Educação Ambiental nas escolas públicas de Humaitá - AM. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8501
Issue Date: 1-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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