???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
Other Titles: Among the banzeiros from Rio Negro: Socio-cultural knowledge in context of riverside school physical education
???metadata.dc.creator???: Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos, Evandro de Morais
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Victor José Machado de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia, visando uma educação de qualidade e que ofereça condições dignas de estudos para o povo tradicional ribeirinho, abordamos a nossa problemática de investigação: Como se dá o processo de construção dos saberes socioculturais ribeirinhos nas aulas de Educação Física em escolas da região do Rio Negro - Manaus/AM? Com base na problemática central, este estudo tem como objetivo geral analisar os processos de construção de saberes socioculturais ribeirinhos em escolas localizadas na região do Rio Negro - Manaus/AM. O estudo fundamentou-se em autores que discutem a questão da Educação Ribeirinha na Amazônia, práticas socioculturais e Educação Física Escolar, além da base documental como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Escolar Municipal da Cidade de Manaus. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, onde a pesquisa de campo foi dividida em dois momentos para a busca da coleta de dados: observação participante nas aulas de Educação Física em uma escola Ribeirinha da Comunidade Agrovila – Rio Negro/Manaus, e na entrevista semiestruturada com nove sujeitos que são professores de Educação Física da zona ribeirinha do Rio Negro, Manaus/AM. Sendo assim, foi possível constatar que os saberes socioculturais estão presentes na realidade das aulas de Educação Física das escolas ribeirinhas pesquisadas de maneira direta e também indiretamente. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais de adequação curricular que de fato tenham enfoque nos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e que seja voltado de modo participativo e de valorização para esses saberes, onde a Educação Física Escolar atue de modo atrelado a esses saberes e os saberes produzidos neste componente curricular. Os resultados obtidos apontam a necessidade também de estrutura física e materiais pedagógicos adequados, além de formação continuada que envolva de fato a Educação Física escolar no meio ribeirinho e os saberes socioculturais locais. Assim poderemos avançar na luta por uma educação de qualidade na Amazônia atrelando ao conhecimento científico da Educação Física Escolar nesta região.
Abstract: This dissertation aims to bring a critical and investigative reflection on the traditional sociocultural knowledge of the riverside and its relationship with Physical Education classes in rural riverside schools. Faced with all the challenges that surround Rural Education and Riverside Education within the Amazon, aiming at a quality education that offers decent study conditions for the traditional riverside people, we address our research problem: How the process of construction of riparian sociocultural knowledge in Physical Education classes in schools in the Rio Negro region - Manaus/AM? Based on the central issue, this study aims to analyze the processes of construction of sociocultural knowledge in riverside schools located in the Rio Negro region - Manaus/AM. The study was based on authors discussing the issue of Riverside Education in the Amazon, sociocultural practices and School Physical Education, in addition to the documental basis such as the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB, Common National Curriculum Base - BNCC and Municipal School Curriculum of the City of Manaus. The methodology adopted in this study was of a qualitative nature, where the field research was divided into two stages to search for data collection: participant observation in Physical Education classes in a riverside school in the Agrovila Community – Rio Negro/Manaus, and in the semi-structured interview with nine subjects who are Physical Education teachers from the riverside area of Rio Negro, Manaus/AM. Thus, it was possible to verify that sociocultural knowledge is present in the reality of Physical Education classes in riverside schools surveyed directly and indirectly. Public educational policies of curriculum adequacy are necessary that in fact focus on the traditional sociocultural knowledge of the riverside and that is focused in a participatory and valuing way for this knowledge, where Physical Education in School acts in a way linked to this knowledge and the knowledge produced in this curricular component. The results obtained also point to the need for adequate physical structure and teaching materials, in addition to continuing education that actually involves school Physical Education in the riverside environment and local sociocultural knowledge. Thus, we will be able to advance in the fight for quality education in the Amazon, linking to the scientific knowledge of Physical Education in this region.
Keywords: Saberes tradicionais
Povos amazônicos
Educação Física - Ensino e estudo
Professores de educação física
Hinterlândia amazônica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação Física Escolar Ribeirinha
Práticas Socioculturais
Educação Ribeirinha na Amazônia
Saberes Socioculturais Ribeirinhos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SANTA BRIGIDA, Alexsander Luiz Braga. Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540
Issue Date: 22-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AlexsanderSantaBrigida_PPGSCA.pdfDissertação_AlexsanderSantaBrigida_PPGSCA4.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons