???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8542
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Laura Belém-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6198730969570738eng
dc.contributor.advisor1Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510eng
dc.contributor.referee1Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679eng
dc.contributor.referee2Costa, Candida Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474eng
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.citationPEREIRA, Laura Belém. Educação e saberes tradicionais quilombolas: um estudo sobre as práticas educativas na Escola Municipal Jaú Tambor - Novo Airão/AM. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8542-
dc.description.resumoO presente estudo emergiu da seguinte inquietação: a escola da comunidade do Tambor do município de Novo Airão, estado do Amazonas, vem incorporando os saberes quilombolas em suas práticas educativas como forma de fortalecimento identitário e cultural? Para responder a ela, traçou-se como objetivo central: verificar se os saberes tradicionais quilombolas vêm sendo incorporados nas práticas educacionais na escola da comunidade do Jaú Tambor, do município de Novo Airão – AM, como forma de fortalecimento identitário e cultural. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) averiguar o que apontam os estudos e os documentos sobre a educação escolar e os saberes tradicionais quilombolas; b) investigar o fazer pedagógico dos docentes e sua interface com os saberes tradicionais quilombolas na comunidade do Jaú Tambor; c) identificar se a educação desenvolvida na Escola Municipal Jaú Tambor tem possibilitado o fortalecimento identitário e cultural do povo quilombola da referida comunidade. A pesquisa encontra-se fundamentada nos escritos de Costa (2011), Araújo (2019); Farias Junior (2013); Ferreira (2020); Moura (1988), Silva, Florêncio e Pederiva (2019); Siqueira (2017); Ranciaro (2016); Rocha (2019); Almeida (2010), entre outros, bem como em documentos legais que tratam da temática abordada. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, ancorada no método etnográfico. O primeiro objetivo específico desta pesquisa foi alcançado por meio da pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se para isso o banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da CAPES. Assim, foi realizado um levantamento de pesquisas outrora realizadas, e artigos científicos de periódicos que tratavam de pesquisas desenvolvidas sobre os povos quilombolas, considerando sua identidade, história e os processos educacionais institucionalizados no contexto brasileiro e amazônico. O segundo e o terceiro objetivos específicos foram alcançados por meio da pesquisa etnográfica no quilombo do Tambor. Participaram do estudo 3 professores e 5 estudantes da escola Municipal Jaú Tambor. Os resultados da pesquisa apontam que os saberes tradicionais quilombolas são incorporados parcialmente nas práticas educativas da escola estudada. Concluímos que os saberes tradicionais quilombolas estão em uma relação étnica com os saberes indígenas no quilombo do Tambor e que ambos marcam a identidade deste povo. Portanto, os processos educativos devem considerar os saberes das duas etnias no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, visando ao fortalecimento dessas identidades socioculturais.eng
dc.description.abstractThe presente study emerged from the following concern: Has the school in the community of Tambor in the municipality of Novo Airão, state of Amazonas, been incorporating quilombola knowledge in the educational practices of that school as a way of strengthening identity and culture? To answer this question, the main objective was to verify if the traditional quilombola knowledge has been incorporated into educational practices in the community school of Jaú Tambor, in the municapality of Novo Airão – AM, as a way of strengthening identity and culture. To this, the following objectives were listed: a) To find out what the studies and documents on school education and traditional quilombola knowledge point out; b) Investigate the pedagogical practices of teachers and their interace with traditional quilombola knowledge in the Jáu Tambor community; c) Identify wether the education developed at the Jaú tambor Municipal School has enabled the identify and cultural strengthening of the quilombola people in that community. The research is based on the writings of Costa (2011), Araújo (2019); Farias Junior (2013); Ferreira (2020); Moura (1988), Silva, Florêncio and Pederiva (2019); Siqueira (2017); Ranciaro (2016); Rocha (2019); Almeida (2010); among others and legal documents that deal with the topic adressed. This is a qualitative research, anchored in the ethnographic method. The first specific of this research was achieved through bibliographic and documentar research, as it was found in books, in database of the Brazilian Digital Library of Theses and Disserations (BDTD) and CAPES, through a survey of theses research carried out in the past, as well as scientific articles from periodicals dealing with research carried out on quilombola peoples considering their identity, history and institutionalized educational processes in the Brazilian and Amazonian context. The second and third specific objectives were achieved through etnographic research in the Tambor quilombo. The study included 3 teachers and 5 students from the Jaú Tambor Municipal School. We conclude that traditional quilombola knowledge is in na ethnic relationship with indigenous knowledge in tthe Tambor quilombo and that both mark the identity of this people. Therefore, educational processes must consider the knowledge of both ethnic groups in the teaching-learning process to strengthen these sociocultural identities.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipSecretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC-AMeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/50652/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LauraBelem_PPGE.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/50677/Reprodu%c3%a7%c3%a3o%20N%c3%a3o%20Autorizada%20%281%29.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFortalecimento identitáriopor
dc.subjectNovo Airão (AM)por
dc.subjectConhecimentos tradicionaispor
dc.subjectProcessos educacionais institucionalizadospor
dc.subjectContexto amazônicopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASeng
dc.titleEducação e saberes tradicionais quilombolas: um estudo sobre as práticas educativas na Escola Municipal Jaú Tambor - Novo Airão/AMeng
dc.title.alternativeQuilombola education and traditional knowledge: a study about educational practices at the Jaú Tambor Municipal School -Novo Airão/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9637-6587eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5830-0255eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0015-3934eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2371-6605eng
dc.subject.userEducação quilombolapor
dc.subject.userSaberes tradicionais quilombolaspor
dc.subject.userPráticas educativaspor
dc.subject.userQuilombo do Tamborpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LauraBelem_PPGE.pdf6.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons