???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8544
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação Ambiental na Prática de Professoras do Ensino Fundamental I (Humaitá,Amazonas, Brasil)
???metadata.dc.creator???: Azevedo, Annanda Rayane Santos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Renato Abreu
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barba, Clarides Heinrich de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Uacane, Mário Silva
???metadata.dc.contributor.referee4???: Ketuk, Ana Maria França Freitas Kot
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objeto de estudo investigar o que foi desenvolvido sobre os objetos do conhecimento da EA nos documentos curriculares (diários de classe) e sua relação com a prática educativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas. Neste trabalho buscamos investigar o seguinte problema: Como vem se desenvolvendo as práticas docentes para a efetivação do ensino interdisciplinar da educação Ambiental no ensino fundamental I? Este problema nos remete a refletir sobre a profissão docente, onde o professor está em constate expectativa sobre sua prática dentro da comunidade escolar, onde o professor é cobrado, questionado, e na maioria das vezes não tem tempo para que possa dedicar-se às verdadeiras necessidades de ensino e aprendizagem de seus alunos. O objetivo desta investigação foi analisar as práticas docentes para o desenvolvimento da educação ambiental no Ensino Fundamental I, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Humaitá-Amazonas. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo e os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Deste modo, buscou-se um referencial teórico sobre as novas perspectivas da Educação Ambiental para uma educação crítica e reflexiva; o levantamento das discussões mundiais em torno da temática ambiental e sua legislação educacional brasileira; o estudo da formação do professor para atuar no ensino fundamental I; a prática docente dentro do contexto da EA. Nesta perspectiva, foram resgatadas a percepção, a formação profissional, a prática docente das professoras, no que direciona para as questões ambientais. Para tanto, participaram dessa pesquisa cinco (05) professoras que atuam no Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano da rede municipal de Humaitá no Estado do Amazonas. Neste processo, verificou-se através da análise dos diários de classe e as respostas ao questionário semiestruturado que as educadoras enfatizam o meio ambiente a uma visão naturalista, ou seja, é centrada na relação com a natureza, percebem o meio ambiente de forma natural, o local de onde se extraem os recursos e necessita ser preservado. Os resultados também evidenciaram o quanto as práticas docentes das professoras podem e estão relacionadas às suas percepções sobre a EA, onde apontam a descontinuidade e atividades fragmentadas. Destacamos, portanto, a importância desta investigação, sendo que o mesmo se propôs a abordar um eixo norteador de caráter crítico e reflexivo, considerando os aspectos sociais, históricos e políticos que a inserção da temática ambiental envolve, além de destacar o compromisso de refletir sobre as nossas concepções, ações e prática docente em sala de aula. Palavras-chave: Educação Ambiental, Prática Docente, Professora, Ensino Fundamental I, Cidadania ambiental.
Abstract: This research had as object of study to investigate what was developed about the objects of knowledge of EA in curriculum documents (class diaries) and its relationship with the educational practice, developed in the Postgraduate Program in Teaching of Sciences and Humanities, from the Institute of Education, Agriculture and Environment, from Federal University of Amazonas. In this work we sought to investigate the following problem: How have been developing teaching practices for the effectiveness of interdisciplinary teaching of Environmental Education in Elementary School I? This problem leads us to reflect on the teaching profession, where the teacher is in the expectation about their practice within the school community, where the teacher is charged, questioned, and most of the time they do not have time to devote to the real needs of teaching and learning of their students. The objective of this research was to analyze the teaching practices for the development of Environmental Education in Elementary School I, in a School at the town of Humaitá-Amazonas. This research had a qualitative nature and the data was analyzed through Content Analysis, proposed by Bardin (2016). Thus, we sought a theoretical reference on the new perspectives of Environmental Education for a critical and reflective education; the survey of global discussions around the environmental theme and its Brazilian educational legislation; the study of teacher training to work in Elementary School I; the teaching practice within the context of EA. In this perspective, the perception, professional training and teaching practice of teachers were rescued, in regarding to environmental issues. To this end, five (05) teachers working in Elementary School I, from the 1st to the 5th year of the municipal network of Humaitá in the State of Amazonas, participated in this research. In this process, it was verified through the analysis of the class diaries and the answers to the semi-structured questionnaire that educators emphasize a naturalistic view of the environment, in other words, it is centered on the relationship with nature, perceiving the environment in a natural way, the place from which resources are extracted and needs to be preserved. The results also showed how the teaching practices of teachers are related to their perceptions about EA, where they point to discontinuity and fragmented activities. We highlighted, therefore, the importance of this research, which proposed to address a guiding by critical and reflective character, considering the social, historical and political aspects, which the insertion of the environmental theme is involved, in addition to highlighting the commitment to reflect on our conceptions, actions and teaching practice in the classroom. Keywords: Environmental Education, Teaching Practice, Teacher, Elementary School I.
Keywords: Consciência ambiental
Professores - Formação
Prática educativa
Ensino e aprendizagem
Conservação da natureza
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação Ambiental
Prática Docente
Professora
Ensino Fundamental I
Cidadania Ambiental
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: AZEVEDO, Annanda Rayane Santos de. Educação Ambiental na Prática de Professoras do Ensino Fundamental I (Humaitá,Amazonas, Brasil). 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8544
Issue Date: 20-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnnandaAzevedo_PPGECH.pdfDissertação_AnnandaAzevedo_PPGECH1.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons