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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão para motocicletas
???metadata.dc.creator???: Silva, Luiz Adriano Simas da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Reis, Dércio Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Marcelo Albuquerque de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Maciel Neto, Thiago
???metadata.dc.description.resumo???: As motocicletas são responsáveis por uma grande parte dos acidentes de trânsito e cerca de 28% acabam sendo fatais. A fragilidade deste veículo junto com a direção perigosa, uso de celulares, drogas e outras corroboram para esta estatística. Outro dado importante são as indenizações pagas por tipo de veículo, que de acordo com a Seguradora Líder-DPVAT, foram de 77% do total de indenizações pagas no ano de 2019 e 79% no ano de 2020. Diante destas e demais estatísticas negativas, faz-se necessário a busca e o desenvolvimento de alternativas que venham somar esforços para minimizar solucionar este problema. A utilização da tecnologia e automação podem ajudar a diminuição dos índices negativos dessa problemática, visto que sua utilização pode melhorar a tomada de decisões no cenário real, evitando colisões e acidentes fatais. Neste contexto, este trabalho visa o desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão para motocicletas. Para o desenvolvimento do protótipo foram utilizadas as ferramentas de Design Thinking e Business Model Canvas. O protótipo foi testado em um ambiente controlado e apresentou bons resultados para futuras iterações no processo de desenvolvimento de produto.
Abstract: Motorcycles are responsible for a large part of traffic accidents and around 28% end up being fatal. The fragility of this vehicle along with the dangerous driving, use of cell phones, drugs and others corroborate this statistic. Another important fact is the indemnities paid by the type of vehicle, which, according to Seguradora Líder-DPVAT, were 77% of the total indemnities paid in 2019 and 79% in 2020. Given this fact, it's necessary the development alternatives that add efforts to minimize this problem. The use of technology and automation can help reduce the negative rates of this problem, as its use can improve decision-making in the real scenario, avoiding collisions and fatal accidents. In this context, this work aims at the development of a low-cost, active anti-collision safety prototype for motorcycles. For the development of the prototype it was used Design Thinking. The prototype was tested in a controlled environment and shown good results for future iterations in the product development process.
Keywords: Acidentes - Prevenção
Produtos novos
Engenharia de protótipos
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO
???metadata.dc.subject.user???: Produto
Design thinking
Esp32
Motocicleta
Acidente
Protótipo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: SILVA, Luiz Adriano Simas da. Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão para motocicletas, 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8630
Issue Date: 29-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

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