???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8643
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de Geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus
???metadata.dc.creator???: Silva, Rizonete Maria Ramos da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araújo, Nelcioney José de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Louzada, Camila de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fortes, Mircia Ribeiro
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo digital já está presente em todos os setores da sociedade, inclusive no setor educacional. Para esta área foram criados pelo governo federal, projetos e programas que têm por objetivo a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, porém muitas dessas medidas não podem ser colocadas em prática devido à falta de recursos que impedem que as escolas sejam equipadas com as tecnologias necessárias para que o processo de aprendizagem tenha mais êxito. Independente disso, também foram criados aplicativos e sites, especialmente, destinadas à área educacional e seus componentes curriculares, mas acessá-los dentro das escolas públicas é complicado, pois a falta de equipamentos tecnológicos, como computadores ou notebooks, impede que os principais beneficiários, no caso os alunos e os professores, tenham acesso a esses recursos pedagógicos de forma plena. O uso das tecnologias como recursos pedagógicos já é uma necessidade, pois proporciona novos caminhos para ensinar e aprender. O objetivo principal dessa pesquisa é sugerir o uso do celular como recurso pedagógico nas salas de aula, especialmente no ensino de geografia, ciência que estuda o espaço geográfico, que está em constantes mudanças. O celular é um dispositivo móvel, que possui inúmeras funções que podem ser acessadas em todos os lugares. Com o celular o aluno pode fazer pesquisas, assistir e produzir vídeos e filmes, conhecer novos lugares, acompanhar notícias em tempo real, enfim, são inúmeras as vantagens do celular para promover a aprendizagem dos alunos. Não tem como os professores de geografia fazerem um trabalho de forma eficiente somente com leitura e exercícios dos livros didáticos, e já que a grande maioria das escolas públicas de Manaus são carentes de recursos tecnológicos, o celular pode ser uma alternativa para promover aprendizagem e interação entre aluno, professor e escola. É fato que tecnologias não vão resolver os problemas de aprendizagem, mas podem facilitar tanto o trabalho dos professores, como dos alunos.
Abstract: The digital world is already present in all sectors of society, including the educational sector. For this area, projects and programs were created by the federal government, which aim to improve the quality of teaching in public schools, however many of these measures cannot be put into practice due to lack of resources that prevent schools from being equipped with the necessary technologies for the learning process to be more successful. Regardless of that, applications and websites were also created especially for the educational area and its curricular components, but accessing them in public schools is complicated, as the lack of technological equipment such as computers or notebooks prevents the main beneficiaries, in this case, students and teachers have full access to these pedagogical resources. The use of technologies as pedagogical resources is already a necessity as it provides new ways to teach and learn. The main objective of this research is to suggest the use of cell phones as a pedagogical resource in classrooms, especially in the teaching of geography, a science that studies geographic space, which is in constant change. Smartphones is mobile device that has numerous functions that can be accessed everywhere. With a smartphone, the student can research, watch, produce videos and movies, discover new places, follow news in real time, finally, there are countless advantages in cellphones that can promote student learning. There is no way for geography teachers to do a job efficiently only with reading and exercises from textbooks, and since the majority of public schools in Manaus are lacking in technological resources, smartphones can be an alternative to promote learning and interaction between student, teacher and school. It is a fact that technologies will not solve learning problems, but they can facilitate both the work of teachers and students.
Keywords: Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Geografia (Ensino médio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino
Geografia
Tecnologia
Celular
Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: SILVA, Rizonete Maria Ramos da. O uso do celular como recurso pedagógico nas aulas de geografia das escolas públicas de ensino médio de Manaus. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8643
Issue Date: 16-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RizoneteSilva_PPGEOG.pdfDissertação_RizonetePPGEOG1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.