???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8664
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Reconhecimento de placas veiculares em cenários complexos utilizando o método do subespaço
Other Titles: License plate recognition in background complex using the subespace method
???metadata.dc.creator???: Jesus, Anderson Sousa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva Júnior, Waldir Sabino da
First advisor-co: Santos, Eulanda Miranda dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cruz, Carlos Augusto de Moraes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araújo, Gabriel Matos
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta dissertação, é proposto um sistema completo para a realização do processo de detecção e reconhecimento de placa de licenciamento veicular em imagens onde o processo de aquisição foi realizado com a câmera e o veículo em movimento, e que possui variações na iluminação e na resolução, além de cenários complexos. Como etapas de pré-processamento foram utilizados a conversão para a escala de cinza e o detector de objetos YOLO para realizar a detecção do carro. A primeira etapa da metodologia proposta foi a criação de bases de imagens, na qual foi utilizado o detector de objetos YOLO para detecção da placa e seis tipos de degradação para aumento de dados: ruído gaussiano, ruído de Poisson, ruído laplaciano, mudança de escala, rotação e mudança de contraste. Em seguida a metodologia proposta consistiu na aplicação de duas técnicas para o reconhecimento de placas veiculares, na primeira técnica utiliza-se o método do subespaço mútuo, e no segundo método utiliza-se como baseline redes neurais convolucionais. Os resultados obtidos na abordagem utilizando o método do subespaço mútuo teve como melhor resultado a acurácia de 57% e tempo médio de predição de 0,33ms, enquanto que o resultado da abordagem baseada em redes neurais convolucionais obteve como melhor resultado a acurácia de 94% e tempo médio de predição de 200ms.
Abstract: In this dissertation, a complete system is proposed for carrying out the process of detection and recognition of vehicle license plate in images where the acquisition process was carried out with the camera and vehicle in motion, and which has variations in lighting and resolution, as well as complex scenarios. As pre-processing steps, conversion to gray scale and YOLO object detector were used to perform car detection. The first stage of the proposed methodology was the creation of image bases, in which the YOLO object detector was used to detect the license plate and six types of degradation for data augmentation: Gaussian noise, Poisson noise, laplacian noise, scale change, rotation and contrast change. Then the proposed methodology consisted of the application of two techniques for vehicle license plate recognition, in the first technique the mutual subspace method is used, and in the second method convolutional neural networks are used as baseline. The results obtained in the approach using the mutual subspace method had as the best result the accuracy of 57% and average prediction time of 0.33ms, while the result of the approach based on convolutional neural networks obtained as the best result the accuracy of 94% and average prediction time of 200ms.
Keywords: Imagens digitais - Detecção
Inteligência artificial
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELETRICA
???metadata.dc.subject.user???: Placas veiculares
Método do subespaço
Redes neurais convolucionais
Visão computacional
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: JESUS, Anderson Sousa de. Reconhecimento de placas veiculares em cenários complexos utilizando o método do subespaço. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8664
Issue Date: 7-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndersonJesus_PPGEE.pdf4.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.