???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Andrea Drumond Bonetti da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4864860532561008eng
dc.contributor.advisor1Bissoli, Michelle de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328eng
dc.contributor.referee1Silva, Camila Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110eng
dc.contributor.referee2Costa, Sinara Almeida da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985156340614183eng
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Andrea Drumond Bonetti da. A organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8707-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, que objetiva compreender como a formação continuada, ofertada para os professores/as de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus, tem focalizado a questão da organização curricular por campos de experiências. Tal estudo se justifica por serem os campos de experiências a forma de organização curricular preconizada pelos documentos norteadores da Educação Infantil no Brasil hoje (BRASIL, 2009; 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica. Esses procedimentos têm por objetivo compreender, a partir da análise dos documentos oficiais brasileiros sobre a Educação Infantil, o significado da organização curricular por campos de experiências; além de discutir as implicações pedagógicas de tal proposta de organização curricular; além de analisar as ementas das propostas de formação continuada oferecidas pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério para professores(as) de Educação Infantil, com o intuito de perceber como o conceito de campos de experiência é focalizado.eng
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of the Master´s research, inserted in the Educator Training and Praxis Research Line, facing the Amazonian challenges of the Post graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas, which aims to understand how continuing education, offered to teachers by the Municipal Education Department of Manaus, has focused on the issue of curriculum organization by fields of experience. This study is justified by the fact that the fields of experience are the form of curriculum organization advocated by the guiding documents of Childhood Education in Brazil nowadays (BRASIL, 2009; 2017). This is a qualitative research in which we adopted documentar and bibliographic research as methodological procedures. These procedures aim to understand, based on the analysis of official Brazilian documents on Childhood Education, the meaning of curriculum organization by fields of experience; in addition to discussing the pedagogical implications of such proposed curriculum organization; in addition to analyzing the menus of continuing education proposals offered by the Division of Professional Development of Teaching (DDPM) for Childhood Education teachers, in order to understand how the concept of fields of experience is focused.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/53439/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AndreaSilva_PPGE.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação infantil - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleA organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2570-4392eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9078-5590eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2348-9350eng
dc.subject.userCampos de experiênciaspor
dc.subject.userFormação de Professores de Educação Infantilpor
dc.subject.userImplicações Pedagógicaspor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndreaSilva_PPGE1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons