???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeireles, Evelym Chaves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050189712441812eng
dc.contributor.advisor1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552eng
dc.contributor.referee1Souza, Renato Henriques de-
dc.contributor.referee2Silva Filho, Wanderley Vitorino da-
dc.date.issued2022-01-20-
dc.identifier.citationMEIRELES, Evelym Chaves. O método histórico-lógico em sua estruturação didática para o ensino do conceito de força no ensino médio. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8711-
dc.description.resumoA formação de conceitos constitui um dos elementos principais do processo de construção do conhecimento científico. Na disciplina de Física, é indispensável para a compreensão dos conteúdos programáticos que conceitos científicos, como o de Força, sejam formados pelos estudantes. A formação de conceitos, constitui um processo cognitivo complexo que requer a utilização de habilidades intelectuais, como a análise, comparação, reflexão, lógica, etc. Neste sentido, considerando a importância da formação do conceito de Força para a disciplina de Física, elaborou-se este trabalho de dissertação que propõe a aplicação do método histórico-lógico como um procedimento didático capaz de contribuir com a formação do conceito de Força. A proposta didática desenvolvida fundamenta-se na abordagem cognitiva e ativa de Jean Piaget, e consiste na implementação de uma sequência de atividades didáticas que incluem o ordenamento e a análise cronológica de fatos históricos, caracterização histórica das etapas científicas, trabalho lúdico, etc., com vistas na formação do conceito de Força. A pesquisa, de tipo qualitativa, utiliza como estratégia de investigação a observação participante, e propõe como métodos de coleta de dados a entrevista focal, o questionário com escala Likert, o protocolo de observação e as produções realizadas pelos estudantes em sala de aula. Os dados coletados são sistematizados e analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Por fim, os resultados evidenciam que o método histórico-lógico, um método científico, pode ser estruturado de forma didática e contribuir significativamente com a formação de conceitos científicos e com o processo de aprendizagem de estudantes do nível médio.eng
dc.description.abstractThe formation of concepts is one of the main elements in the process of building scientific knowledge. In the discipline of Physics, it is essential that scientific concepts, such as Force, are formed by students to understand the syllabus of the discipline. The formation of concepts, however, is a complex cognitive process that requires the use of intellectual skills, such as analysis, comparison, reflection, logic, among others. In this sense, considering the importance of forming the concept of Force for the discipline of Physics, this dissertation work was elaborated, which proposes the application of the historical-logical method as a didactic procedure capable of contributing to the formation of the concept of Force. Didactic proposal developed is based on Jean Piaget's cognitive and active approach, and consists of the implementation of a sequence of didactic activities that include the ordering and chronological analysis of historical facts, historical characterization of scientific stages, playful work, etc., with seen in the formation of the concept of Strength. The research, of a qualitative type, uses participant observation as a research strategy, and proposes as data collection methods the focal interview, the Likert scale questionnaire, the observation protocol and the productions carried out by students in the classroom. The collected data are systematized and analyzed in the light of the Textual Discursive Analysis (ATD) by Moraes and Galiazzi. Finally, the results show that the historical-logical method, a scientific method, can be structured in a didactic way and significantly contribute to the formation of scientific concepts and to the learning process of high school students.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/53477/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20_EvelymMeireles_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleO método histórico-lógico em sua estruturação didática para o ensino do conceito de força no ensino médioeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-7030-358Xeng
dc.subject.userFormação de conceitospor
dc.subject.userMétodo histórico-lógicopor
dc.subject.userConceito de forçapor
dc.subject.userEnsino e aprendizagem de Ciênciaspor
dc.subject.userEnsino de Físicapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação _EvelymMeireles_PPGECIM.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons